domingo, 13 de março de 2011
As bandeiras do Piratini
|
Na tarde de quinta-feira (10), por volta de 13h, passei em frente ao Palácio Piratini, em Porto Alegre, e chamou minha atenção o posicionamento das bandeiras a frente da sede do governo gaúcho.
Como as bandeiras ficam de frente para o povo, e não ao contrário, como a maioria das pessoas pensa, seu posicionamento obedece a uma ordem de importância. A mais importante é a bandeira do Brasil, e não poderia ser diferente, depois a do Estado e na sequencia as demais conforme seu grau de importância, sempre obedecendo o posicionamento pelo número de pavilhões.
No caso do Piratini, havia três bandeiras, assim a do Brasil deveria ficar no centro e, portanto estava correta; a do Rio Grande do Sul à direita e a do Mercosul à esquerda, e não como estão posicionadas na foto.
Agora, fica a questão. Qual a segunda bandeira mais importante: a do Estado ou a do Mercosul? Claro que é a do Estado, sempre, assim ela deveria estar à direita da bandeira do Brasil e não à esquerda, como aparece na foto.
Postado por Sarico
as 14:05
e tem
6 comentarios >
|
|
Sarico. Lamento informar mas as bandeiras estão corretas. A do Mercosul é mais importante do que a do estado. ok. Apenas para contribuir com teu maravilhoso blog.
bola fora sarico, até entendo tua vontade de criticar tudo que é do governo PT, até a colocação das bandeiras. mas te informa primeiro, a NET está aí oara isso. A colocação das bandeiras esta correta
Andei udando ma pesquisada na internet e encontrei muitas coisas sobre o assunto, mas nada claro, definitivo. Então, perguntei a um colega que trabalha com cerimonial e ele me indicou o site (www.patriotismo.org.br) para me informar a respeito. Em contato com eles, me informaram o seguinte: “A questão ainda é controversa, porquanto embora a obrigatoriedade do hasteamento da Bandeira do Mercosul em alguns locais (art. 13 da Lei 5.700/71 com a redação dada pela Lei 12.157/09), a condição de símbolo de organização (bloco econômico-comercial) não outorga a essa bandeira precedência sobre as demais, de outros Estados”. Sendo assim, a bandeira do Estado deve ficar a direita da bandeira do Brasil.
Também fiz uma consulta ao cerimonial do Palácio do Planalto para obter mais informações e estou no aguardo da resposta.
O correto é :
Bandeira do Brasil no meio, do Estado à direita, do município à esquerda e a do Mercosul ao lado da bandeira do Estado.
E no caso de três bandeiras: a do Brasil no centro, a do Estado à sua direita e a do Mercosul à esquerda. As bandeiras do Piratini estão colocadas de forma errada. Certo o Sarico.
Os dois comentários anteriores estão corretos.
Ainda que fosse cerimonial lá no Palácio do Planalto em Brasília, o governo Federal "deve respeitar" o Estado "local".
Pois a territorialidade dos Estados e Municípios deve "prevalecer", nesse caso, deve ter "espaço" maior nos dois lados para as "outras" bandeiras, todas em "ordem de importância" conforme o "evento" realizado.
Postar um comentário
Voltar ao blog