ff

Blog do Sarico - (54) 8135 1778 - fabiocrestani11@gmail.com
quarta-feira, 1 de junho de 2011
Uma justa homenagem

Nesta questão de homenagens que um município presta a uma pessoa, seja ela natural dele ou não, é bastante delicada. Em minha opinião um município deve homenagear quem efetivamente fez algo em prol dele ou de sua gente.



Na semana passada, no programa Realidade, da Rádio Cultura, o vereador Rogério Luis Kloeckner (PP) falou sobre o projeto de lei (001/11), de sua autoria, onde sugere ao executivo que dê o nome de Gremhilda Helena Kern ao Centro de Convivência do Idoso (CCI), recém inaugurado. Conhecendo a Dona Gremilde, como era conhecida e também o seu trabalho, digo que ai está uma justa homenagem a quem de fato fez por Tapera.



A Dona Gremilde, que trabalhou na Prefeitura entre 1975 e 1995, foi a primeira pessoa a trabalhar na Assistência Social do município, na antiga LBA (Legião Brasileira de Assistência), que funcionava onde hoje está o CCI, abaixo da EMEI Criança Feliz. Naquela época havia no lugar uma casa de madeira, pintada de azul e amarelo, e nela Dona Gremilde e sua equipe trabalhavam cuidando das pessoas carentes do município. Antes da EMEI havia ali o CCAST (Conselho Comunitário de Assistência Social de Tapera).



Lembro da Dona Gremilde trabalhando na Vila Brasília, então a vila mais pobre da cidade e que hoje nem de longe lembra a carência de 30 anos. Em épocas de vacinação, de enchentes, vendaval ou qualquer outra mobilização, lá estava ela a postos puxando a frente nos trabalhos. A mulher também ajudou muita gente a sair de suas casas na barranca do Colorado, na divisa com Selbach, quando o rio subia durante as fortes chuvas. Realizou muitas campanhas de arrecadação de roupas e de alimentos e também ajudou a dar banho e trocar a roupa de necessitados e doentes.



Apesar do trabalho humano realizado, Gremilda Kern tentou várias vezes uma cadeira no legislativo taperense, porém, parece que o povo não a queria na Câmara de Vereadores, mas na Assistência Social, como um anjo da guarda.



Dona Gremilde prestou grande trabalho à comunidade taperense e por isso merece esta homenagem. Tomara que o legislativo aprove o projeto e o executivo o promulgue. É uma justa a homenagem para quem verdadeiramente fez por Tapera. E parabéns ao vereador Rogério Kloeckner pela idéia e pelo resgate da maméoria de alguém importante que participou efetivamente da história do nosso município.


Postado por Sarico as 20:18 e tem 31 comentarios
31 Comments:
Anonymous Anônimo disse...

É isso aí Sarico!
Homenagear pessoas que realmente fizeram algo por Tapera e não homenagear pessoas pelo que tem ou seja pelo puxa-saquismo, como na maioria das vezes acontece.

1 de junho de 2011 22:31  
Anonymous Anônimo disse...

JUSTA E MERECIDA HOMENAGEM A UMA PESSOA TÃO SOLIDÁRIA COMO FOI DONA GREMILDE.

1 de junho de 2011 23:32  
Anonymous Anônimo disse...

Quando era pequeno, lembro que a nossa empregada tinha sua mãe doente, com o corpo cheio de feridas, e ninguém queria trocá-la e dar-lhe banho. Nossa mãe contou que a Gremilde ia lá para tirar a roupa da senhora, dar-lhe banho, trocá-la e até medicá-la. A Gremilde, que eu conheci, merece essa homenagem, sim. Quem fez faz por merecer uma Homenagem, daquelas para orgulhar uma família. E parabéns ao Rogério Kloekner pela lembrança.

2 de junho de 2011 07:47  
Anonymous Anônimo disse...

Realmente a dona Grehmilda foi uma soma na luta pelas pessoas que realmente necessitavam de ajuda e para essas pessoas que precisamos lembrar e dar essa homenagem a ela á muito mais que justa e o vereador lembrar dela foi muito bom pois as vezes somente lembramos de pessoas que como disse outro comentario para puxar saco, mas aqui é pelo trabalho realizado na nossa comunidade, parabens!

2 de junho de 2011 07:52  
Anonymous Anônimo disse...

