ff

Blog do Sarico - (54) 8135 1778 - fabiocrestani11@gmail.com
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
Mau cheiro e fumaça continuam em Tapera. População vai se mobilizar

A novela existente entre a comunidade taperenses, leia-se os moradores próximos ao Curtume Tapera, e esta empresa, parece que está longe de acabar. Nesta semana deveremos ter mais um de seus capítulos. Uma fonte altamente confiável me ligou para comunicar que um grupo de moradores, liderados por profissionais liberais de várias áreas de atuação no município, indignados com o mau cheiro e com a fumaça provocados pelo Curtume Tapera, está fazendo um abaixo assinado para ser enviado ao Ministério Público local pedindo providências urgentes e definitivas para este caso que dura longos e torturantes anos.

Segundo essa fonte, que reside nas imediações do curtume, morar próximo a ele é algo torturante, pois o mau cheiro que entra nas casas e nos apartamentos é algo de enlouquecer, e ele aparece sempre à noite. E durante o dia é a fumaça que entra nas casas e apartamentos deixando fuligem para todos os lados, principalmente nas roupas e nos móveis.

“O mau cheiro e a fumaça chegaram ao limite do tolerável, da paciência, isso porque aqui em Tapera ninguém toma providências, ninguém faz nada, e ainda faz vistas grossas para essa questão, principalmente as autoridades municipais”, desabafa o homem que é profissional liberal.

Segundo ele ainda, nos dias atuais, onde a palavra de ordem é proteção ao meio ambiente e à qualidade de vida das pessoas em todos os lugares, ações da FEPAM aqui no Estado e do IBAMA em nível federal, estão aparecendo quase que diariamente no noticiário garantindo esses direitos aos cidadãos e também à natureza. “Experimentem viajar para as regiões onde existem curtumes para ver como as coisas funcionam por lá. Nestes municípios os curtumes andam na “linha” porque sabem que estão sendo constantemente vigiados, primeiro pela comunidade, e depois pelos órgãos governamentais competentes, autoridades locais e também pelo Ministério Público. E porque aqui tem de ser diferente?”, questiona ele.

Vamos aguardar mais este capítulo desta novela que terá repercussão na Justiça.

Postado por Sarico as 19:11 e tem 72 comentarios
72 Comments:
Anonymous Anônimo disse...

Sarico não adianta a população se mobilizar pq a justiça de Tapera foi a maior responsável pela reabertura dessa industria maléfica.Tomara que as ongs. e a promotora ambiental de Poa. entrem logo com uma ação publica pra fechar logo essa industria da miséria, é só ver o que esse criminosos ambientais pagam de salário aos seus empregados, poluem e ainda exploram o povo.Por muito menos um curtume de estância Velha foi fechado, lá justiça não é cega, funciona em pról da população.

8 de fevereiro de 2011 20:25  
Anonymous Anônimo disse...

Quanto a fumaça, deveria ser exigido que eles colocassem um filtro na chaminé, a exemplo da Nestlé, em Carazinho.

9 de fevereiro de 2011 07:07  
Anonymous Anônimo disse...

Já estou cansado de colocar minhas criticas , pois tapera apodrece junto com esta empresa mediocre , que somente nossas autoridades , prefeito e justiça, TODOS são coniventes com esta desgraça que assola tapera a 50 anos , esta miseria que a familia mombelli deixou para o povo taperense , talvez este povo mereça , pois até agora ninguem fez nada .( talvez alguem estaja ganhando muito por deixar esta fabrica de doenças em nosso municipio fazendo o que bem entende !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!talvez!!! E depois fazem reunioes com os agricultores para discutir leis ambientais , ha ha ha ha que palhaçada , ESTAMOS NO BRASIL ,PAIS DO VALE TUDO, SÓ NÃO VALE SONEGAR IMPOSTOS!!!

9 de fevereiro de 2011 08:00  
Anonymous Anônimo disse...

Indústria maléfica???
O caro colega acima no horário das 20:25 deve estar louco. Como tu podes falar dessa empresa que tanto gera benefícios para a cidade e mata a fome de muitas famílias, com certeza você nunca foi beneficiado ou nunca precisou trabalhar no Curtume, com certeza deve ser um desses profissionais liberais que estão fazendo o abaixo assinado.
Resolver o problema do mau-cheiro e da fumaça eu concordo, mas dai a dizer que essa empresa é maléfica para a população, daí é muita ignorancia caro leitor!!!

9 de fevereiro de 2011 08:55  
Anonymous Anônimo disse...

Ontem o cheiro estava insuportável !!!! Que que é isso meu deus!
Impestou toda a cidade. Até na Progresso, um horror! Não sei o que acontece aqui em Tapera, mas tudo parece conspirar prá continuar do jeito que está. Uma pena, uma cidade bonita, bem cuidada, florzinhas pra lá e prá cá e aquela nhaca em todo o lugar.

9 de fevereiro de 2011 08:56  
Anonymous Anônimo disse...

Uffa até que em fim, a comunidade se mobilizando, quero assinar também.
Na verdade é mais fácil que se imagina, a comunidade tem muita força sim e não merece essa total falta de respeito do Curtume para com nós moradores que somos obrigados a respirar uma podridão durante as madrugadas. Solução: Teríamos que pensar em viabilizar terreno no interior do município para que a empresa possa sair do centro e parar de nos infernizar. Imagina o valor dos terrenos que poderiam se comercializados onde se encontra o curtume, parte desse dinheiro daria para ser usado na construção da nova sede da empresa. Sou sabedor de que no inicio foram às pessoas que foram construindo suas casas ao redor do curtume, mas não é por um erro do passado que vamos ter que ficar a vida inteira nesse inferno não acha? Todos nós erramos na vida e esse erro do passado tem como ser concertado e acabar com isso de uma vez. Todos nós sabemos do altíssimo índice de Câncer em Tapera. Que a população e nossas autoridades reflitam sobre isso. O que queremos é qualidade de vida e SAÚDE.

