ff

Blog do Sarico - (54) 8135 1778 - fabiocrestani11@gmail.com
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
Mais Curtume

No dia 08 de fevereiro postei aqui notícia sobre um grupo de taperenses, moradores próximos ao Curtume Tapera, prejudicados pelo mau cheiro e a fumaça provocados pela empresa, que estava criando um abaixo assinado para ser enviado ao Ministério Público local pedindo providências para o caso. A informação me foi passada por uma de minhas fontes. Em momento algum emiti opinião sobre o fato, apenas publiquei a notícia. As opiniões e os comentários são dos leitores do Blog. Pois, algumas pessoas, certamente analfabetos funcionais, que lêem uma coisa e entendem outra, ou mal intencionados, estão achando que a opiniões são minhas. NÃO SÃO! E por isso estão enchendo minha caixa postal com palavrões de todos os tipos e tamanhos. Não é fácil, mas este é um dos grandes espinhos que nós jornalistas (profissionais e diplomados) temos em nosso caminho, todos os dias.

Mas, é preciso deixar uma coisa bem clara. Eu não sou contra o Curtume Tapera porque não sou louco de querer o mal da empresa, de seus funcionários e de seus familiares e de Tapera. Estou ciente sobre a importância sócio-econômica do Curtume para o município.

REPITO. As opiniões e comentários são dos leitores do Blog, assim como as defesas em favor da empresa.

A única coisa que posso dizer neste caso é que estou torcendo para que se encontre uma saída para que a empresa possa trabalhar tranqüilamente e os moradores viver em paz, de dia e de noite, nas suas casas ou apartamentos.

Acho que está explicado, né? Aliás, os analfabetos funcionais deveriam voltar à Escola para pegar à aula de Português que faltaram em que a professora ensinava sobre interpretação de textos.

Postado por Sarico as 21:19 e tem 100 comentarios
100 Comments:
Anonymous Anônimo disse...

Sarico, parabéns pelo teu trabalho. A tua escrita é clara, o teu português é bom, tu não “enrola” e quando começa um assunto o termina, deixando seu leitor “clareado”, porque a pior coisa que existe é ler um artigo que a gente não entende ou que o autor quis dizer. Minha esposa te lê diariamente e nossas filhas também. Um grande a fraterno abraço.

P.S.: Abre o teu e-mail, faz favor. Obrigado.

12 de fevereiro de 2011 00:24  
Anonymous Anônimo disse...

TAPERA LIVRE - Já pensou se essa frase fosse em relação ao famigerado curtume.Não menosprezem a força da internet, se conseguiu derrubar um ditador de mais de duas décadas.Fica aí o meu pensamento em relação ao curtume, "nunca antes nesse país", digo, município se falou tanto no famigerado curtume poluidor.Parabéns Sarico tu é f......................... tô começando a gostar do assunto.

12 de fevereiro de 2011 08:36  
Anonymous Anônimo disse...

Sarico, parabéns pela maneira como você está conduzindo a questão (delicada) do Curtume Tapera.
Você está cumprindo muito bem o seu papel que é o de nos manter informados.
As conclusões devem ficar com seus leitores.
Parabéns e continue assim.

12 de fevereiro de 2011 09:02  
Blogger Sarico disse...

Grande Evandro, meu leitor favorito. Obrigado pelas palavras. Um grande abraço a você.

12 de fevereiro de 2011 10:05  
Anonymous Anônimo disse...

Saricão, a tua matéria sobre o Curtume saiu no jornal da cidade, e na capa. Parabéns, largando na frente de novo, hem? Abraço.

12 de fevereiro de 2011 10:12  
Anonymous Anônimo disse...

Parabéns Sarico, pela reportagem tá mais que na hora de ser tomada uma providência sobre o assunto.

12 de fevereiro de 2011 10:19  
Anonymous Anônimo disse...

Sarico providencie uma nova reportagem sobre o assunto mas venha com fatos concretos pois não podemos confrontar a população. O que os orgaõs públicos como FEPAM, PATRAN acham do assunto pergunte a eles.Pergunte as autoridades o que está sendo feito a respeito.

12 de fevereiro de 2011 10:24  
Anonymous Anônimo disse...

Pelo que ando sabendo a FEPPAN está fiscalizando o Curtume.Diante disso, os incomodados que se retirem. É bem simples. E o que dizer de pessoas que estão construindo ao lado do curtume, mais precisamente na esquina da Rua Azul com a Cel Gervásio. A situação é insuportável mesmo, ou é uma meia dúzia que está reclamando.

12 de fevereiro de 2011 10:47  
Anonymous Anônimo disse...

ALGUÉM AÍ SABE INFORMAR POR QUE O LEONARDO NÃO COMENTA NADA SOBRE ESSE ASSUNTO?

12 de fevereiro de 2011 11:01  
Anonymous Anônimo disse...

Concordo com o comentário das 10h24. Sarico vai atrás, instigue faça já que se meteu no assunto, se vira nos 30.

12 de fevereiro de 2011 11:07  
Anonymous Anônimo disse...

Será que alguem pode me dizer o que o Prefeito e demais lideres da no cidade estão fazendo para solucionar o problema do curtume??? Ou ele só quer mais saber de plantar soja na Bahia??

12 de fevereiro de 2011 11:46  
Anonymous Anônimo disse...

O Ministério Público e o Curtme não tinham assinado um Termo de Ajustamento de Conduta ?

