ff

Blog do Sarico - (54) 8135 1778 - fabiocrestani11@gmail.com
segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
Vocação de Tapera

Seguido ouço que a “vocação” de Tapera é a agricultura. Será que é mesmo?

Tapera deu grandes passos nas áreas de curtume, mecânica e educação, além de agricultura, claro. Mas, o que trouxemos nestes mais de 55 anos de história, como município?

Tapera nasceu “lidando” com couros, mas só preparando-o para ser industrializado fora daqui. Por que não se pensou, nestes 88 anos de curtume, em produzir artigos de couro aqui? A lista de itens é enorme.

Na educação, nos anos 80, a região vinha em peso para cá para estudar no Normal, da Escola Imaculada. Muitos ônibus e Kombis traziam muita gente para cá. Por que não se pensou em explorar este precioso filão que é a educação? Se tivéssemos tido uma visão naquela época, qual seria o tamanho de nossa universidade, hoje?

No tocante a oficinas mecânicas, muito antes das empresas de implementos agrícolas da região estar produzindo equipamentos para o Brasil e as Américas, Tapera já produzia os seus, em três empresas, isso quando a soja chegava ao Estado, nos anos 60 e 70. Por que não se continuou este trabalho? O que Tapera teria hoje em termos de parque fabril?

E na agricultura, produzimos de tudo aqui, mas tudo vai embora. Por que não se industrializa parte da nossa produção aqui?

Tapera carece de empreendedorismo. Seu povo não acredita no seu município e no seu potencial, assim como não acredita em si. Será que não estaria na hora de “semearmos” o empreendedorismo na cabeça de nossa gente? Quando é que vamos acordar, de verdade?

Postado por Sarico as 11:12 e tem 19 comentarios
19 Comments:
Anonymous Anônimo disse...

Por falar em Curtume o fedor durante as madrugadas continua. Nunca vi tanta falta de respeito dessa empresa com nós moradores de Tapera. É de dar nojo. Essa madrugada foi simplesmente horrível. Esse filme vai terminar quando???????? Lembramos ao Senhor Prefeito no qual votamos e consideramos um grande administrador que está perdendo votos e credibilidade com toda essa poluição noturna. Prefeito Irineu traga para Tapera uma outra empresa que não polua e que gere empregos e salários dignos, que seus impostos fiquem aqui na cidade, uma empresa que possamos sair de Tapera e nos orgulhar em dizer essa empresa é da nossa cidade, porque essa que está aí tem que mudar de assunto quanto perguntam por que logo somos alvos de piada, lembram da História do ônibus da Ouro e Prata que passa por aqui de madrugada? É impossível não saber que se está em Tapera durante a noite, pois a cidade simplesmente fica podre. Digo isso com tristeza porque amo e adoro essa cidade!!!

27 de dezembro de 2010 11:55  
Anonymous Anônimo disse...

Pois ta na hora de voçe fazer alguma coisa, ao invés de falar mal, porque voçe não inventa, e investe se não sózinho, ou com amigos em algun negocio diferente. A pm, não vai investir em novos negócios, apenas vai dar apoio, alias ja vem dando a tempo, pela atual administração. A poucos dias foram duas empresas, pelo que sei tem mais uma para ser aprovado na camara, e pelo conselho de desenvolvimento, ja passaram mais tres, se todas passarem ja serão seis novos emprendimentos. Nunca em momento algum alguma administração se preocupou tanto com novos emprendimentos. Alias é bom lembrar, o nosso atual Prefeito, foi o que criou a área insdustrial um e também a dois, teve que voltar para ocupá-las, e é o que esta fazendo com muita sabedoria..

27 de dezembro de 2010 16:16  
Anonymous Anônimo disse...

E quem é que está falando mal? O Sarico fez uma observação fantástica sobre a história de Tapera. Está ai algo que nunca havia passado pela minha cabeça. Agora, passa por ela muitas histórias da história de nosso município, e sei perfeitamente onde foi que tomamos o caminho contrário nas várias épocas de Tapera. E até lembrei dos responsáveis pelo seu “apagão”.

Sarico, prometo que vou dar uma pensada, me acudir com dois velhos amigos, e vou te mandar alguma coisa a respeito.

Parabéns, rapaz, pela brilhante observação.

27 de dezembro de 2010 17:07  
Anonymous Anônimo disse...

Será que o cara da Fepam que ficou +10 dias observando a poluição do curtume em Tapera chegou a ver, ou tomou conhecimento do aterro de residuos que curtume faz naquele mato perto do horto florestal, tal aterro é com os mesmos residuos onde ocorreu um incêndio na famigerada UTRESA em Estância Velha, lá deu até cadeia e a multa vai ser pesada, pq. em Tapera é diferente,pelo jeito vai acabar em pizza o crime ambiental cometido pelo não menos famigerado curtume de Tapera.tá na hora do povo começar a se manifestar, ou nenhuma "otoridade" tem filho, ou pensa no futuro.

27 de dezembro de 2010 19:06  
Anonymous Anônimo disse...

A vocação de Tapera é minguar até sumir do mapa.

27 de dezembro de 2010 19:09  
Anonymous Anônimo disse...

Qual é a história do Ouro e Prata que passa em Tapera de madrugada? Tô por fora... Os passageiros reclamam do mau cheiro, é isso?

27 de dezembro de 2010 19:11  
Anonymous Anônimo disse...

Não se preocupem, o das 16:16 é o "puxa-saco" que está sempre de plantão e não perde oportunidade de envergonhar o nosso prefeito com ataques a todos os que escrevem alguma coisa que não seja para enaltecer a atual administração.