9 de fevereiro de 2011 09:58  
Anonymous Anônimo disse...

Se a indústrial está errada, deve arcar com as conseqüências. Agora querer botar a baixo a empresa "maléfica", como alguns deixam transparecer, é coisa inconseqüente, irresponsável, burrice mesmo ou coisa de quem só quer saber de si próprio. E dizer que a Justiça é cega, ora por favor.

Esse radicalismo é bem coisa de Tapera mesmo. Fofoquê de esquina.

Por outro lado, parabéns pela iniciativa, a população deve se mobilizar mesmo, é assim que se promovem mudanças, não com bobagens anônimas.

9 de fevereiro de 2011 13:39  
Anonymous Anônimo disse...

estes contrários ao curtume acho que nunca dependeram dele: perdoai-os senhor, eles não sabem o que falam. os filhos deles devem ser todos pseudos doutores. fazer o que né? tem um monte de gente que não tem voz que dependem do curtume e meia duzia de ' BERRÕES " que não dependem. tudo bem , me entrego. o mundo é assim mesmo. mas não esqueçam de uma coisa. ruim com o curtume, muito pior sem ele. para refrescar a memória destes pseudos ambientalistas o curtume não foi construido no meio da cidade de tapera. Tapera é que foi construida ao redor do curtume. em tempo: eu nunca dependi do curtume para viver.

9 de fevereiro de 2011 13:44  
Anonymous Anônimo disse...

e por falar em meio ambiente: IBAMA te antena tem candidato a candidato fazendo jantas com tatus capivara etc. etc. será este o prefeito que queremos.

9 de fevereiro de 2011 13:59  
Blogger Fabrício Kirinus disse...

Existe um orgão estadual que tem por finalidade fiscalizar as atividades ambientais que é a FEPAM segue contato tirado do site:
Para reclamações (que não se caracterizem como emergências) use:
Fone: (0xx51) 3225.1588
E-mail: fepam@fepam.rs.gov.br
Já se tentou contato com eles?

9 de fevereiro de 2011 14:09  
Anonymous Anônimo disse...

O Kirinus ai “matou” a charada. Por que não comunicam a FEPAM? Tenho certeza que eles vêm a Tapera no outro dia. Afinal, Meio Ambiente, além de politicamente correto, é a palavra da hora.

9 de fevereiro de 2011 14:43  
Anonymous Anônimo disse...

Respeito todas as opiniões, mas não posso concordar com pessoas que colocam o emprego antes da saúde. Chega de poluição, chega de mau cheiro, chega de fumaça, chega de noites mal dormidas. Chega de Curtume no centro da cidade.

9 de fevereiro de 2011 16:09  
Anonymous Anônimo disse...

Esse cortume sempre foi um entrave para o desenvolvimento de Tapera, além de sermos motivo de piada regional, Tapera esta no centro de uma região, e não avança... anda no máximo para o lado. Defender esta indústria fética é achar que Tapera esta bem assim como está...Essa empresa tem mais cortumes, essas outras cidades tem o mesmo porblema que o nosso? claro que não, porque lá é a sala e aqui é a latrinA.

9 de fevereiro de 2011 16:53  
Anonymous Anônimo disse...

não tem que tirar o curtume daqui não pq foi a cidade que se alojou ao redor do curtume

9 de fevereiro de 2011 17:00  
Anonymous Anônimo disse...

Ao das 8:55(9/2), digo e afirmo que essa indústria é maléfica, pois basta vc. ver o que é Não me Toque,Ibirubá, Espumoso e até Selbach em termos de desencvolvimento e abertua de indústrias já deixaram tapera na poiera a muito tempo,ou, vc. como entendido, acha que algum empresário montaria uma indústria onde um curtume atua sem respeitar a lei.Outra qtos. trabalhadores de Tapera se dirigem aos municípios vizinhos prá trabalharem e receberem um salário digno, não essa miséria que o curtume maléfico paga a poucos taperenses natos que são explorados.Caso essa fábrica de doenças fosse,ao menos,localizada longe do centro ou arredores, com certeza, já teriamos outra industria que absorveria a mao de onbra que ficaria sem esse trabalho escravo que o curtme maléfico não existisse mais. Chega desse curtume que só faz Taperense passa vergonha na região e Brasil a fora. O tempo do curtume passou, a família Mombelli,graças a Deus já largou essa industria da podridão, e agora vem uns criminosos ambientais explorar e poluir o nosso meio ambiente.

9 de fevereiro de 2011 17:26  
Anonymous Anônimo disse...

Voto em tirar o curtume , e doar uma area maior longe !!
tb voto o abaixo assinado , e tb tem mais 40 votos nos vizinhos, me falam onde esta a lista !

9 de fevereiro de 2011 17:29  
Anonymous Anônimo disse...

MEU DEUS QUE GENTE NÓS TEMOS EM TAPERA: DESTE JEITO O CURTUME VAI EMBORA MESMO. NÃO VENHAM CHORAR DEPOIS.

9 de fevereiro de 2011 22:31  
Anonymous Anônimo disse...

Está criado um impasse ai em Tapera. Vocês têm uma empresa que quer crescer e faturar, um município que busca o desenvolvimento e moradores que desejam viver bem e sossegados. Então dialoguem. Já experimentaram formar uma comissão e ir até a empresa para levar o seu problema? E se isso não revolver, então busquem a FEPAM ou o Ministério Público. Conversem, meu povo. Vai ser bom para todo mundo.

9 de fevereiro de 2011 22:46  
Anonymous Anônimo disse...