Por que esse termo não é respeitado e cada vez que o Curtume solta seus odores não é multado pelo Ministério Público?

Está havendo conivência de nossas autoridades?

A população quer respostas, chega de enrolação! Não aguentamos mais o mau cheiro de nossa cidade. Temos direito a um ar puro e saudável!

12 de fevereiro de 2011 12:20  
Blogger Sarico disse...

Valeu, Evandro.
Obrigado de novo.

12 de fevereiro de 2011 13:09  
Anonymous evandro disse...

quem esta criticando o curtume e apenas uma minoria acorda pessoal nos nao vivemos nos estados unidos nos vivemos em um buraco chamado brasil

12 de fevereiro de 2011 13:11  
Anonymous Anônimo disse...

Para o comentário do dia 12-2 das 11,46. Se existe problema de poluição, mau cheiro etc. este assunto é da FEPAM, e ou PATRAM,, com Ministério Público e Judiciário, nada a ver com Prefeito. Que alias, se esta ou não plantando soja na Bahia, ou em qualquer lugar tu não tens nada a ver com isso, certamente não te pediu nada emprestado, e nem adianta pedir porque voçe não tem nada mesmo, e muito menos ele precisa de ti, seu idiota, invejoso. O importante que ele esta muito mais tempo na prefeitura, do que qualquer outro administrador que a cidade teve nos ultimos tempos, e não é so lá que ele tem que estar, tem que estar onde tem recuros, onde tem que representar a cidade, e realizar as ações que o município precisa, que sem sobra de dúvidas estão magnificas. Sarico, parabéns pela matéria, o debate é importante, só que as ofensas pessoas não podem acontecer por parte dos comentaristas, e mais qualquer pessoa pública não tem que dar satisfação nenhuma de suas atividades pessoais, principalmente economicas.

12 de fevereiro de 2011 13:15  
Anonymous Anônimo disse...

Alguem escreveu 'os incomodados que se retirem".

Se o curtume e seus defensores estão incomodados com as pessoas que lutam para livrar Tapera desta poluição que se retirem.

Tapera só tem a ganhar!

12 de fevereiro de 2011 13:31  
Anonymous ADELE disse...

Não interessa o curtume está a mais de 80 anos e o pessoal foi morando em redor. Se não gostar se muda, a cidade gira pelo curtume. E não pelo seu umbigo, se está poluindo é com a fepam ou é você que paga as contas seu chineludo ,pobretão........

12 de fevereiro de 2011 14:07  
Anonymous Anônimo disse...

Chineludo e pobretão, com todo respeito,devem estar ficando que trabalha nessa industria poluidora que explora os seus funcionários com salários muito abaixo do que pagam outros curtumes, inclusive esse curtume, que aqui polui e explora os seus colaboradores e nas outras cidades, onde atua os salários é mais que o dobro do que pagam em Tapera e as medidas antipoluição são pouco melhor do que aqui, pelo que sei,esse fedor horrível só ocorre aqui,prá não falar no lençol freático daqui, que já está com seus indíces de poluição acima do permitido.É só falar com o pessoal da Corsan, prá ver o quanto aumentou a quantidade de produtos que é usado para tornar a água que nós bebemos(não sei por quanto tempo) potável.

12 de fevereiro de 2011 15:24  
Anonymous Anônimo disse...

A internet pautando o jornal!
Boa, Sarico!

12 de fevereiro de 2011 15:50  
Anonymous Anônimo disse...

Sarico, sugestão: entrevista o promotor público.
(A entrevista pode ser por email, vc manda as perguntas, ele manda as respostas).

12 de fevereiro de 2011 15:54  
Anonymous Anônimo disse...

Quando era a MOMBELLI&CIA LTDA não tinha tanta poluição.Volta Mombelli.

12 de fevereiro de 2011 16:56  
Anonymous Anônimo disse...

É, parece que estamos mesmo incomodando o pessoal do curtume. Sem o povo gritando o poder público nada faz. Lembrem do Egito...

12 de fevereiro de 2011 17:09  
Anonymous Anônimo disse...

gente! q vergonha, chega de escandalos, o curtume não pode sair da cidade nem em pensamento, e por um único e claro motivo. O EMPREGO Q GERA AOS CIDADÃOS DE TAPERA, ESPUMOSO, SELBACH, E NÃO SEI MAIS DDA ONDE.
será q vcs estão achando q a stara d nmt, vai dar emprego prá toda essa gente??? mas a questão do mau cheiro realmente deve ser resolvida e com urgência! eu aposto q cada um q comenta ai contra o curtume, dve ter no mínimo 1 ou 2 parentes trabalhando la dentro, mesmo q se distante.

12 de fevereiro de 2011 17:30  
Anonymous Anônimo disse...

Quem irá sustentar meus filhos e minha mulher se o curtume fechar?Os que querem o fechamento do curtume irão dar emprego aos trabalhadores que serão dispensados?

12 de fevereiro de 2011 19:11  
Anonymous Anônimo disse...

