ff

Blog do Sarico - (54) 8135 1778 - fabiocrestani11@gmail.com
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
Recorde de comentários

A matéria sobre o mau cheiro e a fumaça provocados pelo Curtume Tapera, que está incomoda moradores próximos a ele e que estão fazendo um abaixo assinado para entregá-lo ao Ministério Público pedindo providências, superou as expectativas do Blog. Fiz duas matérias sobre o assunto e nas duas houve grande participação dos internautas. Na primeira, “Mau cheiro e fumaça continuam em Tapera. População vai se mobilizar”, postada em 08 de fevereiro, teve 100 comentários, e na segunda, “Mais Curtume”, postada em 11 de fevereiro, teve 70 comentários. No total foram feitos 170 comentários sobre o tema. Lembro que exclui outros 67 por conter algum tipo de excesso. Ao todo, foram 237 comentários, que certamente deve ter batido o recorde no site tapera.net. E quantas pessoas acessaram o blog, leram a noticia, mas não se manifestaram? E pelo que se vê os comentários não param.

O que verifiquei nas matérias é que houve um bom debate sobre o tema, com boas opiniões e idéias, coisas que engrandecem nossa terra e nossa gente, mas houve também muita bobagem e excessos, que não nos engrandecem.

Tem gente que leva a coisa a sério, mas tem quem leva na brincadeira e outros ainda que gostam de ver o “circo” pegar fogo como se isso não fosse ruim para o conjunto. A idéia não é falar de manifestações, mas de números.

Acho que está de bom tamanho para quem faz um blog por diversão e porque gosta de escrever. Não tenho compromisso de escrever sobre o que acontece diariamente em Tapera e no mundo, como um jornal eletrônico. A idéia é escrever sobre o que acho importante e para saber o que pensam meus amigos e internautas.

Parabéns a todos nós que fizemos o Blog.

Postado por Sarico as 09:19 e tem 33 comentarios
33 Comments:
Anonymous Anônimo disse...

Parabéns também a vc grande Sarico que a cada dia vem atendendo mais e mais as informações. Claro que tem aqueles que escrevem comentários impróprios e alguns levam na brincadeira, mas o assunto foi muito importante e a maioria debateu de forma civilizada, e como vc falou certos comentarios nem foram postados!
Parabéns pelo belo trabalho!
Abraço amigo!

21 de fevereiro de 2011 09:53  
Anonymous Anônimo disse...

Sarico não podemos nem pensar em fechamento desta empresa oque será de Tapera se está empresa parar,com muito dialogo os diretores desta empresa e as autoridades acharão uma soluçao para este problema que não é tão grande assim, acho que um grupo pequeno de pessoas estão colocando lenha no fogo, mas para o bem de Tapera e toda a sua população este incendio com certesa irá apagar. abraço grande Sarição.

21 de fevereiro de 2011 13:08  
Anonymous Anônimo disse...

Não precisa de diálogo. Precisa é investir em filtros para reduzir a poluição. Se a empresa está quebrando e/ou vai fechar de qualquer maneira, que ponha logo esses filtros. A falta 400 empregos de 1000 reais não vai quebrar a economia de Tapera. Quem sabe depois até os empresários resolvam investir na cidade com o ar mais limpo...

21 de fevereiro de 2011 13:54  
Anonymous Anônimo disse...

Gordo, tu tá mandando vê, hem? PARABENS!

21 de fevereiro de 2011 14:25  
Anonymous Anônimo disse...

Sarico, para resumir:

Perdeu quem estava acostumado a falar e mandar os outros calarem a boca!

Obrigado, e mantenha o ótimo nível.

21 de fevereiro de 2011 14:58  
Anonymous Anônimo disse...

O número recorde de comentários se deve a esse assunto que cheira mal.
Ninguém pode falar , ninguém pode reclamar, temos que ficar quietos...
Quando abre um canal que as pessoas possam colocar suas queixas, o assunto jorra, escorre, deixando todos pasmos.
Apesar disso, o problema Curtume continua e a população quer soluções.
Não adianta as autoridades se esconderem atras de suas mesas como se não fossem com eles. O recado é claro: queremos soluções, não enrolações.
O CURTUME FEDE!

21 de fevereiro de 2011 15:17  
Anonymous Anônimo disse...

Então essa indústria da pobreza se gava de colocar 450mil por mês no comércio.É uma miséria em relação ao dano que causa ao meio ambiente e a saúde das pessoas.Qto. que a STARA,SFILL e outras empresas da região pagam de salário a seus colaboradores.450mil é uma miséria e o pior que tem gente achando bom.Acordem autoridades.