Cadê o Ministério Público?
Cadê o Ministério Público?
Cadê o Ministério Público?
Cadê o Ministério Público?
Cadê o Ministério Público?
Cadê o Ministério Público?
Cadê o Ministério Público?
Cadê o Ministério Público?

9 de fevereiro de 2011 23:19  
Anonymous Anônimo disse...

tá falando sério procurar a "justa" em Tapera é o mesmo que dizer que o PMDB, esse partido que vive só de cargo vai apoiar o povo de Tapera contra esse curtume.O Beto sabe.

10 de fevereiro de 2011 01:47  
Anonymous Anônimo disse...

Esse último comentário é da ascessoria de comunicação da PM, né léozinho!

10 de fevereiro de 2011 04:08  
Anonymous Anônimo disse...

A saude de mais de 10,000,00 pessoas que vivem aqui , é muito mais importante que 200 ou 400 empregos , e com A falta de emprego é só se empenhar e trazer novas empresas não poluentes e aí sim Tapera será um lugar bom para viver
FORA CURTUME/FORA CURTUME/FORA CURTUME , EMPRESA QUE FATURA AS CUSTAS DA SAUDE DO POVO TAPERENSE!!

10 de fevereiro de 2011 08:06  
Anonymous Anônimo disse...

"Fora curtume"? Insano.

E a piada maior: "O curtume sempre foi um entrave para o desenvolvimento de Tapera".

Tapera é uma cidade hospitaleira, pacata, povo trabalhador e acolhedor. Pelo menos na aparência. À boca miúda, protegidos pelo anonimato, respeitados cidadãos mostram sim a represada intolerância e o radicalismo que fazem entender um preconceito mal-disfarçado e burro, pois são sentimentos de efeito contra si. Não vivemos numa ilha.

Quem será o próximo? A cooperativa? Quem sabem mandamos embora um posto de gasolina? Ou as casas noturnas? A Polícia Rodoviária?

Depois reclamam que Tapera não vai pra frente. É muita mesquinharia. Tapera precisa sim é valorizar o que tem, ver pontos positivos e acreditar no seu potencial. Que vergonha.

10 de fevereiro de 2011 11:05  
Anonymous Anônimo disse...

Se a grande cidade de Tapera/RS com 10 mil habitantes, reclama de uma empresa que gera empregos diretos para 10 % da populacao da cidade, que isso deve gerar muitos indiretos, pois as lojas nao venderam sem o funcionario dessa empresa nao tiver o que gastar na loja, os mercados nao terao para quem vender se os funcionarios nao terem com o que comprar e assim por diante, e os funcinarios das lojas, mercados, etc nao terao o emprego porque nao tera quem gastar nesses locais.
Imaginem so o tamanho do estrago se eles fecharem. Porque nao conversar e tentar resolver direto com a propria empresa. Espero que nao se arrependam mais tarde.

10 de fevereiro de 2011 13:58  
Anonymous Anônimo disse...

Réplica ao comentário 9 de fevereiro de 2011 17:26.
Caro leitor e comentarista, você deve ser muito desetento ou não conhece a história do município onde mora, se você ler todos os comentários verá que quem se instalou aos arredores do Curtume foram as pessoas, quem primeiro se instalou ali foi o Curtume.
Não se deve tratar uma indústria desse porte como se eles desde o tempo da família Mombelli não tivesse parte no desenvolvimento de Tapera. Tapera só é Tapera por essa indústria que gera empregos até hoje.

10 de fevereiro de 2011 14:07  
Anonymous Anônimo disse...

Tempos atrás, houve uma Audiência Pública, no Pavilhão da Cooperativa, sobre este assunto.
Plenário lotado, ambiente propositadamente conturbado e nervoso.
Lá estavam o Juiz, o Promotor, o diretor da massa falida, vereadores e um monte de representantes populares, todos eles com discursos defendendo a indústria.
Onde estão eles agora?

10 de fevereiro de 2011 17:50  
Anonymous Anônimo disse...

Ao das 14:07(10/fev) sugiro ao amigo dar uma olhada no site do correio do povo de hoje, caso vc., não tenha visto ainda em Estância Velha o promotor orendeu o dono de um curtume por poluir muito menos que essa indústria maléfica do curtume. O tempo do curtmume já passou, ninguem esta relevando a importância histórica que essa industria teve no passado no desenvolvimento de Tapera.Hoje os tempos são outros,existem curtumes que são exemplos em desenvolvimento sustentável, porém não é o que acontece com essa famigerada empresa poluidora.

10 de fevereiro de 2011 18:40  
Anonymous Anônimo disse...

Quatro proprietários de dois curtumes de Estância Velha, além de um técnico responsável pelo setor de produção, foram presos na tarde de ontem, durante a força-tarefa do Ministério Público, Delegacia do Meio Ambiente (Dema) e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). O grupo foi autuado em flagrante no Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), em Porto Alegre, por causar poluição, depositar de forma inadequada resíduos perigosos e descumprir o licenciamento ambiental. Segundo o promotor regional de Defesa do Meio Ambiente, Daniel Martini, a pena para estes crimes varia entre um a seis meses e um a quatro anos de prisão. Duas foram autuadas e a Fepam avalia a possibilidade de interdição.

10 de fevereiro de 2011 19:43  
Anonymous Lu disse...

Bom..Todos da minha família trabalham no Curtume, e nem na minha casa, nem aos arredores vejo alguém doente, todas as pessoas q fazem esses comentários patéticos é pq com certeza não dependem dessa indústria pra sobreviver.. Querem se preocupar com doenças? Vão se preocupar com os drogados e com as pessoas q realmente estão doentes, enquanto vcs ficam pondo coisa na cabeça da população.. a cidade já sofreu com o fechamento do Mombelli, e eu era pequena e lembro, de quantas pessoas choravam de ver a cidade deserta, memória curta, hein? E pq então na época vcs que odeiam tanto essa empresa que sustenta essa cidade não tomaram iniciativa e trouxeram essas tantas empresas que vcs falam que viriam pra Tapera? Com certeza vcs não precisam dela, mas se sabem tem gente de fora q vem trabalhar aqui...Quem sabe se conseguirem o q querem, depois vão dar casa e sustentar as mtas famílias q trabalham lá...