Após ler todos estes comentários fica até difícil saber por onde começar, mas vamos lá. Primeiramente acredito que as pessoas que criticam tanto o curtume não devem depender dali para sustentar sua família,ou muito menos ser comerciante em Tapera pois o comércio sabe muito bem como se reflete nas vendas quando pessoas perdem o emprego do tão "poluidor curtume", e estas pessoas no mínimo acreditam que se esta empresa realmente fechar,(o que é praticamente impossível mas que é a vontade de uns e outros por ai) o comércio não sofrerá nada não é mesmo? Estas mais ou menos 500 pessoas que mesmo que ganhem mal como alguém citou abaixo, pagarão como suas contas? Haja seguro desemprego pra tanta gente, e ele só dura 6 meses, e depois qual empresa que irá empregar todas estas pessoas?
Mas mudando o rumo da conversa, alguns leigos deveriam pelo menos procurar um pouquinho de informação antes de tanto criticar porque se o curtume é tão errado assim e prejudica tanto o meio ambiente como a Fepam continua renovando as liçencas, aliás se não enchergaram ainda tem uma placa bem grande nesta empresa mostrando isso a todos. A respeito dos lencóis freáticos acho que a pessoa que comentou isso não deve entender absolutamente nada deste assunto ou saberia que a "água patável" não etá desaparecendo somente pelo curtume mas sim por diversos fatores, entre eles o mais grave de todos que é o esgoto de nossas casas que aqui em Tapera não recebe tratamento nenhum!!!! E será que as pessoas estão mesmo preocupadas com isso? Acho que se tivessem um pouquinho de preocupação com isso iriam pensar duas vezes antes de disperdiçar água até mesmo nas suas próprias casas. A propósito já que falaram do Mombelli, só para deixar claro, eles poluiam sim, a única diferença é que anos atrás não se tinha uma preocupação com o meio ambiente como se tem hoje. Afinal, hoje o meio ambiente está na moda, o que eu acho ótimo pois é só assim que vamos aprender a cuidar dele, mas só quero pedir para que todos pensem se cada um faz sua parte para com o meio ambiente, pois hoje a bola da vez é o curtume mas e tudo que acontece por trás e que simplesmente a gente "abafa"?
Fica aqui claro que não estou defendendo o Curtume mas simplesmente expondo minha indignação por comentários de pessoas que deveriam ao menos ter um pouquinho de informação antes de criticar, pois com certeza se o curtume estiver cometendo tudo o que alegam uns e outros com certeza os órgaõs responsáveis tomarão as devidas providências (abro um parenteses para dizer aos que não sabem ainda o responsável por isso não é o prefeito, ele plantando soja ou não!!!) como aconteceu em dois curtumes em nosso estado esta semana. A propósito, deixo os parabéns ao Sarico por tornar público as informações e opiniões de todos os Taperenses.

12 de fevereiro de 2011 19:59  
Anonymous Anônimo disse...

Alguém poderia me informar qto. é o menor salário no Curtume famigerado e o menor salário que a Jan ou Stara paga aos seus colaboradores?

12 de fevereiro de 2011 21:10  
Anonymous Anônimo disse...

Quem pensa manter o curtume mesmo com toda a poluição só por causa do emprego deve ser a favor do tráfico de drogas no Rio de Janeiro. Lá existe a mesma discussão pois o tráfico gera muito emprego.

O que tem que ser discutido é a poluição, e não se gera emprego ou impostos. O mau cheiro é evidente, e se causa prejuízo a saúde da população, mesmo que a longo prazo, é impossível continuar. Nada vale mais do que a saúde.

Bem que que alguém podia fazer um levantamento exato do número de empregos para taperenses, salários pagos no total para taperenses, impostos recolhidos para Tapera. Não que seja importante para fechar os olhos para a poluição, mas talvez muita gente ficaria surpresa com os dados exatos. Tem muito mito nesta história.

Será que este cheiro horroroso não está afastando outros negócios da cidade?

Quem nos visita e sente o "perfume" pergunta por que alguém montaria sua empresa aqui se teria que trazer sua família para cá. A história tem mostrado que não veio ninguém.

Tapera tem crescido menos do que os outros municípios vizinhos. Poderia estar na presença do curtume uma explicação para este fato?

Se for verdade então o curtume dá emprego de baixa renda e baixa qualidade para o trabalhador (inclusive sua própria saúde) e impede emprego de renda melhor e qualidade muito superior.

(Vamos discutir sem ofender.)

12 de fevereiro de 2011 22:48  
Anonymous Anônimo disse...

sarico faço a seguinte proposta ; quem mora perto do curtume e se encomoda com o cheiro troque de moradia comigo moro na vila brasilia trabalho no curtume e graças a isso pago minhas contas todo o mes estou a disposição pra trocar vou pro centro e vc riquinhos venham morar na vila a outra coisa o curtume paga pouco sim mas se não fosse ali aode nós iriamos trabalhar

12 de fevereiro de 2011 23:49  
Anonymous Anônimo disse...

22:48 ainda não tinha pensado nisso.pode ser q o fedor afaste mesmo outros empresarios.seria tipo tiro no pé.

13 de fevereiro de 2011 00:33  
Anonymous Anônimo disse...

O curtume dá poucos empregos para os taperenses. A maiorias dos empregados dessa empresa são de pessoas de outras cidades (Espumoso, Carazinho etc), as quais vem para Tapera em busca de uma oportunidade. Quando são despedidos, acabam ficando em Tapera, engrossando o rol de pessoas desempregadas e à margem da sociedade, com resultados sociais negativos ao município de Tapera.

13 de fevereiro de 2011 00:40  
Anonymous Anônimo disse...

Quanta bobagem e perda de tempo... sem mais.