21 de fevereiro de 2011 15:19  
Anonymous Anônimo disse...

Como sempre, a direção do Curtume pisa no calo de todos nós, citando sempre a quantidade de empregos e os salários que pagam. Tudo bem, Tapera precisa desta empresa, mas não se pode prejudicar a saúde de toda uma população em decorrência disso. Numa cidade pequena, com uma única indústria, seria bem mais fácil e correto resolver o problema do que empurrá-lo com a barriga em virtude das pessoas que necessitam de emprego.

21 de fevereiro de 2011 16:27  
Anonymous Anônimo disse...

Sarico meu grande amigo parabéns pelo sucesso do Blog. Agora só da você. Desejo que continue sempre abordando temas polêmicos, pois quem está na chuiva é para se molhar, e quem quer ter sucesso na carreira tem que ouvir e postar as opiniões independente do lado que estão. Como você não tem comprometimento com ninguem é assim que você faz.E a prova está aí, seu Blog está em alta. Parabéns

21 de fevereiro de 2011 17:06  
Anonymous Anônimo disse...

Em Tapera é simplesmente impossível curtir a Natureza. Hoje segunda feira dia abafado, aguardamos ansiosamente uma chuvinha gostosa cair , ao que de repente ela aparece calmamente. Vou a janela para sentir seu cheiro, advinha está nosso Fabuloso Fedorento para estragar tudo como sempre. Ao invés do cheiro da chuva sinto fedor de curtume. É impossível ser feliz desse jeito.

21 de fevereiro de 2011 17:49  
Anonymous Anônimo disse...

Sarico, teu blog ta bombando cara, ta matando a pau!
PARABÉNS pela seriedade, respeito e consiferação com a nossa população, sentimos orgulho a cada dia de visitar o teu blog que já é um grnade sucesso!

21 de fevereiro de 2011 19:06  
Anonymous Anônimo disse...

E quando não tiver mais o que falar sobre o Curtume (se é que ainda tem), o que será do Blog?

Muito tenso...

21 de fevereiro de 2011 19:55  
Blogger Sarico disse...

Ai vamos procurar outros assuntos porque está cheio de temas à nossa volta e que não são explorados. Vamos expandir o Blog. Que acham?

21 de fevereiro de 2011 20:00  
Anonymous Anônimo disse...

Primeiro parabéns pelo trabalho. Conduzido de forma séria, como é o caso, o blog é um importante espaço onde a comunidade pode interagir e deixar sua opinião.

Agora vou jogar lenha: quantas pessoas vocês conhecem que ficaram doentes por causa do cheiro ou da fumaça do curtume?

Isso que estão dizendo é coisa muito séria. Quero ver o estudo sobre isso.

21 de fevereiro de 2011 20:04  
Anonymous Anônimo disse...

Ao das 19:55 o blog vai continuar.Acho que o dono não tá na gaveta de ninguém.E pra variar um pouco, vô durmi de novo respirando o fedor podre do curtume.

21 de fevereiro de 2011 20:11  
Anonymous Anônimo disse...

É isso aí Sarico, embora esse assunto sobre o Curtume seja importante debater, já tá ficando chato sempre ler a mesma coisa.

Ideias...

21 de fevereiro de 2011 20:11  
Anonymous Anônimo disse...

Venha visitar Lagoa dos Três Cantos, cidade das buvas ou seja, capoeiras, sem falar da falta de iluminação pública, POR FAVOR, VENHA CONHECER A REALIDADE DE LAGOA DOS TRÊS CANTOS, A LAGOAFEST É EXCEÇÃO. Esperamos pela mudança, e se isso não resolver, ADEUS LTC.

21 de fevereiro de 2011 20:40  
Anonymous Anônimo disse...

"Isso que estão dizendo é coisa muito séria. Quero ver o estudo sobre isso."
Nao ha estatistica sobre isso, pelo menos nao que de acesso ao povo.
Na proxima consulta ao medico peca para ver o nivel de zinco, cádmio, mercúrio e chumbo. Vc podera ter uma surpresa.

21 de fevereiro de 2011 21:04  
Anonymous Anônimo disse...

Fabuloso Fedorento !
huahuahuahau, boa essa!

21 de fevereiro de 2011 21:35  
Anonymous Anônimo disse...

Boa noite a todos os Taperenses.Durmam, como sempre, com o fedor dessa indústria do mal.E aos, colaboradores semiaculturados, sobrevivam, com esse salário de fome que o fedorento lhes paga.DEPOIS GASTEM ESSA MISÉRIA QUE O FEDORENTO LHES PAGA EM FARMÁCIA.A ignorância é que atravanca o progresso população da cidade "curtura".Dá-lhe fedorento ninguém te segura.