10 de fevereiro de 2011 21:47  
Anonymous Leandro disse...

Quanta gente idiota e vulgar......
Esse é o futuro de burgueses que queremos deixar para nossos filhos...ao inves de resolver o problema junto aos orgãos publicos divulgam baixarias.... quem é que gerou o municipio de Tapera, quem deu emprego e saciou a fome de varias familias que construiram suas vidas dependentes dele.....e o comercio não depende dele...vc jornalista, vcs meia duzia de anonimos....... o que voces trouxeram de vantajoso a Tapera... deve ser apenas essa graduada inteligencia de gerar o caos...querem ajudar? mostrem a cara e lutem por melhorias pacificas e sensatas...ou calem-se.

10 de fevereiro de 2011 22:10  
Anonymous Anônimo disse...

O comentarista das 18,40, sai no anonimato, te apresenta, se voçe é tão contra o curtume, apresente a solução, não para o curtume, mas sim para todas as pessoas que dependem dele, e também ponha o dinheiro, conversar fiado, no anonimato, qualquer um faz. Colocar culpa nos outros também, mas solução só os outros tem que dar, seja homem te apresenta e cheeeegggggaa de conversiar fiado.

10 de fevereiro de 2011 22:10  
Anonymous Anônimo disse...

posta nesta porcaria de blog só o que lhe agrada, IDIOTA BUNDA MOLE.

10 de fevereiro de 2011 22:14  
Anonymous Anônimo disse...

Caros Leitores....

O curtume hoje é visto como uma empresa maléfica, geradora de mau cheiro e doenças, porém pessoas que fazem estes comentários não se tocam que boa parte dos trabalhadores de Tapera dependem diretamente do curtume para sustentar suas famílias, pois outras empresas de grande porte (das cidades vizinhas) não comportam toda mão-de-obra que o curtume absorve hoje, tanto pela dificuldade de deslocamento quanto pelo baixo nível de escolaridade dos colaboradores. Concordam?
O curtume foi fundado por volta de 1924 e foi responsável por alavancar o crescimento econômico de Tapera, pois Tapera só é o que é hoje devido aos trabalhadores que se instalaram ao redor do curtume no decorrer dos anos e não é por causa do curtume que outras empresas não se instalam em nosso municipio, mas sim por falta de incentivo de nossas autoridades municipais.

***AB*** :)

10 de fevereiro de 2011 22:44  
Anonymous Anônimo disse...

Você não tem noção do que está falando. No mínimo você não é natural de Tapera e está com toda esta polêmica com fins políticos e não deve ter competência para fazer outra coisa mesmo. Então, faça seu abaixo assinado e vamos ver quantas assinaturas consegue e, espere que, em breve, receberás, com certeza, um grupo de manifestantes na frente de tua casa. Pacificamente, porque o povo que ali trabalha é humilde e educado.

10 de fevereiro de 2011 23:02  
Anonymous Anônimo disse...

Em resposta aos comentários acima para os defensores do curtume, quero lembrá-los de que ninguém é contra uma empresa que trabalha corretamente, que não cause danos ao meio ambiente e que não invade a privacidade dos outros. Não é o caso do curtume. Uma das primeiras lições que todos aprendemos quando vamos a escola é a de que “O meu direito vai até onde começa o do outro” certo? Acho que os dirigentes dessa empresa faltaram a essa aula, porque o que acontece é que nas madrugadas o Mau cheiro invade casas mesmo estando fechadas. Não esqueçam meus amigos que estamos em 2011 e não é porque é Curtume que tem que ter cheiro. Temos exemplos em outras cidades onde existem curtumes , onde os mesmos são imperceptíveis, ninguém nota que tem porque usam produtos adequados e de ótima qualidade de tratamento e investem em tecnologias

11 de fevereiro de 2011 08:49  
Anonymous jian disse...

oo seu sarico cria vergonha na cara..se nao fosse o cortume o que seria dessa bosta de cidade ein?? só me responde..na certa esta chovendo empregos aki em tapera né?entao nao vamos tira a unica empresa que ainda tem nessa pobre cidade que é tapera..

11 de fevereiro de 2011 12:27  
Blogger Sarico disse...

Espere ai. Vamos organizar a coisa. Eu apenas noticiei que um grupo de moradores de Tapera está montando um abaixo assinado pedindo o fim do mau cheiro e da fumaça provocados pelo Curtume. Em momento algum falei contra a empresa. Até reconheço seu valor econômico e social para o município. Não sejamos analfabetos funcionais que lêem uma coisa e entendem outra. LEIAM A MATÉRIA NOVAMENTE. Por favor!

11 de fevereiro de 2011 13:08  
Anonymous Anônimo disse...

FECHA LOGO ESSA INDUÚSTRIA DA MISE
ÉRIA,só serve pra explorar os trabalhadores com os salários baixíssimos que pagam e ainda cometem crime ambiental com a conivência das ditas "otoridades".Qdo. essa indústria fechou anteriormente, a grande maioria dos funcionários logo arrumaram outros empregos mais justos e outros tantos montaram seus próprios negócios e vivem muito melhor que antes. Talvez, não sei ainda qual seria o impacto na área social com o fechamento logo dessa indústria poluidora, mas ,certamente, logo os antigos funcionários arrumariam outro trabalho com as novas empresas que se instalariam no município.TCHAU CURTUME PODRE.