13 de fevereiro de 2011 01:22  
Anonymous Anônimo disse...

Para discussão 22:48. Não posso dizer como está agora, mas quando era o Mombelli a receita bruta era de 28 milhoes de dólares/ano. (a desepesa ídem.) Tinha 450 funcionários (5% da população, cerca de 15% da população estava direntamente envolvida, o que é significativo). Os impostos do curtume geravam 30% do PIB de tapera. (já pensou a prefeitura perder 30% da arrecadação numa tacada só?). Como está agora não sei, mas deve estar até melhor, pois estão investindo e não tem mais juros de banco para pagar. Acho que os dados demonstram que o cheiro incomoda menos que a presença do curtume.

13 de fevereiro de 2011 01:34  
Anonymous Anônimo disse...

Quanta bobagem e perca de tempo. Quanto tempo essa questão vai ser levada adiante? Não se resolve nada com críticas sendo a favor ou contra, a questão é que o tempo passa. Nada se resolve postando num blog tamanha discussão. Isso é caso das autoridades colocarem em prática, encontrar uma solução. Ninguém mando construir ao redor da indústria, isso já vem errado desde muito tempo atrás, isso que dá uma cidade não ser bem administrada.

13 de fevereiro de 2011 01:43  
Anonymous evandro salvadori disse...

acho que quem esta criticando o curtume nao tem o que fazer,acho tambem que as pessoas que estao falando mal deveriam trocar de cidade

13 de fevereiro de 2011 11:33  
Anonymous Anônimo disse...

DÁ UMA OLHADA NO OUTRO BLOG. MATOU A PAU!

13 de fevereiro de 2011 12:24  
Anonymous Anônimo disse...

CURTUME:
O Leonardo chegou atrasado só cinco dias.
Sarico, parabéns pela maneira como conduziste o assunto.
É isso que se quer: DE-BA-TE.
Ah, como seria bom se isso acontecesse em TUDO aqui em Tapera.

13 de fevereiro de 2011 12:59  
Anonymous Anônimo disse...

Sarico, parabéns pela maneira como tu conduz os teus assuntos no Blog. Em alto nível, sob todos os aspectos. Parabéns!

13 de fevereiro de 2011 13:25  
Anonymous Anônimo disse...

E tu mandando bala ai, gordo. Parabéns! Te acompanho daqui.
JAG

13 de fevereiro de 2011 14:31  
Anonymous Anônimo disse...

olha Sarico, realmente teu blog é ótimo, dou uma espiada 1..2..quem sabe 3 vezes todos os dias. Não te conheço pessoalmente, até ver teu blog nem sabia q tu existia, mas tu tem uma carinha q exala simpatia. Parabéns cara!!! tu é f...............era!!!!!

13 de fevereiro de 2011 14:47  
Anonymous Anônimo disse...

Essa história do curtume já encheu o saco. Que tal a empresa se manifestar de forma oficial e dar um basta nisso?

13 de fevereiro de 2011 15:06  
Anonymous Anônimo disse...

esse silencio da empresa e muito suspeito, realmente. So podem estar fazendo m...

13 de fevereiro de 2011 15:08  
Anonymous Anônimo disse...

Mas bah Sarico o cara aquele que não é formado em nada, se manisfesto no blog dele.dá pena de ler o que foi postado.O cara tá mesmo atado com os "home".Beira ao ridículo.Jornalismo imparcial é no teu blog.Parabéns.Dá-lhe Sarico.

13 de fevereiro de 2011 16:25  
Anonymous Anônimo disse...


Incompreensível a menção de Mombelli & Cia. Ltda. na notícia de queixas de poluição gerada pelo curtume Tapera, tanto no jornal Integração das Cidades como aqui em alguns comentários do blogue.

Há praticamente 10 anos (!!!) o grupo Bom Retiro tornou-se responsável pela indústria, tempo suficiente para sanar quaisquer problemas que existissem outrora.

Aliás, saliente-se que os atuais proprietários já promoveram muitas modificações na planta industrial, como a remoção de chaminé e demolição do antigo refeitório dos funcionários.

Mombelli & Cia. já é passado longínquo desta cidade. Portanto, é injusta a lembrança ou associação do nome Mombelli ao comentar os problemas atuais causados pelo curtume do grupo Bom Retiro.

Espero que responsabilidades (se existentes) sejam cobradas dos atuais mandatários e não divididas com os antigos donos/administradores, sob o argumento de "que há 40 ou 50 anos o curtume vem fedendo de forma igual, explorando e poluindo a cidade".

Afinal, o mundo muda, a tecnologia evolui e certamente a forma atual de se produzir couro (assim como papel) e tratar resíduo industrial não são mais como em 1921, certo?

13 de fevereiro de 2011 18:29  
Anonymous Anônimo disse...

Nem o blog nem o jornal atribuíram, em nenhum momento, o problema atual à Mombelli & Cia. Ltda.

14 de fevereiro de 2011 09:37  
Anonymous Anônimo disse...

Responsabilida sobre anos de poluição deve ter quem poluiu durante meio século !! isso sim cabe ação indenizatoria a quem provar que sua saúde foi comprometida ou coisa pior , então não tentem intimidar criticas verdadeiras !!

14 de fevereiro de 2011 09:43  
Anonymous Anônimo disse...

o pessoal amiguinho do fedorento tá a fim de criar briga de blog para fugir do assunto é muita cada de pau

14 de fevereiro de 2011 10:58  
Anonymous Anônimo disse...

