ff

Blog do Sarico - (54) 8135 1778 - fabiocrestani11@gmail.com
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
Desabafo de um artista taperense

O texto abaixo me foi enviado em janeiro pelo mestrando em Literatura Vinicius Linné, de Tapera, um craque na arte das palavras. Disse a ele que é bom na escrita e que Tapera é pequena para sua genialidade. Pelo que escreveu neste texto e pelo seu conteúdo, merece ter seu trabalho publicado e valorizado. Seja aqui ou fora daqui.

Abraço ao Vini e votos de muito sucesso a ele.

O texto:


Aos artistas taperenses


Artista, na minha concepção, é aquele que bem ou mal faz arte, concordamos? Então prossigamos. Quanto menor a cidade, menores as oportunidades de viver da arte porque menor é a mentalidade da população. Concordamos até aqui também? Ótimo.

Por que isso agora? Porque visitando o site de um verdadeiro artista taperense, Marcos Matos (http://byboca.com.br/) deparei-me com esta tira
aqui. Ri um bocado, confesso. Mas depois pensei, como o de costume. De forma geral, não é outro o tratamento que recebe alguém que por aqui ousa simplesmente fazer algo de inútil: a arte.

Inútil em que sentido? (Guardem as pedras.) Inútil na concepção de arte pela arte. Inútil para as necessidades do corpo, vamos por assim dizer. Uma vez que a arte é tudo aquilo que supre a alma. E alma nem todos têm.

Tapera está cheia de artistas anônimos e de outros tantos não-reconhecidos. Isso falando em artes plásticas. Imagine então em artes Literárias. Sim, porque vez ou outra a prefeitura lembra de fazer exposições com pinturas e esculturas locais, favorecendo sempre as mesmas figurinhas batidas.

E a quem faz literatura por aqui, o que sobra? Se à arte palpável não é dado valor, que se dirá do que não pode nem ser tocado? Das palavras? Nós, artesãos dos verbos, sequer ganhamos exposições, porque o que vender não há. É incrível que mesmo os sites de poetas, contistas, cronistas e romancistas taperenses estão perdidos e não divulgados.

Apesar disso, blogs regionais que publicam mexericos e geram tantos outros são visitados em quantia, por leitores ávidos. Sabe o que é pior do que não ter talento? Ter e não ser reconhecido. Ter e ser obrigado a ficar no limbo.

Eu conheço uma meia dúzia de blogs que são geniais, todos escritos por taperenses. Nenhum dos autores publicou livros, no entanto. Então não são escritores? Mas eles escrevem mais do que certos que pagaram para publicar besteiras. E daí?

E daí que o meu mundo não gira e estou entalado com isso desde a última Feira do Livro, na qual houve homenagens para uma meia dúzia de escritores do tipo que rima amor com dor.

Qualquer um que já tivesse publicado um livro de receitas foi homenageado. Escritores de fora da cidade vieram palestrar aqui. E por que nenhuma palestrinha com os blogueiros locais? Sim, com esses escritores virtuais que tem tanto a dizer sobre a arte de criar palavras, a arte de fazer voar pela rede textos cada dia mais belos.

Isso cansa demais. Cansa você ver serem chamados de poetas pessoas sem qualquer talento, porque simplesmente são de Família Tradicional e podem se delegar ao luxo de brincar de escrever. Cansa você só ser admirado fora dessa casa velha. Cansa ver talentos que poderiam desabrochar murchando por falta de uma gota de água.

Cansa as pessoas darem mais importância aos seus televisores que aos seus quadros, como na charge do Boca.

Não quero que isso soe como dor de cotovelo, é mais um desabafo. E no fundo nem é por mim. Estou é cansado de ver tanta gente boa e com talento escondida no fundo do baú. E desculpem o mau jeito.

Avisos aos maus entendedores:
1º As frases riscadas são aquelas coisas que a gente pensa, mas nunca diz, créditos à diplomacia.
2º Não estou querendo criticar a administração de agora, quando falo em Prefeitura falo no geral. Até porque deve haver mais coisas para preocupar os administradores do que um bando de poetinhas. Esse descaso é coisa de tempo, coisa já tradicional em nossa “Cidade Cultura”


Vinicius Linné
www.anjomaldito.blogspot.com

Postado por Sarico as 19:04 e tem 3 comentarios
3 Comments:
Anonymous Anônimo disse...

Na sei pq vc não publicou meu comentário sobre Van Gogh.O mundo não se resume a burguesia de Tapera. Com a a internet qualquer um pode ter seu minuto de fama, com talento e ousadia comercial.Mas tem pessoas que nao tem as duas qualidades, infelizmente.

8 de setembro de 2010 14:27  
Anonymous Anônimo disse...

o que é arte?
alguém tem o monopólio da arte?
eu nao entendo pq alguem paga uma fortuna por um van gogh e outros morrem de fome (o próprio em sua época), enfim acho q tudo é relativo.

8 de setembro de 2010 18:10  
Anonymous Anônimo disse...

Complementando o comentário primeiro. Uma vez eu li uma entrevista de um dos principais artistas plásticos brasileiro e ele disse que não poderia vender pessoalmente suas obras, senão ele acabaria doando. Eu Acho que ter talento para negócios é mais importante que talento artístico ou qualquer que seja. Eu não ganho dinheiro porque não tenho talento para negócios e me falta um pouco de picaretagem. Abraço Sassá.

9 de setembro de 2010 17:30  

Postar um comentário

Voltar ao blog



Posts mais recentes Posts mais antigos

 
Google
 

?timos Posts

América goleado em Bento
De “casa” nova
Tarso amplia vantagem segundo Ibope
Dilma chega a 50% e Serra cai para 28%, aponta Dat...
Casa nova
Blog do Sarico
Sicredi Rota das Terras entregou caminhonete de pr...
Cultura, Livros e Pátria em Tapera
Velocidade com os dias contatos na Avenida Dionísi...
Confusão no voto para senador

Arquivos

Agosto 2010 Setembro 2010 Outubro 2010 Novembro 2010 Dezembro 2010 Janeiro 2011 Fevereiro 2011 Março 2011 Abril 2011 Maio 2011 Junho 2011 Julho 2011 Agosto 2011 Setembro 2011 Outubro 2011 Novembro 2011 Dezembro 2011 Janeiro 2012 Fevereiro 2012 Março 2012 Abril 2012

 

 

 

WM INTERNET