11 de fevereiro de 2011 14:00  
Blogger eduardo silva disse...

BOA tarde acc todos opinioes mas o curtume poderia sim se adequar para satisfazer a todos!!!!!!trabalho la a anos mas o maior problema ñ é o cheiro e nem fumaça sim mulheres preguiçosas k so exploram os homens fisicalmente e mentalmente.proviençias devem serem tomadas em todos sentidos!!!!! obrigado

11 de fevereiro de 2011 14:32  
Anonymous Anônimo disse...

olha na minha opinião o curtume ajuda a população de Tapera porem prejudica ,é so pensar em Não me Toque quantas unidades da JAN tem lá ai vc pensa ñ poderiam instala uma aqui em Tapera?

11 de fevereiro de 2011 14:56  
Blogger Claudio disse...

ta mais que na hora de fecha essa empreza exploradora de funcionarios FECHA FECHA e olha que eu trabalho lá..

11 de fevereiro de 2011 15:15  
Blogger Claudio disse...

ta mais que na hora de fecha esse curtume explorador de funcionarios.hehehe fecha fecha

11 de fevereiro de 2011 15:16  
Anonymous Anônimo disse...

Donos da razão....
Industria mediocre maléfica e muitos outros defeitos que podem ser agregados a qualquer curtume! que se instale em uma cidade como tapera, com meia duzia de pessoas com mente encabrestada lideradas por falssos sabios de colarinho branco. Pois enquanto muitos pais sustentam sonhos e alimentam todas as fantasias de filhos se graduando e vindo para Tapera apenas em finais de semana outros por ironia do destino o pode se dizer falta de oportunidade ou mesmo brilhantismo, tiram seu sustento la de dentro da mediocridade como estão dizendo, e diga se passagem Taperenses que são bons no que fazem e encaram a realidade de uma cidade com poucas alternativas, aceito ouvir e trocar ideias com pessoas, mas que saibam oque dizem, e mostrem a maneira certa de se fazer, TAPERA não cresce?? Envista nela!! Prospere.. Pois enquanto alguns falam, outros estão fazerndo, não joguem palavras ao vento, formulem argumentos concretos.

11 de fevereiro de 2011 15:37  
Anonymous Tiaguinho disse...

Abaixo assinado!!! Que piada! Já pensaram nas tantas famílias que trabalham na empresa?
Já perceberam quantos empregos diretos a empresa oferece? Fora os empregos indiretos!
Querem fechar o curtume, fechem! Mas antes de-em emprego para os mais de 500 funcionários que trabalham lá!
O que vocês minoria de burgueses sabem sobre o curtume! Nunca se quer entraram lá dentro que dirá colocar a mão à obra!
Vocês já fizeram algo por Tapera?
Provavelmente olham só para si mesmos, Não tem nem vergonha na cara!
Se a economia ainda gira em nosso municipio é por causa do curtume, porque não temos outros empregos aqui. Saia pela cidade e ache 500 novos empregos para todos os funcionários que lá trabalham... Duvido que achem pois não há!
Cade as empresas que eram pra ter vindo para cá? Não vieram! Pois não há apoio!
Que culpa tem o curtume da cidade ter crescido ao seu redor? Tapera existe há 56 anos e o curtume a mais de 80.
Será que vocês querem mesmo só fechar o curtume? Ou vocês querem é comprar a empresa para lucrar em cima de quem precisa trabalhar?
Pois sem outra empresa para concorrer fica mais fácil para os proficionais liberais, abram de olho pois deve ter uma segunda intenção!!!!

11 de fevereiro de 2011 15:38  
Anonymous Anônimo disse...

Lembram da História do ônibus que passava ou ainda passa por aqui de madrugada indo a Porto Alegre?
No meio da viagem, estavam chegando a uma cidade não sabia qual.Os passageiros acordaram e queriam saber onde estavam, de repente um passageiro sentado no fundo do ônibus soltou um pum bem fedido...nesse momento todo mundo disse com certeza estamos em Tapera. Um dia desses um empresário de Passo Fundo me contou essa história que na verdade eu já sabia. Fazer o que, somos motivo de chacotas, piadas, etc e temos que rir junto, ficar brabo é pior.

11 de fevereiro de 2011 16:05  
Anonymous Anônimo disse...

Para os que acham que Tapera depende do curtume para sobreviver , e manter lojas e outros , esta completamente enganada, estão lembrados que o Mombelli FALIU ,FECHOU AS PORTAS POR UM BOM TEMPO POR PESSIMA ADMINISTRAÇÃO , E TAPERA FECHOU ?,NÃO FECHOU os funcionarios já estavam trabalhando em outras empresas , e caros leitores não se instala outra empresa em Tapera, pelo simples fato que o curtume absorve alguns empregos mau remunerados , onde tranquilamente uma empresa Metal Mecanica viria para Tapera .
E tem mais ,falar que Tapera sobreviveu do curtume é piada seus ignorantes , somente sugaram o povo e cidade , que hoje é reconhecida como esgoto do Alto Jacui , Espumoso cresce como ? Selbach cresce como ? Não Me Toque , Victor graeff , me esplicam !!!!!!!!!
FECHA CURTUME
OU TRANSFERE A UNIDADE PARA BEM LONGE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

11 de fevereiro de 2011 17:01  
Anonymous Anônimo disse...

Tapera deve para o curtume ? deve para os Mombelli? Se tem alguem que deve algo É esta empresa que apodrece Tapera a mais de 50 anos ,Me desculpa a Familia que era dona da empresa , mas vcs sabem o quanto poluiram a nossa cidade , vivo aqui a mais de 40 anos e morro a mais de 10 quadras da empresa , teve noites que é insuportavel o cheiro de produtos quimicos e outros !! vamos tirar esta empresa da cidade !!!