A noite passada novamente a cidade estava completamente podre, um sinal de que essa fábrica de doenças está cagando e andando com as reclamações dos taperenses, e comprovando que não está nem aí com nossa saúde e com nossas noites mal dormidas. Entendemos isso como uma provocação, mas certamente essa empresa irá arcar com todas as conseqüências por toda essa falta de respeito com a comunidade.
QUEREMOS O CURTUME LONGE DO CENTRO, OU QUE DURANTE A NOITE USEM PRODUTOS DE BOA QUALIDADE, OS MESMOS QUE SÃO USADOS DURANTE O DIA.

14 de fevereiro de 2011 12:07  
Anonymous Anônimo disse...

Acredito que ninguém em sã consciência gostaria de ver o cortume fora da cidade, pois seus beneficios finaceiros (continua empregando 5% da população) são indiscutíveis, porém, deixar esse cheiro ruim tomar conta da cidade é um absurdo ainda maior. Deve haver alguma maneira de terminar com esse fedor terrivel que incomoda a maioria das pessoas, ou quem sabe uma proposta viável para relocação da industria.
Não adianta ficarmos polarizando tipo "grenal" um problema que é de todos nós. Vamos atras de soluções!!!

15 de fevereiro de 2011 09:31  
Anonymous Anônimo disse...

Ocara das 9:31 falô e disse a verdade.Essa "merda" de curtume, ou acerta logo a questão do fedor, ou tem que fecha.A questão da poluição do Arroi Tapera fica prá depois, ao menos e urgente, solucionem o problema do fedor.É muita incompetência, em relação ao meio ambiente, desses dirigentes do curtume, ou ganância mesmo.

15 de fevereiro de 2011 10:30  
Anonymous Anônimo disse...

Essa novela tá muito longa. Tá que nem novela ruim em que o autor não sabe como acabá-la e por isso vai espichando ela.
1 – Os moradores (prejudicados) já formaram uma comissão para ir até a empresa ver o que está acontecendo lá e levar a ela a sua preocupação? Estão com medo?
2 – A empresa já se posicionou oficialmente? Por que ela não se “mostra”? Aliás, como o Curtume Tapera está distante de Tapera.

15 de fevereiro de 2011 10:40  
Anonymous Anônimo disse...

eu vou chamar a rbs de porto alegre para fazer uma reportagem aqui em tapera e vou trazer o lasier martins para fazer o seu comentario sobre o assunto, quem sabe as autoridades se acordam para o problema da poluiçao...

15 de fevereiro de 2011 11:06  
Anonymous Anônimo disse...

Pô meu das 11:06 pq. tu não chama logo os cara da rbs de poa e o lasier se tu conhece os caras. Tê liga meu!Chama logo.Tu tá certo.

15 de fevereiro de 2011 16:32  
Anonymous Anônimo disse...

QUEREM SABER: ruim com o curtume muito pior sem ele. Eu prefiro ele a 500 desempregados. alguns dos quais batendo à sua porta.

15 de fevereiro de 2011 18:10  
Anonymous Anônimo disse...

Sou moradora da rua azul a mais de 26 anos, numca fiquei doente ou tive um cancêr benigno e nem maligno por causa do cheiro, da fumaça... Isso serve para os pixadores.
Sugiro que perguntem para os funcionários se alguém tem cancêr pq trabalham lá.
Quero ser a primeira a ser entrevistada.......

15 de fevereiro de 2011 19:16  
Anonymous Anônimo disse...

FEPPAN, isso diz tudo aos leitores!!!!!

15 de fevereiro de 2011 19:17  
Anonymous evandro disse...

o cara das 11;06 voce nao vai chamar ninguem nem o lasie martins nem a rbs de poa porque eles nunca iriam dar ouvido para um perfeito idiota entao te liga valeu

15 de fevereiro de 2011 19:40  
Anonymous Anônimo disse...

Fechados e donos presos!
Um dia a justiça acontece!

Dois curtumes são fechados em Ivoti por crime ambiental

Uma operação desencadeada nesta terça-feira resultou na interdição de dois curtumes e na prisão em flagrante dos seus proprietários por crime de poluição ambiental, em Ivoti, no Vale do Sinos.

http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=258090

15 de fevereiro de 2011 21:26  
Anonymous Anônimo disse...

IMAGINA O LASIE EM TAPERA PARA FALAR DO MAU CHEIRO DO CURTUME. QUE PALHAÇADA. E VOC~E SARICO NÃO SE DEU CONTA AINDA QUE ISSO TUDO É ARMAÇÃO DA OPOSIÇÃO PARA DESVIAR A ATENÇÃO DA POPULAÇÃO. SÓ TU MESMO.ACREDITANDO EM PAPAI NOEL.

15 de fevereiro de 2011 21:29  
Anonymous Anônimo disse...

(21:29) - VIVA A DEMOCRACIA E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO. E CADÊ A TURMA DA SITUAÇÃO PARA DEFENDER? NÃO TÊM TURMA PARA DEFENDER? E VIVA PAPAI NOEL.

15 de fevereiro de 2011 21:43  
Anonymous Anônimo disse...

Concordo com os últimos comentários: essa questã do curtume é pura politicagem. tem gente com interésse de desviar atenção para a grande administração atual.

