ff

Blog do Sarico - (54) 8135 1778 - fabiocrestani11@gmail.com
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
As vozes das urnas

A eleição 2010 mostrou que o brasileiro, ao contrário do que se pensava, está atento ao que acontece no País. Prova disso foi sua manifestação nas urnas, de norte a sul, em volume considerável: votos brancos e nulos, abstenções, protestos e renovação (legislativos estaduais e federal). Não parece, mas o povo aprendeu a se manifestar na hora do voto e está ciente do poder que tem nas mãos. O brasileiro aprendeu a se valorizar porque ele é o senhor do seu destino. Enfim, entendeu que é ele o agente transformador.

No Rio Grande do Sul a renovação na Assembléia Legislativa foi em torno de 40%. Isso é bom porque leva para aquela casa novas cabeças e novas idéias e uma visão bem mais ampla do que apenas trabalhar para garantir salários e reeleição. Leva para lá a vontade de fazer e fazer diferente e isso por si só é um grande avanço. Enfim, foi muito bom, mas essa renovação bem que poderia ter sido maior. E quem garante que nesta nova safra de políticos que se elegeu não esteja nosso futuro governador ou governadora ou até mesmo um presidente da República? E quem duvida? Afinal, estamos no Rio Grande o Sul e aqui a surpresa volta e meia mostra sua face gozadora para desespero de conservadores e radicais.

Voto em branco e nulo e abstenção são maneiras de o povo se manifestar contra o que acontece no País e que não deve ser condenado por isso. Sua decisão deve, sim, ser analisada para se entender e compreender o que está acontecendo no Brasil e o que precisa mudar, porque o processo todo passa pelo povo. Enquanto isso não acontecer essas manifestações continuarão ocorrendo eleição após eleição. Também acontecerão votos de protesto como os 1,3 milhão que fizeram do palhaço Tiririca deputado federal pelo Estado de São Paulo levando consigo outros três ilustres desconhecidos.

O fato de o Brasil eleger Tiririca não é nenhuma surpresa porque ele já elegeu, num passado não muito distante um rinoceronte (Kakareko), um macaco (Tião) e um índio (Juruna) e também um médico desconhecido (Enéas) que acabou sendo um fenômeno com mais de 2 milhões de votos. Tudo isso são manifestações, vozes das urnas, que precisam ser ouvidas e entendidas, pois para cada voto dado trás consigo uma explicação e não é preciso ser um gênio para entender. O contexto explica.

E será que não estaria na hora de o Brasil alterar seu sistema eleitoral, que deixa gente capacitada e preparada sem mandato em razão do chamado coeficiente eleitoral? Enquanto isso não acontecer continuaremos vendo, a cada eleição, um Tiririca surgindo para surpreender o Brasil e o mundo. A deputada federal Luciana Genro (PSol), com 129 mil votos, devido ao CE ficou de fora da Câmara Federal e o Rio Grande do Sul perdeu uma grande liderança. Os jornais internacionais elogiaram muito o sistema eleitoral brasileiro e a agilidade na apuração. Também elogiou a democracia verde-amarela e não esqueceu de Tiririca. Em síntese, o mundo nos aplaudiu e riu ao mesmo tempo. Faz parte do processo.

Enfim, se os políticos brasileiros, os bem e os mal intencionados, não criarem consciência de que eles estão sendo mais problema do que solução ao País, essa onda de protestos nas urnas continuará a cada eleição. E poderá chegar o dia em que a maioria da Câmara Federal será composta por representantes de segmentos variados da sociedade, ficando os políticos profissionais minoria na casa, sem força e sem poder. Já imaginou isso acontecendo no Brasil? Todo protesto começa solitário e depois vai aumentando, aumentando... No começo ninguém repara, ninguém valoriza, mas com o passar do tempo a coisa cresce tanto que fica impossível de controlar. Então, não devemos nos impressionar com o que vimos nas urnas neste ano novamente. Acho que algo maior está vindo ai e para nos surpreender ainda mais. E que não se esqueça de que a informação está em todos os lugares, em qualquer momento, e que, pelo menos uma pessoa em cada casa deste País está atenta ao que acontece no Brasil e o que não deveria acontecer. Virão muitos outros protestos ainda e isso irá até o dia em que a política, tão necessária à democracia e à liberdade, seja levada a sério por pessoas sérias. E a minha torcida é que estes protestos todos venham apenas na forma de humor.

O Brasil mudou e mudará ainda mais em diversos setores, porque sabe que precisará mudar para seguir em frente e chegar aonde queremos. Mas enquanto isso os protestos, os votos brancos e nulos e as abstenções nas urnas continuarão mostrando sua cara cada vez mais frequente. Talvez até o dia em que conseguirmos separar o bom do ruim, o responsável do irresponsável, o honesto do desonesto... talvez neste dia tenhamos chegado onde queremos. Mas, vai ainda mais um tempo...

Gostaria de falar sobre os resultados da eleição, mas ai o texto ficaria muito longo e o Gustavo (Brenner, o editor) puxaria a tesoura da gaveta. Então, fica para outra ocasião. Assim, parabéns aos eleitos e aos vencedores do pleito, mas principalmente, parabéns a quem foi às urnas para votar e manifestar seu pensamento dentro daquilo que considera o melhor para si, para seu Estado e para seu País. Dizem que a voz do povo é a voz de Deus e que ela vibra por quatro anos sem certeza de acerto. Mas, é o povo quem manda e ele sabe o que é melhor para si, pois ninguém é tão idiota de querer o seu próprio mal.


Postado por Sarico as 16:39 e tem 2 comentarios
2 Comments:
Anonymous Anônimo disse...

Recomendo ver Tropa de Elite 2. Mais do que um filme da ação, é um tapa na cara dos políticos desonestos. Acho que o povo pouco a pouco está aprendendo a votar. Não vou me manifestar em quem votar no segundo turno, só espero que os eleitores analisem o passado dos canditatos. Boa eleição e bom futuro para nós.

10 de outubro de 2010 17:56  
Anonymous Anônimo disse...

Desculpe, mas estou com o Gustavo, texto muito comprido.

11 de outubro de 2010 10:08  

Postar um comentário

Voltar ao blog



Posts mais recentes Posts mais antigos

 
Google
 

?timos Posts

Imposto de Renda
FRASE DO DIA
Doutores na eleição
O GreNal é para quem?
Lixo
A foto previa
Pulverização dos votos
Inauguração da Rádio Princesa
Emergência em Tapera
Mais Clarissa Mombelli

Arquivos

Agosto 2010 Setembro 2010 Outubro 2010 Novembro 2010 Dezembro 2010 Janeiro 2011 Fevereiro 2011 Março 2011 Abril 2011 Maio 2011 Junho 2011 Julho 2011 Agosto 2011 Setembro 2011 Outubro 2011 Novembro 2011 Dezembro 2011 Janeiro 2012 Fevereiro 2012 Março 2012 Abril 2012

 

 

 

WM INTERNET