11 de fevereiro de 2011 17:46  
Anonymous Anônimo disse...

QUEM TA RECLAMANDO QUE PEGUE A SUA CASA E MUDE DE LUGAR...
POIS É MAIS FACIL. SE O CURTUME FECHAR A CIDADE FECHA JUNTO E SE TIVER UM CONTRA O NOSSO CURTUME TEM 100 A FAVOR. e sarico divulgue por favor o nome de quem te falou sobre essa´polemica toda pq essas pessoas não são dignas de morar em tapera

11 de fevereiro de 2011 17:52  
Blogger Sarico disse...

17h52min - Não é simples assim. Fonte, na minha profissão, é como nossos braços. Precisamos dela para termos acesso a informações que não "existem" aos olhos e ouvidos do público. Desculpe, mas terei de manter o anonimato dela.

11 de fevereiro de 2011 19:12  
Anonymous Anônimo disse...

FECHA LOGO ESSA INDÚSTRIA DA MEDIOCRIDADE, DA POLUIÇÃO E DE TODOS OS MALES QUE ESSA EMPRESA VEM CAUSANDO A TAPERA.QUERER QUE ESSA EMPRESA DE MER...CONTINUE ABERTA SEM SE ADEQUAR AS LEIS AMBIENTAIS É PACTUAR COM ELES.

11 de fevereiro de 2011 20:06  
Blogger Sarico disse...

R E P I T O
Aos analfabetos funcionais e aos mal intencionados:
Eu só escrevi a matéria, sem emitir opinião. Os comentários e opiniões são dos leitores do Blog.
EU NÃO SOU CONTRA O CURTUME. NÃO SOU LOUCO DE QUERER O MAL DE TAPERA NEM DE ALGUMAS DE SUAS FAMÍLIAS.
Vamos voltar à sala aula e pegar a parte que a professora de Português ensinava interpretação de textos.

11 de fevereiro de 2011 20:23  
Anonymous Anônimo disse...

Olha, esse Curtume é uma verdadeira Indústria de Câncer, doença que afeta muitos taperenses, e olha que não são poucos. Somente quem já teve ou tem um caso na família sabe o quando é difícil e a dor que sente, é muito triste. E quem tem familiar doente na família sabe e certamente pensa da mesma forma, não existe nada mais importante na vida que saúde, com ela somos tudo sem ela não somos nada. O Cheiro emitido durante a noite causa muita dor de cabeça e mal estar no estomago, um sinal de que esses produtos químicos realmente fazem muito mal, diria que é até desumano dormir em uma verdadeira podridão, mesmo estando com a casa fechada. Então está na hora de colocar nossa saúde em primeiro lugar, depois resolver o que fazer. A idéia de o curtume mudar para o interior da cidade longe de casas próximas na minha opinião é a única saída, porque do contrário só estaremos empurrando o problema com a barriga como foi até hoje.

11 de fevereiro de 2011 22:49  
Anonymous Anônimo disse...

Para quem falou em pegar sua casa e se mudar ! com serteza vc deve ser um parasita do curtume

12 de fevereiro de 2011 10:34  
Anonymous Anônimo disse...

Bom, para quem é contra o curtume...Que tal ir na frente da empresa nos turnos que ela trabalha para ver quantas pessoas trabalham ali,(quem quer que a empresa feche deve ter emprego para oferecer a este pessoal) esta empresa mediocre sustenta familias inteiras,meu pai, minha mãe trabalharam anos nesta empresa e hoje Eu trabalho nela com muito orgulho, pois tudo o que tenho veio do meu trabalho ali no curtume... Como a maioria das pessoas que aqui vivem.

...NINGUÉM É OBRIGADO TRABALHAR NO CURTUME, OS FUNCIONÁRIOS QUE NÃO GOSTAM DE TRABALHAR ALI E QUE NÃO PRECISAM É MUITO SIMPLES É SÓ PEDIR PARA SAIR....

Outra coisa... Não é o curtume que vai a casa das pessoas pedir, implorar para elas ir trabalhar ali, é as pessoas que vão até o curtume... o curtume não obriga ninguém a trabalhar ali... Trabalha quem quer, quem precisa....

Como bem sei hj o curtume é a última opção para muita gente, se a cidade estivesse cheia de empregos o pessoal não estaria indo trabalhar no curtume...
Se as cidades vizinhas dessem empregos para este pessoal eles não estariam ali hoje....
Só para conhecimento....NA FRENTE DO CURTUME TEM UMA PLACA BEM GRANDE VERDE DA FEPAM.... (passam e leiam-à)....

12 de fevereiro de 2011 12:17  
Anonymous Anônimo disse...

para o comentario das 10:34h
volta para a escola analfabeto.

12 de fevereiro de 2011 12:20  
Anonymous Anônimo disse...

Pessoas fumam adoidadas e ficam doentes, mas a culpa é do chaminé do curtume, não delas que parecem chaminés ambulantes!
Tudo de ruim que acontece é por culpa do curtume! É muito fácil jogar sempre a culpa no curtume!
Às vezes, mal dá para respirar pelo cheiro de esterco de porco, mas a culpa é do curtume!
O curtume é uma empresa que gera empregos e que movimenta o comércio de Tapera. Sem ele nós teremos uma cidade fantasma!

12 de fevereiro de 2011 15:42  
Anonymous Anônimo disse...

Ao comentário do dia11 de fevereiro de 2011 20:23
Senhor SARICO, pois se estas pessoas que publicam algo em seu blog , não querem saber se escrevem bem ou se tem o grau de escolaridade que o senhor tem, ou vc quer que somente pessoas formadas, com doutorado, mestrado....postem comentários ?????

12 de fevereiro de 2011 16:26  
Anonymous Anônimo disse...