Não demora vai estar escrevendo "Nunca antes na história deste município...". Ai nosso amigo Irineu vai ter que aguentar a gozação da turma. Menos, "puxa-saco", menos!

Pelo que entendi do texto original o Sarico ele não atacou nem ao prefeito nem a administração e sim deu uma chamada aos taperenses para que reflitam sobre o futuro de nossa cidade.

Parabéns ao Sarico pelo post.

27 de dezembro de 2010 20:44  
Anonymous Anônimo disse...

Deu na ZH: Tarso pedirá empréstimo de R$ 2 bilhões ao Banco Mundial e ao BNDES.
Já começa endividando o estado. Todo o trabalho de 4 anos da Yeda vai ser posto fora. Depois choram.

27 de dezembro de 2010 21:29  
Anonymous Anônimo disse...

Tapera ao longo de sua existência – 55 anos como município e mais de 90 como Vila – perdeu seu rumo várias vezes. Nós deixamos o trem da história passar várias vezes pela nossa “estação”. E tudo aconteceu por nossa culpa. Tomara que esta geração que está vindo ai pense diferente, muito mais do que no seu próprio umbigo.

Quando você fala em empreendedorismo eu vibro porque é justamente isso que Tapera precisa. Eu não servi para empreendedor e segui o meu rumo em outra atividade, mas jamais esqueci de Tapera e da sua gente. Muito bem lembrado quando dizes que o empreendedorismo precisa ser “semeado” na cabeça de nossa gente.

Tapera tem solução, sim, mas passará por todos nós, cada qual fazendo a sua parte (ofício).

Abraço Fábio David Crestani.

P.S.1 – Abre teu e-mail.
P.S.2 – Não quis mais saber de rádio?

27 de dezembro de 2010 23:50  
Anonymous Anônimo disse...

A vocação de Tapera é minguar até sumir do mapa.

27 de dezembro de 2010 19:09

Mas quando foi que Tapera apareceu no mapa????

28 de dezembro de 2010 09:20  
Anonymous Anônimo disse...

O cara das 16:16 deve ser aquele que se diz jornalista e não tem diploma e tá agarrado na teta da pm,é so ver o que ele escreve no site da pm e no blg.é muito puxassaquismo, tô começanco a pega nojo do "profissional" sem canudo.

28 de dezembro de 2010 11:16  
Anonymous Anônimo disse...

Quanto a poluição de Tapera já é de 80 anos e ninguem teve coragem de tomar atitude , porque o dinheiro sempre fala mais alto!! O curtume tem solução , coloca-lo em um lugar apropriado , distante da cidade , lonje de rios,e fiscalizar toda essa podridão que ele espele em nossa agua e pulmoes! cadê o promotor da cidade ,cadê o prefeito, vamos lá se manifestar publicamente ,nossos governantes ficão acuados quando se fala em curtume, mas a população , vale alguma coisa para vocês ou só os poucos impostos que ficão aqui vale!!! vamos lá povo de Tapera , vamos fazer manifestaçoes em frente ao curtume , exigir qualidade de vida ( agua/ar )!! Fala alguma coisa Sr prefeito na radio ou jornal sai de traz da mesa !!
e voltando ao crescimento do municipio , parabêns pela matéria Sarico , levantou um grande debate!!

28 de dezembro de 2010 12:47  
Anonymous Anônimo disse...

Tapera sempre será tapera nunca será grande.

29 de dezembro de 2010 08:02  
Anonymous Anônimo disse...

TAPERA: VELHO RANCHO ABANDONADO, SERVINDO APENAS DE PASSAGEM..... E A ISTORIA CONTINUA ATE HOJE.

29 de dezembro de 2010 20:01  
Anonymous Anônimo disse...

Espumoso que é bem aqui pertinho já começa a aparecer no céu(se é que me entendem), dá um ar de progresso, quatro ou cinco prédios. Tapera que continue sefú. Normal.

29 de dezembro de 2010 23:57  
Anonymous Anônimo disse...

Tapera, cidade dormitório. Tem vocação para hotel.

30 de dezembro de 2010 07:52  
Anonymous Anônimo disse...

Estes tres ultimos comentaristas não merecem morar em Tapera, se é que são daqui. Vão se catar, seus recalcados...

30 de dezembro de 2010 09:16  
Anonymous Anônimo disse...

Quem reside na nossa amada Tapera é um guerreiro, um herói.

E porque recalcado? As oportunidades que recebi não me seriam dadas ai.

30 de dezembro de 2010 10:04  
Anonymous Anônimo disse...

Pra o das 10.04, se não terias recebido aqui, as oportunidades que recebestes fora de Tapera, então fique na tua, e não falando mal da tua terra natal.

31 de dezembro de 2010 11:31  

Postar um comentário

Voltar ao blog



Posts mais recentes Posts mais antigos

 
Google
 

?timos Posts

Emprego e renda
Imprudência no trânsito
Clair Kuhn
PENSAMENTO DO DIA
Qual é o total verdadeiro?
O dinheiro
Amigos na posse
Tem dinheiro para projetos
ONGs
Voto

Arquivos

Agosto 2010 Setembro 2010 Outubro 2010 Novembro 2010 Dezembro 2010 Janeiro 2011 Fevereiro 2011 Março 2011 Abril 2011 Maio 2011 Junho 2011 Julho 2011 Agosto 2011 Setembro 2011 Outubro 2011 Novembro 2011 Dezembro 2011 Janeiro 2012 Fevereiro 2012 Março 2012 Abril 2012

 

 

 

WM INTERNET