15 de fevereiro de 2011 21:52  
Anonymous Anônimo disse...

Proprietários de curtumes são presos em Ivoti

A Delegacia de Polícia de Proteção ao Meio Ambiente (Dema), em parceria com o Ministério Público e a Polícia Ambiental, interditaram dois curtumes e prenderam em flagrante, na manhã desta terça-feira (15/02), os proprietários dos locais por crime ambiental, em Ivoti. Segundo o responsável pela ação, delegado Volnei Fagundes, um proprietário foi preso pelo crime de poluição e o outro – que era gerente de produção de um curtume -, foi detido também por poluição e armazenamento regular. Um dos curtumes poluía um arroio de Ivoti.Outro curtume vistoriado na região continua sendo investigado.
Os detidos foram encaminhados ao sistema prisional. Fonte: site da Polícia Civil.

15 de fevereiro de 2011 21:53  
Anonymous Anônimo disse...

Grande Sarico, dando a sua contribuição por uma Tapera melhor!Tu é o cara. deves ser candidato a vereador!

15 de fevereiro de 2011 22:07  
Blogger Sarico disse...

Nem eu voto em mim.

15 de fevereiro de 2011 22:13  
Anonymous Anônimo disse...

Tá se fazendo o meu. Imagina! Vai que é o início de tua carreira política cara! Olha só, 63 comentários para um assunto levantdo por ti;

15 de fevereiro de 2011 22:17  
Anonymous Anônimo disse...

SARICO ME DIZ UMA COISA; DE QUE LADO TU TÁ HOMEM.

15 de fevereiro de 2011 22:19  
Anonymous Anônimo disse...

Claro que do outro lado né. Só cego que não vê!

15 de fevereiro de 2011 22:24  
Anonymous Anônimo disse...

DE QUAL LADO HEM? SARICAO TU É DOS NOSSO BROW. NÃO TE MIXA CARINHA. AFINAL MORAL NÃO SE COMPRA.

15 de fevereiro de 2011 22:30  
Anonymous Anônimo disse...

Concorcodo plenamente com o 22:24, o Sarico tá do outro lado.Há, antes que eu me esqueça, quem é que tá do outro lado?Mas não se esqueçam do fedor do curtume, isso tem que acabar logo.Chega de fedor toda noite, ninguém mereçe.

15 de fevereiro de 2011 23:48  
Anonymous Anônimo disse...

Visitei um parente ai ontem terça-feira,(19:00) e realmente o cheiro é medonho.

16 de fevereiro de 2011 09:09  
Anonymous Anônimo disse...

medonho?????????? é pouco INSUPORTAVEL...

16 de fevereiro de 2011 09:42  
Anonymous Anônimo disse...

Legal essa blog... Pq tem outros que tentam tapar o sol com a peneira neh rsrsrs
Sou da opinião de que aguentar o cheiro horrível só pq o curtume gera empregos é comodismo

Deve ter alguma solução! Impossível em pleno ano de 2011 a mesma desculpa de que Tapera foi construída em volta do curtume.

O que precisamos é de uma solução e não desculpas, pois o cheiro está vergonhoso!

16 de fevereiro de 2011 09:52  
Anonymous Anônimo disse...

Medonho - insuportavel? Engraçado, eu não sinto nada.

16 de fevereiro de 2011 10:06  
Anonymous Anônimo disse...

concordo com o comentario anterior.nada justifica a falta de tratamento e a responsabilidade deste curtume.nao precisamos conviver com isso . e para quem acha que a ausencia do curtume geraria um grande desemprego eu nao concordo, pois para quem quer realmente trabalhar honestamente sempre existe algum lugar é só nao ter preguiça...seja criativo ... nao se acomode!

16 de fevereiro de 2011 10:24  
Anonymous Anônimo disse...

Vem cá. Os moradores, que se sentem prejudicados pelo mau cheiro e a fumaça do Curtume, já formaram uma comissão para ir até a empresa conversar? Vão até lá, ouçam o que ela tem para lhes dizer, e falem a ela sobre seu sofrimento e o que vocês querem. Será que é alto o grau de dificuldade para isso? Ôoooo, meu povo. Você de mata.

16 de fevereiro de 2011 10:35  
Anonymous Anônimo disse...

para o comentario das 10:06hs.
tu deve estar com as narinas congestionades... vai te tratar

16 de fevereiro de 2011 11:09  
Anonymous Anônimo disse...

Aposto que muitos que estão reclamando moram longe do curtume o suficiente para não sentir o cheiro, assim como eu, e estão apenas querendo ver o circo pegar fogo.
Enquanto não houver solução acendam um incenso...pode acompanhar uma musiquinha da Enya, acalma os nervos.

16 de fevereiro de 2011 14:15  
Anonymous Anônimo disse...

ACHO QUE JÁ DEU DESSE ASSUNTO, JÁ ENJOOU, VEJAM AS OUTRAS MATÉRIAS DO BLOG SÃO MUITO INTERESSANTES!!!

16 de fevereiro de 2011 14:53  
Anonymous Anônimo disse...