Ao comentário do dia11 de fevereiro de 2011 20:23
Senhor SARICO, pois se estas pessoas que publicam algo em seu blog , não querem saber se escrevem bem ou se tem o grau de escolaridade que o senhor tem, ou vc quer que somente pessoas formadas, com doutorado, mestrado....postem comentários ?????

12 de fevereiro de 2011 16:26  
Anonymous ADELE disse...

sarico se você não é contra o cortume, por que vai contra seus princípios.Então comente sobre onde estão os empregos de tapera, ou há uma maldição da velha Tapera.Que pelo menos não haveria tantos jovens pertidos nas drogas.Onde está o prefeito que não traz empresas para nossa cidade????????????

12 de fevereiro de 2011 23:26  
Blogger Sarico disse...

Adele (12.02 - 23:26),
A questão de empregos em Tapera é crítica e não é de hoje e, infelizmente não depende dos trabalhadores. Mas, o prefeito está ciente do problema e saberá da sua reivindicação e, certamente, acelerará o processo de criação de emprego e renda. A questão é torcer para que tudo acabe bem e que tenhamos emprego, renda e um bom lugar para vivermos. Afinal, nós merecemos isso.

13 de fevereiro de 2011 00:50  
Anonymous Anônimo disse...

Estou indignado com a falta de informaçao das pessoas, pelo fato de fazerem comentários por fazer, sem nenhum conhecimento da realidade de Tapera com relação a trabalho. Do inicio de 2010 pra cá só não trabalha quem não quer, ou esta com problemas de saude, ou é preguisoso, a não ser que queira escolher serviço. Vejamos algumas informações, e após elas podem tirar suas conclusões. Muitos não querem trabalho e sim emprego, começa mal ai, qual patrão vai querer. Na construção civil, a Prefeitura deve ter mais de 10 obras em andamento, nas maiores as licitações, por questão de legislação, foram vencidas por empresas de fora (ai sem comentários com relação as nossas), porém estas empresas gostariam de pegar mão de obra daqui, mas nosso pessoal não quer, quando oferecido trabalho, vem de fora trabalhar nesta area, hoje mais de 100 pessoas, umas das empresas fez uma concretagem num sabado pela manha, e pediu para seus cinco funcionários taperenses fossem trabalhar, não apareceu nenhum, apenas dois foram lá naquela manha pedir vale, enquanto os de fora, junto com o empresário estava dando duro. Numa outra obra da prefeitura, um funcionário daqui, no final do dia quis levar pra casa, as ferragens que armau para a obra, elegando que queria fazer uma construção em casa. Grande parte do nosso pessoal não tem persistencia no trabalho, estão muito mal acostumados acham que em outros lugares tudo é fácil e as pessoas ganham dinheiro sem trabalhar, o que as pessoas de bom senso sabem que não é assim. Um outro empresário, particular, também da construção me falou que tem cinco funcinários, 3 daqui 2 de fora, os daqui não persistem, só sabem exigir. Ouvi uma entrevista do prefeito a poucos dias onde falou que nos dois ultimos anos em torno de 55 funcinários estáveis (de todas as áreas) da PM, pediram as contas. Outra, nos concursos que a PM tem realizado, nas mais diversas áreas, tem passado muita gente vindo de outras cidades, e ai são várias pessoas que vem trabalhar aqui, porque os de casa ou não se preparam, ou só sabem reclamar, ou exigir, evidente que isto não é regra geral, mas é a realizade. No próprio curtume devem hoje estar vindo principalmente de Espumoso e Selbach, bem mais de cem pessoas. Estão falando muito em o Prefeito trazer empresas, pra que, se poucos efetivamente querem trabalhar, para vir mais gente de fora morar aqui, e ai infraestrutura para este povo, só mais problemas. Assim mesmo o, município de Tapera através de administração municipal, com apoio do Conselho de Desenvolvimento Economico, e aprovado pela Camara de Vereadores, trouxe recentemente duas empresas de fora, ja instaladas, uma vinda de Lagoa dos Três Cantos, outra de Não Me Toque. Mais, outras quatro empresas da cidade receberam, dentro da Lei, áreas para sua expansão, e ou para sairem do centro, podendo assim ampliar suas atividades, criando mais oportunidades de trabalho. Sabemos ainda da várias outras negociações de empresas que estão recebendo apoio da administração municipal, ou para ampliarem seus emprendimentos, ou se instalarem aqui. E ai ficar ai falando que não esta acontecendo nada, que não tem emprego etc. conversa mole, ou para encher linguiça, ou por ser sempre do contra mesmo. Desemprego, por desemprego, pode ter, e tem em toda parte, mas as pessoas tem que se preparar, se aperfeiçoar, participar dos cursos de formação, e capacitação que acontecem toda hora, alias não tem acontecido mais por falta absoluta de candidato além de iniciativas, para emprendimentos próprios que todo cidadão pode fazer, isoladamente ou em parcerias. até...

13 de fevereiro de 2011 13:27  
Anonymous Anônimo disse...

13:27, é bem isso ai.
O taperense não gosta de trabalhar e isso deve ser reflexo das administrações paternalistas que sempre DERAM tudo ao povo.
Experimente arrumar um trabalhador para serviços gerais na cidade. Não tem.

13 de fevereiro de 2011 13:46  
Anonymous Anônimo disse...

Sarico, dia desses contratei dois rapazes para fazer um trabalho aqui em casa, coisa de dois dias. Os dois vieram, mas no segundo dia um não veio e o que veio, para não ficar sozinho, inventou uma desculpa com sua mulher e foi para casa. Na quarta de manhã os dois vieram para me cobrar. Eu me tapei de nojo.

13 de fevereiro de 2011 13:51  
Anonymous Anônimo disse...

