ff

Blog do Sarico - (54) 8135 1778 - fabiocrestani11@gmail.com
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
Morreu Amândio Alcântara

Morreu nesta manhã (21) o ex-presidente da Cotrisoja e ex-professor Amândio Alcântara, aos 83 anos. Seu corpo foi velado, por algumas horas em Tapera, cidade que viveu por muitos anos e onde casou, com Odila Irene, e onde teve seus quatro filhos: Neri, Nelcir, Neomir e Euclésio. Na metade da manhã ele foi levado para Capão do Cipó, onde será sepultado.

Conheci o Amândio Alcântara na Escola Dionísio Lothário Chassot, depois de vir do Grupo Escolar Barão de Caçapava, onde ele lecionava matemática e contabilidade. Fui ser seu aluno no Dionísio. Ele era uma grande pessoa e sua marca era o sorriso largo e o bom humor.

O que guardo do Amândio foi em um exame de Matemática, à noite. Eu sentava no fundo da sala e, não sei por que cargas d’água, ele separou a turma do fundão e me colocou no pior lugar da sala de aula: o meio. Eu estava a perigo em matemática, quase na linha de fundo e para piorar, matemática nunca foi meu forte. Pois havia preparado uma boa colinha, com as fórmulas e tudo mais, e me fui para a aula, para o tudo ou nada. A sala é a mesma que fica sobre a Sala dos Professores, na entrada nova para a direção e a secretaria. O Amândio não caminhava em sala, especialmente durante as provas. Ele sentava em sua mesa e ficava lendo o jornal, o Correio do Povo ou a Folha da Manhã, não lembro bem, porém, um dos olhos ficava grudado nele e o outro “caminhava” pela sala. Em dado momento puxei a cola para conferir uma questão. Sentado em cima dela, puxei-a para o lado e comecei a conferir. Antes olhei para o professor para ver se ele estava no seu lugar, lendo o jornal. Como ele estava lá baixei a cabeça e fui com tudo para cima do pequeno papel e adivinha quem aparece do meu lado, como um raio? Ele, Amândio Alcântara. Não fez nada, nem falou nada, apenas se abaixou e falou no meu ouvido, quase que sussurrando: “Tua cola está aparecendo embaixo da perna. Guarda ela, Fábio”. E saiu. Ele não me tirou a prova, nem descontou pontos dela. O certo é que eu passei. E não vi mais ele, porque era dezembro e logo em seguida vinham as férias. No outro ano eu me transferi para o Colégio Imaculada e ai perdi o contato com ele, mas sabia dele quando transmitia jogos, pela então Rádio Gazeta, do Estadual de Amadores ou do Municipal de Campo de Selbach, quando encontrava seu filho, o Chico, que jogava. Nunca consegui agradecê-lo pela “mão” que me deu naquela prova de matemática.

Em 1983, eu e o Leo Utteich, então gerente da Gazeta, fomos até a Cotrisoja, e lá, na sala da presidência, o Leo me deu o gravador para fazer uma matéria com o presidente Amândio, que estava para sair porque em alguns dias aconteceria nova eleição. Era uma espécie de um faz de conta. Eu era operador da rádio e nunca tinha pegado em um gravador – fita cassete. Pois, peguei-o e falei com ele, mas a gravação nunca foi para o ar. O Leo disse que ficou ruim, mas eu e o Amândio achamos que ficou boa. Foi minha primeira “entrevista” no rádio. E menos de um ano eu estava no jornalismo e no esporte da emissora.

Amândio Alcântara nasceu em Olhos D'Água, distrito de Santo Ângelo (RS), em 28 de junho de 1927. Era filho de José e Marília de Alcântara. Foi presidente da Cotrisoja de 1972 a 1983 e entre suas realizações estão as construções do novo escritório, do supermercado e do refeitório.





Postado por Sarico as 10:39 e tem 3 comentarios
3 Comments:
Anonymous Anônimo disse...

Que foto é essa?

21 de janeiro de 2011 19:27  
Blogger Sarico disse...

Deve ser de alguma homenagem que Amândio recebeu. A foto mostra ele nos últimos anos.

21 de janeiro de 2011 19:36  
Anonymous Anônimo disse...

A foto ilustrada é de uma homenagem realizada pela Cotrisoja ao Amândio, pelos 10 anos que esteve na presidência da cooperativa. Eu pude estar presente neste dia ( a direita da foto) acompanhei meu avô neste dia, do qual ficou muito horado pelo carinho recebido. Ele foi um grande homem, e ensinou muitas coisas aos que o rodeavam...obrigada pelo carinho de todos!
Misiara

24 de janeiro de 2011 20:42  

Postar um comentário

Voltar ao blog



Posts mais recentes Posts mais antigos

 
Google
 

?timos Posts

Futsal 2011
INTER
Pai bandido
Meteorologia
Tarso, o ministro
Déficit zero
Gauchão 2011
Ronaldinho, a estrela
Venda de calmantes dispara no governo Lula
Traíra na vila

Arquivos

Agosto 2010 Setembro 2010 Outubro 2010 Novembro 2010 Dezembro 2010 Janeiro 2011 Fevereiro 2011 Março 2011 Abril 2011 Maio 2011 Junho 2011 Julho 2011 Agosto 2011 Setembro 2011 Outubro 2011 Novembro 2011 Dezembro 2011 Janeiro 2012 Fevereiro 2012 Março 2012 Abril 2012

 

 

 

WM INTERNET