Ao das 21:29
Ai ai ai, só o que me faltava “armação da oposição”, então vai ver que é a oposição que está apodrecendo a cidade, essa foi muito boa. A população de Tapera em toda a história do Curtume nunca esteve tão mobilizada e enfurecida com essa questão que sempre ficou no deixa pra lá, agora a população quer um basta. Com todo o respeito, quem acredita em Papai Noel é você, para escrever uma bobagem dessa. Lendo outros comentários acima li algo sobre formar uma comissão para falar com a direção da empresa, isso é a mesma coisa que falar com meu cachorro, melhora por 30 dias depois volta a mesma coisa como foi até hoje desde que esse grupo Bom Retiro comprou esse curtume. Solução definitiva: Recolocação do Curtume em outra área, no interior longe da população urbana, não adianta empurrar o problema, o que temos que fazer é solucioná-lo em definitivo.

16 de fevereiro de 2011 15:53  
Anonymous Anônimo disse...

É ISSO AÍ, FALOU E DISSE TUDO...INTELIGENTE É TU!

16 de fevereiro de 2011 19:10  
Anonymous Anônimo disse...

14:53 tá ficando desesperado, né? Confessa!

16 de fevereiro de 2011 20:06  
Anonymous Anônimo disse...

Fato: o curtume fede.

Se alguém falar algo contrário a isso, deve procurar tratamento médico ou psicológico.

16 de fevereiro de 2011 20:21  
Anonymous Anônimo disse...

tem coisas e pessoas em tapera que fedem muito mais que o curtume. e não dão emprego nenhum.

17 de fevereiro de 2011 22:05  
Anonymous Anônimo disse...

Fecha logo essa industria da pobreza.É so ver quem são os maiores interessados que o curtume permaneça aberto.A "aselite" querem manter seus dominíos e poderes, pois essa industria no centro da cidade representa o atraso do nosso município em relação aos demais da região.É só ver a média salarial de um empregado em Não me Toque e um de Tapera.Pior qualidade de vida é mais dinheiro nas mãos dos dos inescrupulosos mandatários.

18 de fevereiro de 2011 12:08  
Anonymous evandro salvadori disse...

entao se a stara paga mais porque nao vai trabalhar la se nao tivese o curtume nao existiria tapera , alem disso so um bando de desocupado que nao tem oque fazer alem de so criticar

18 de fevereiro de 2011 16:40  
Anonymous Anônimo disse...

O anônimo de
17 de fevereiro de 2011 22:05

Matou a charada.
Valeu Guru

18 de fevereiro de 2011 17:41  
Anonymous Anônimo disse...

Quantas stara Tapera poderia ter se não tivesse o curtume?

18 de fevereiro de 2011 17:51  
Anonymous Anônimo disse...

os q criticam o curtume não sabem o q dizem, afinal cheiro ruin tem em todo lugar,ar inpuro tem em todo lugar.Vcs querem q feche o curtume para q varias pessoas percam o emprego e não possam sustentar suas famílias? pq emprego não cai do céu por isso digo a todas as pessoas q criticam essa empresa q meditem um pouco antes de colocar esses comentários absurdos e digo mais não podemos reclamar do mau cheiro pois no Rio de Janeiro as pessoas tem q suportar o cheiro do seus entes queridos q foram mortos pela chuva forte , tem q enfrentar a dor de perde-los. Em vez de criticar agradeçam a Deus pelo lugar aonde moramos.

18 de fevereiro de 2011 20:08  
Anonymous Anônimo disse...

q absurdo as pessoas criticarem do curtume tinham q agradeçer pois mal cheiro tem em todo o lugar as pessoas q reclamam dessa empresa deviam pensar mais antes de postar tantos comentários ridiculos ou ir morar em outro lugar pois não vai nos fazer falta..
sempre morei bem perto do curtume e agradeço por te-lo em tapera pois é onde emprega muita gente de família q precisa se sustentar

18 de fevereiro de 2011 20:22  
Anonymous Anônimo disse...

Escuta não tá na hora de parar com esse papo? Isso ai esgotou e encheu o saco. Vão procurar o que fazer, gente.
Sarico, isso ai saiu do controle. Que horror!

18 de fevereiro de 2011 20:29  
Anonymous Anônimo disse...

CHEGA! ENCHEU! PAREM!
Sarico, por favor, cria outra polêmica.
E assunto é o que não falta na cidade.

18 de fevereiro de 2011 20:32  
Anonymous Anônimo disse...

e vc q ta ai criticando o curtume
vc faz a separação de seu lixo todo dia??? quantas árvores vc plantou para colaborar com o meio ambiente??? quando andas de carro nunca jogou papel pela janela???? já q fala tanto de poluição pq não começa fazendo a sua parte depois critica!!!!!!!!

18 de fevereiro de 2011 20:37  
Anonymous Anônimo disse...

20:37 to contigo. É isso ai braw. Muito bem colocado.

18 de fevereiro de 2011 20:54  
Anonymous Anônimo disse...

Eu como a maioria dos taperenses não concordo com o Evandro Salvadori. Lugar de Curtume é no interior longe da cidade. Se casas foram construídas ao seu redor não quer dizer que vamos ter que aturar esse inferno para sempre. Os tempos mudam, novas tecnologias, investimentos, produtos de qualidade,etc que esse curtume não investe, ou melhor economiza, motivo de tanto fedor a noite.
Vamos evoluir minha gente, chega de ficar parado no tempo, não acho que o Curtume tenha que fechar, apenas digo que ele está no lugar errado. Prefeito e vereadores deveriam discutir esse assunto e pensar em viabilizar já um novo local para que a empresa se instale. Quanto ao custo, tenho certeza que a população vai aprovar o custo que for necessário e depois a empresa também é parte interessada e tem que fazer sua parte, se não estivessem ganhando muito dinheiro já teriam fechado esse fedorento há muito tempo.