21 de fevereiro de 2011 22:55  
Anonymous Anônimo disse...

Concordo com 20.04 desde que o curtume existe milhares de pessoas já morreram em Tapera me apontem uma que foi por decorencia do cheiro do curtume, tenho 50 anos nunca entrei dentro do patio do curtume mas sei o quanto esta empresa representa para o municipio. vão se lascar quem não tem oque fazer.

22 de fevereiro de 2011 07:46  
Anonymous Anônimo disse...

Alguem conhece Bocaina, SP, com 10.565 habitantes?

É, tem curtume e cheiro ruim. Gera 4.000 empregos. Olhem o que diz o promotor: "O setor dá emprego e é importante para a cidade. Mas o vizinho que mora na casa do lado tem o direito de respirar ar puro"

Leia o que diz um químico que presta consultoria para empresas em Bocaina: "mesmo em água corrente, o resíduo de curtume varre a vida por onde passa, causando a morte instantânea de qualquer ser vivo, seja bactéria, peixe ou planta"

De acordo com Elizabeth Nascimento, professora de toxicologia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), a maioria dos trabalhadores de curtumes sofrem de alergias na pele e é muito comum apresentarem rinite alérgica. A permanência prolongada em ambientes onde o cromo é utilizado pode levar à inalação de grandes quantidades da substância, aumentando os riscos de desenvolver câncer de pulmão

Como todo metal pesado, o cromo se acumula no organismo devido ao contato direto ou ao consumo de água e de alimentos contaminados, podendo ao longo dos anos causar falência de órgãos, como os rins, e até levar à morte.

Muitos moradores reclamam da poluição, que pode ser aferida até pelo cheiro. O nariz e os olhos ardem, é insuportável. O que os moradores chamam de "cheiro de ovo podre" é o gás sulfídrico. Ele entra nas casas pelas tubulações de esgoto, que fazem parte do mesmo sistema que recolhe parte dos efluentes das empresas beneficiadoras de couro. Esse gás, além de malcheiroso, é letal em altas concentrações.

Monte Aprazível é uma cidade cercada pelo mau cheiro do gás sulfídrico, produto tóxico com cheiro semelhante ao de ovo podre despejado na atmosfera pelo curtume Minerva.

O problema, dizem os moradores, se acentua no início da noite. “Chega a hora da janta e a gente nem consegue comer de tanta carniça. Tem dia que dá dor de cabeça e enjoo”.

De acordo com o professor do departamento de química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Alzir Azevedo Batista, o gás sulfídrico, derivado do enxofre, é altamente tóxico. “É mais prejudicial à saúde do que o monóxido de carbono”, diz. Em altas concentrações, o gás pode provocar danos permanentes no sistema nervoso e paralisar os pulmões.

E daí, ainda pensa que pode ficar tudo como está?

22 de fevereiro de 2011 13:32  
Blogger Sarico disse...

REPETINDO PELA ENÉSIMA VEZ:
Somente a matéria é do editor. Os comentários não.

22 de fevereiro de 2011 13:51  
Anonymous Anônimo disse...

Qual o direito mais importante:
- O direito a saúde ou
- O direito ao emprego?

Tapera balança entre essas duas opções já faz um tempo. Uma parte da população pende para um lado, outra para o outro.
O tempo passa e a comunidade não consegue se definir.

Ter trabalho e não ter saúde
Ter saúde e não ter trabalho

22 de fevereiro de 2011 19:36  
Anonymous Anônimo disse...

E o fedor continua.Até quando teremos que conviver com essa poluição e crime ambiental que essa empresa maligna comete.E a justiça e a Fepam não se manifestam, ou melhor, tão cega de vez.Não aguento mais esse fedor tá na hora da população se manifestar.

23 de fevereiro de 2011 16:44  
Anonymous Anônimo disse...

Novo estudo demonstra que poluição do ar pode causar ataques cardíacos e diabetes.

24 de fevereiro de 2011 10:54  
Anonymous Anônimo disse...

Ce é cego, mano? Olha os número lá. Tá crivado de comentários.

24 de fevereiro de 2011 12:53  
Anonymous Anônimo disse...