Concordo contigo Sarico! já no município de Selbach, tem vereador querendo homenagear um tal de Gauchinho, alguém já ouviu falar dessa figura? Vito Knob, alguém conhece? Foni Werlang, o que fez?. Estão banalizando as homenagens, nivelando por baixa.

2 de junho de 2011 08:11  
Anonymous Anônimo disse...

Tapera prestou homenagens a algumas “personalidades” que constrangeram a comunidade. Não se pode banalizar uma homenagem a um filho da terra ou de “criação” que fez pelo município e por sua gente. Essa homenagem a Gremilde é justa. Parabéns ao vereador Rogério e a família da Gremilde.

2 de junho de 2011 08:31  
Anonymous Anônimo disse...

Sempre lembro da Gremilda com aquele fuquinha vermelho, cabelo branquinho correndo para cima e para baixo, sempre em prol da comunidade, sempre pensando em ajudar o ser humano a ter dignidade, e hoje, quantas gramildas nos temos em nosso meio fazendo a diferença, parabens a familia e muito bem lembrando roge, parabens!

2 de junho de 2011 09:01  
Anonymous Anônimo disse...

Olha ai, até que enfim uma homenagem justíssima a essa ilustre Taperense que fez da sua vida um ensinamento para todos nós, que respeitar o proximo e ajudar glorifica a gente e agora ela tem a sua homenagem feita, gostei muito!

2 de junho de 2011 11:29  
Anonymous Anônimo disse...

Tenho muitas lembranças da Gremilde,sem hora prá sair de casa e sem hora prá voltar prá casa,onde ela estava??nas vilas fazendo o bem prá alguém...AH!!!sempre com seu fuquinha,pagando sua gasolina...agora não vão até a esquina se não com um carro OFICIAL...VALEU GREMILDE...

2 de junho de 2011 13:32  
Anonymous Anônimo disse...

Bastava uma Gremilde secretariando o Prefeito,ela daria conta do recado,prá quem a conheceu,sabe que ela seria capaz...Ela fazia o trabalho de secretaria,vereadora,enfermeira,e se bobeasse,até de prefeita...Muito oportuna a homenagem....

2 de junho de 2011 13:36  
Anonymous Anônimo disse...

Ta aí um grande vereador que, geralmente, atua com grande afinco pelos bastidores (homem de grande fututo político pelos seus princípios)!
Varias pessoas da comunidade de Tapera acha que é mais um verador que não faz nada de diferente dos demais veradores e ex-vereadores. Estes estão totalmente enganados, pois o que ele ja fez por Tapera e por sua comunidade é noticiado, mas não citam que fora de sua autoria!
É um grande exemplo de político para nossa cidade. Não usa a máquina pública ou seus êxitos para fins politiqueiros, mas sim apenas pelo bem coletivo do Povo Taperense!
Grande abraço Ilmo Vereador Rogério Kloeckner

2 de junho de 2011 15:34  
Anonymous Enio Giotto disse...

Sarico
Muito oportuno este seu comentário sobre a Dona Gremilde, uma pessoa que deixou marcas na sociedade taperense pelo seu trabalho incansável de décadas no atendimento aos mais necessitados de nosso munícipio, em um momento que se nota na sociedade brasileira, a falta de pessoas com a verdadeira dedicação de servir ao próximo, como a D. Gremilde o fazia, de forma sempre voluntaria e prestativa, sem medir esforços e por inúmeras vezes em sacrifício de seu próprio bem estar e de familiares.
Parabenizo o Vereador Klockener, pela iniciativa do projeto, e acredito que o Legislativo Taperense, terá sim a sensibilidade de aprovar este projeto, até porque muitos destes edis, tambem são testemunhas do grandioso trabalho em vida praticado por esta mulher.
E esta prática de homenagear as pessoas que nas suas vidas, contribuiram de alguma forma no desenvolvimento, na consolidação e harmonia de uma comunidade , engrandece, orgulha e dignifica os seus membros, e até mesmo aqueles, que distantes sempre se intitulam em primeiro lugar como Taperenses

2 de junho de 2011 20:33  
Anonymous Anônimo disse...