18 de fevereiro de 2011 21:55  
Anonymous Anônimo disse...

Descaso total com o POVO...

18 de fevereiro de 2011 23:09  
Anonymous Anônimo disse...

Ao da 20:37 não planto mais árvore pq a turma da motosserra,que é a mesma que apoia o curtume, corta tudo. Essa gente(da motosserra) que deveria dar exemplo ao curtume em matéria de preservação ao meio ambiente, veio aqui em Tapera e desfigurou a cidade em prol do "desenvolvimento". São pessoas(as da motoserra) que não nasceram e não se criaram aqui e aí dão exemplo e sustentação aos poluidores do curtume.Em TAPERA, em relação ao meio ambiente nada é feito para preservá-lo.Da-lhe curtume, industria da morte.Hoje vou dormir respirando,novamente,esse cheiro de merda do curtume.

19 de fevereiro de 2011 03:02  
Anonymous Anônimo disse...

Favor NÃO aceitar esse comentário. Nem publicar qualquer coisa sobre.

O curtume faz, no laboratório, testes que envolvem a queima do couro.

No couro vai um produto que contém Cromo. O cromo, quando exposto a temperaturas altas se transforma em uma substância altamente cancerígena.

A Fumaça é dissipada na calçada, há trocas constantes na tubulação da chaminé, o metal é sempre corroído.

O cromo quando se acumula no corpo humano envenena o sangue e é impossível extraí-lo.

Quanto desse cromo há no ar?
Quanto é levado pela chuva?
Quanto dessa fuligem que invade a cidade é câncer em pó?

Abraço.

19 de fevereiro de 2011 12:22  
Anonymous Anônimo disse...

Com todo o respeito ficamos indignados com a declaração da Adelir Bhon na edição do Jornal Integração das Cidades dessa semana. É inacreditável que uma pessoa ligada diretamente à saúde esteja protegendo exatamente quem prejudica a saúde e o bem estar da comunidade taperense. O Mau cheiro causa dor de cabeça e mal estar no estomago, sinal de que esse curtume causa estragos em nossa saúde.
Então Adelir se você realmente está preocupada com o futuro de nosso município deveria mudar de opinião, deveria dar idéias para resolver o problema. Certamente Ibirubá, Não-Me-Toque cidades citadas por você não iriam querer esse problemão em seus municípios, uma vez que nosso sofrimento com esse curtume é conhecido em toda a região. Tapera uma cidade hospitaleira, cidade bonita, cidade que amamos não deveria ter no centro algo tão negativo. Pense bem. Conforme alguns comentários acima também sou favorável a instalação do curtume longe do centro, mas bem longe.

19 de fevereiro de 2011 22:15  
Anonymous Anônimo disse...

Por que os defensores do fedorento não falam sobre as empresas que não se instalam aqui por causa do curtume? Tapera está diminuindo enquanto os municípios a nossa volta crescem. Quando Tapera estiver só com os habitantes que sobrevivem com o dinheiro desta empresa a prefeitura vai estar arrecadando quanto? Quem já não ouviu dos filhos e netos que vem nos visitar que o fedor é um dos motivos deles quererem morar longe daqui? Queremos emprego sim mas a qualidade de vida tambem é importante. Não é só a arrecadação que interessa. Ou será que é?

19 de fevereiro de 2011 23:48  
Anonymous Anônimo disse...

Concordo com o comentário acima, conheço a Adelir há anos, somos amigas, mas descordo plenamente de você. Defender o Fedorento é dose.
Você diz que em alguns anos Tapera terá cerca de cinco mil habitantes, te digo que terá menos se esse Curtume continuar onde está.

20 de fevereiro de 2011 10:02  
Anonymous Anônimo disse...

Sarico, parabéns por ter levantado uma questão tão polêmica em nosso município. Certamente teu Blog está tendo recorde de acessos. Continue assim fico feliz com teu sucesso porque sempre te admirei. Teu Blog está em alta por uma simples questão: Você não está de nem um lado e posta todos os comentários independente de sua opinião. No jornalismo é fundamental para se ter credibilidade não defender ninguém apenas noticiar os fatos e deixar os leitores livres para dar sua opinião, e é o que você faz. Parabéns

20 de fevereiro de 2011 10:16  

Postar um comentário

Voltar ao blog



Posts mais recentes Posts mais antigos

 
Google
 

?timos Posts

Voto
PMDB
Inter castelhano
Grêmio ganha força contra Inter por Copa de 2014
Ser chique sempre
Conselho de Segurança da ONU: Ingresso do Brasil n...
Dilma Roussef no RS, no começo
Não dá para entender:
A verdade do corte de R$ 50 bi no orçamento
Prefeito e partido distantes

Arquivos

Agosto 2010 Setembro 2010 Outubro 2010 Novembro 2010 Dezembro 2010 Janeiro 2011 Fevereiro 2011 Março 2011 Abril 2011 Maio 2011 Junho 2011 Julho 2011 Agosto 2011 Setembro 2011 Outubro 2011 Novembro 2011 Dezembro 2011 Janeiro 2012 Fevereiro 2012 Março 2012 Abril 2012

 

 

 

WM INTERNET