O nosso povo não sabe pensar ele só aprendeu a pedir e a exigir as coisas do poder publico, qundo é para arregasar as mangas e lutar por aquilo que se quer, dai a empresa é ruim, o prefeito nao da sa minima e assim vai.
POVINHO MEDIUCRE AS COISAS MUDARAM e nossas cabeças mais do que nunca tambem devem mudar, hoje o cortume esta ai e a cidade cresceu ao redor do mesmo, se esta ruim somos gente civilizada montem uma comissão e tenten um dialogo, pois estes disque disque em blog ou nas esquinas não levam a nada só servem para acumular energia negativa e espalhar desavenças.
Vc. já se pergun taram o porque tanta gente de espumoso e Selbach estão trabalhando no cortume. Acredito eu que estas pessoas vem até aqui com o intuito de trabalhar e não sé de receber o salário. Muitas das pessoas do nosso municipio não querem trabalho o que elas querem é emprego mas sem compromisso.E segundo comentários a promisquidade dentro do cortume é muito grande então me responda e4stas mulheres vão para tarbalhar ou o que vão fazer.Peço desculpa as que não se enquadram neste fato pois sei tambem que tem muita gente boa.
Portanto muinha gente deixem de mesquinharia e deixem o tal de cortuma trabalhar.

15 de fevereiro de 2011 01:36  
Anonymous Anônimo disse...

O motivo de tantas pessoas sem vontade alguma de trabalho ,de tantas pessoas ao redor da praça central nos horarios de trabalho , é falta de vontade mesmo , como já comentaram , vc não encontra ninguem para fz serviços domesticos e outros , todos só querem receber o vale ,e depois some ! é muita vila.... muita vila e nenhuma vontade de fz cursos , tropa de vad..........

15 de fevereiro de 2011 09:58  
Blogger Ana Letícia disse...

Meu Deus.... Vamos começar a nos identificar, pois é bom falar, como anônimo, mas que tal ter coragem e colocar o nome.....

Quanta baixaria....
É o curtume (empresa maléfica, indústria do câncer,e agora pessoal de vila...)
Aonde essa baixaria vai parar, vamos ofender mais quem?

O Fedorento sustenta familias, e as vilas sustentam o comércio de tapera.

Estou até sem palavras de tanta indignação com alguns comentários maldosos da "alta sociedade" se for. isso é para o último comentário que fala do pessoal da vila. Pessoal sem vontade de trabalhar tem em qualquer lugar...

15 de fevereiro de 2011 21:50  
Blogger Sarico disse...

Oi, Ana Letícia (21:50),
Muito bem colocado. O que está faltando aqui são idéias. E onde faltam idéias sobra má educação e apelação e isso não é bom para ninguém. Podem até falar anonimamente, se quiserem, mas vamos parar de apelar, por favor. Um amigo paulista me escreveu num e-mail pedindo se aqui tinha escola. Veja a visão que tem quem não nos conhece. Vamos manter o nível e mostrar que somos educados. Muito educados. Outra coisa. Centro, bairro ou vila não importa, importa é que somos todos taperenses, seja legítimos ou adotados.

15 de fevereiro de 2011 22:06  
Blogger Ana Letícia disse...

Obrigada Sarico, esperamos que isso desperte o bom senso de povo taperense.

15 de fevereiro de 2011 22:12  
Anonymous Anônimo disse...

Sarico, também sou favorável à discussão de idéias e do alto nível no debate, porque isso engrandece um povo e nós taperenses somos um povo grande, pelo menos quando queremos. Chega de baixarias, nós não merecemos isso. Precisamos, sim, caminhar para frente, sempre e juntos. Parabéns pelo teu trabalho. (MA)

15 de fevereiro de 2011 23:17  
Anonymous Anônimo disse...

Vem cá. Os moradores, que se sentem prejudicados pelo mau cheiro e a fumaça do Curtume, já formaram uma comissão para ir até a empresa conversar? Vão até lá, ouçam o que ela tem para lhes dizer, e falem a ela sobre seu sofrimento e o que vocês querem. Será que é alto o grau de dificuldade para isso? Ôoooo, meu povo. Você de mata.

16 de fevereiro de 2011 10:35  
Anonymous Anônimo disse...

o povo educado de tapera agora é pixador de paredes pois o curtume pintou suas paredes e alguns marginais escreveran frases falando que o curtume tem que fechar pesoas desse nivel merrecen morrar em tapera ? forra da nossa cidade pixadores safados, com certesa se fossem trabalhadores não terian tempo de estragaren o patrimonio alheio, cadeia neles

24 de fevereiro de 2011 20:53  
Anonymous Anônimo disse...

Penso que tem coisa bem maisimportante para se preocupar em Tapera,com porexemplo: infra estrutura da cidade, drogas, geração de emprego... Oque cada um dos críticos do curtume está fazendo para melhorar isso? Criticar é fácil, eu quero ver fazer!!

14 de fevereiro de 2012 00:28  

Postar um comentário

Voltar ao blog



Posts mais recentes Posts mais antigos

 
Google
 

?timos Posts

Pai irresponsável
O perigo do subterrâneo
Onde o lixo não é problema
Cadê os valentes?
Pinóquio
2011, incrível
Vem ai o Plano Nacional de Banda Larga
Eleições 2012 em Tapera
Irresponsabilidade ao volante
Diferenças entre estrelas

Arquivos

Agosto 2010 Setembro 2010 Outubro 2010 Novembro 2010 Dezembro 2010 Janeiro 2011 Fevereiro 2011 Março 2011 Abril 2011 Maio 2011 Junho 2011 Julho 2011 Agosto 2011 Setembro 2011 Outubro 2011 Novembro 2011 Dezembro 2011 Janeiro 2012 Fevereiro 2012 Março 2012 Abril 2012

 

 

 

WM INTERNET