SAÚDE VERSUS TRABALHO?
IGNORÂNCIA DEVERIA TER LIMITE!!
QUEM NÃO TEM SAÚDE = LÓGICA... = NÃO VAI TRABALHAR = LÓGICA SOCIAL = QUEM PAGA A CONTA???AHAHAHAH PRECISA ESCREVER a RESPOSTA (que são incontáveis, INSS = nós) pro ignorante que está na dúvida?
obs: ignorante: "adjetivo de dois gêneros
1 que desconhece a existência de algo; que não está a par de alguma coisa"(dicionário houaiss) não necessariamente "BURRO"...ahahah
exemplo: silogismo(lógica) premissas + conclusão por DEDUÇÃO...LOGO IGNORANTE...só rindo...ahahaha
PRECISA ARGUMENTAR COM LÓGICA AMIGO...pra simplificar: quem fica doente pode trabalhar??? agora deu pra entender??

24 de fevereiro de 2011 22:23  
Anonymous Anônimo disse...

Olha só, Sarico!!! Será que o comunicado do curtume no outro blog é uma "confissão" do "curtume" quanto a contaminação do arroio Tapera??? bahhh!!! Quem será que avalizou o ajuste de conduta dessa empresa mortífera na cidade de Tapera??? Será que o Ministério Público está dormindo nas "palhas"? Cadê a Multa? cadê a fiscalização? Será que ta todo mundo comprometido? ACORDA PROMOTOR!!! QUEM MAIS ALÉM DA EMPRESA TEM INTERESSE?

25 de fevereiro de 2011 14:16  
Anonymous Anônimo disse...

Oi Sarico! será que o Leonardo lê o teu blog? Não escrevo lá, porque ele passa "pito" nos colaboradores, diz que quem escreve precisa provar e etc e tal...assim deixo um comentário pra ele no teu que parece ser mais fléxivel e democrático (sem ser tendencioso) para com os colaboradores (liberdade de expressão)...obrigad pelo espaço aqui no teu blog.

CARISSÍMO "JORNALISTA" LEONARDO!!!O COMUNICADO ABAIXO SERIA MERECEDOR DE APLASOS:

"CURTUME COMUNICA QUE ESTÁ SE RETIRANDO DA CIDADE POR RECONHECER QUE NÃO DESEJA MAIS FAZER MAL AOS CIDADÃOS TAPERENSES E POLUIR A CIDADE."
obs: certamente tu serias o primeiro a dar a boa notícia, né? tá que tu não gostaria muito...masss

25 de fevereiro de 2011 17:47  
Anonymous Anônimo disse...

Para o das 17:47 O Leonardo jamais postaria um comentário desse acima porque só posta o que lhe agrada. Ele é a favor do curtume. Se for criticar a empresa jamais ele posta. Motivo pelo qual está perdendo credibilidade.Basta comparar o numero de comentários do Blog dele para o Blog do Sarico e ver a diferença. Lá ninguem mais comenta nada, muito pouco. Grande Sarico continue assim!!!!

25 de fevereiro de 2011 17:59  
Anonymous Anônimo disse...

A questão, do que se diz jornalista(formado em que faculdade?), do outro blog em relação ao "curtume fedorento" é financeira.afinal, aonde trabalha esse pseudojornalista, não é na prefeitura.então ta tudo explicado.Esse cara deveria ser denunciado na ABI por exercício falso de uma profissão, e o pior que o mesmo diz que tem um registro de jornalista, pasmem isso é rídiculo.

25 de fevereiro de 2011 21:47  
Anonymous Anônimo disse...

Sinceramente eu não entendo porque tanta ira de alguns anonimos contra o curtume,será que não é algum recalcado por alguma coisa,ou talves todos esses comentarios contra a empresa seja a mesma pessoa ou pessoas, talves sejam o pato donald nadando em dinheiro para empregar toda este pessoal que trabalha lá.

26 de fevereiro de 2011 07:18  

Postar um comentário

Voltar ao blog



Posts mais recentes Posts mais antigos

 
Google
 

?timos Posts

Campanha publicitária do Citibank espalhada pela c...
Seriedade
O seu trabalho pode ser simples, mas é de muita im...
Crescimento dos tributos no Brasil
Enfim a manifestação do Curtume
Carnaval 2011
Horário de Verão
Recém nascido é salvo em córrego
Eleição em Tapera
Sino problema

Arquivos

Agosto 2010 Setembro 2010 Outubro 2010 Novembro 2010 Dezembro 2010 Janeiro 2011 Fevereiro 2011 Março 2011 Abril 2011 Maio 2011 Junho 2011 Julho 2011 Agosto 2011 Setembro 2011 Outubro 2011 Novembro 2011 Dezembro 2011 Janeiro 2012 Fevereiro 2012 Março 2012 Abril 2012

 

 

 

WM INTERNET