Parabéns pelo projeto de lei Rogério, em que tu que presta homenagem a querida Gremilde!!!
Pessoas especiais como você, sempre trabalham pelo bem comum !!!
Que bom que a cidade de Tapera tens a ti com representante na camara Municipal;

2 de junho de 2011 21:07  
Anonymous Anônimo disse...

Boa laembrança, a dona, chamada carinhosamente de velha Gremilde, e a dona Gremilde do seu geito humilde, simples modesta com seu Fusquinha a mil sempre em prol do bem estar dos menos favorecidos, do seu geito era sempre a mesma,em qualquer ambiente; social político ou mesmo no dia a dia com simplicidade conquistava fazia acontecer, guerreira, vale estas honrarias.
Como tambem o nosso falecido Adão Dagmer, esta sua lembraça em foto, na emtrada da camara de vereadores, tambem foi muito justo sua passagem por esta terra e por Tapera, vamos ser saudosistas gravar para as futuras gerações os antepassados que marcaram o passado para que o presente seja valoriazada as tragetórias, conforme, os acontecimentos da nossa vida passageira por este mundo terrestre.

2 de junho de 2011 21:33  
Anonymous Anônimo disse...

Muito justa essa homenagem, é uma pessoa que merece pelo menos ser lembrada com uma honra dessas, parabens a familia e a iniciativa do vereador!

3 de junho de 2011 10:44  
Anonymous Anônimo disse...

Essa homenagem eu concordo porque estamos homenageando uma pessoa que fazia por amor ao proximo e isso é algo divino, se no mundo tivessemos mais amor uns aos outros nao viveriamos nesse caos que vivemos hoje, achei bom.

3 de junho de 2011 12:39  
Anonymous Anônimo disse...

Só falta ,agora homenagear o VEREADOR pela lembrança da Gremilde...Se formos a fundo e pegar quem relamente ajudou o povo de Tapera,vamos achar muuuitas pessoas que se dispuseram a fazer o bem aos outros,mas que no passar do tempo foram esquecidos....vez por outra se lembram de um....essa da Gremilde foi,sem dúvida uma bela lembrança...

3 de junho de 2011 13:18  
Anonymous Anônimo disse...

PARABÉNS, ROGÉRIO. ESTÁ SE MOSTRANDO UM ÓTIMO REPRESENTANTE DO POVO.

3 de junho de 2011 18:14  
Anonymous Anônimo disse...

justa homenagem a dona gremilda merece, lembro dela sempre, ela ajudou muitas pessoas.

3 de junho de 2011 19:08  
Anonymous Anônimo disse...

Dona Gremilde merece, claro...

Mas na época o Roge não era nem nascido..., ou tava no colo da mãe dele.
Como é que ele foi "lembrar"...?
.
.
.
he he he.
Tem acessor do Roge que vai pedir aumento depois dessa....

3 de junho de 2011 22:30  
Anonymous Roge disse...

Hehehehe, gostei deste ultimo post, mas eu era nascido sim, ja tenho uma boa idade e lembro muito bem da Senhora Gremilde, mas com certeza eu era jovem e naquela idade a gente não olhava o trabalho de uma pessoa igual a ela como a gente vê hoje, mas as pessoas comentam e foi ai da idéia, mas quero dizer que o vereador está para representar uma comunidade inteira e com certeza temos muitos nomes a serem homenageados, a ideia foi minha mas quero dividir essa decisão com todos os outros vereadores que na segunda feira estarão votando esse projeto de lei, então senhores e senhoras eu nao estou preocupado em estar na midia quero simplesmente cumprir com minha obrigação de representar uma comunidade que eu amo tanto que são vcs e digo mais, agradeço de coração os elogios, mas so cumpri com meu dever e vou cumprir com ele até o fim da minha jornada como vereador. Um abraço a todos e que Deus ilumine a cada um de nós Taperenses!

4 de junho de 2011 13:22  
Anonymous Anônimo disse...

Calma adona D.K, um dia chegara sua vez mas na posteridade.Alguem irá reconhece-la, pois tamebem fez sua parte,

4 de junho de 2011 20:17  
Anonymous Anônimo disse...

Porque não s identificou Rogerriiiio

4 de junho de 2011 20:27  
Anonymous Anônimo disse...

até por que a dona D K já foi homenageada com o titulo de cidadão taperense. então ta tudo certo.

5 de junho de 2011 12:44  
Anonymous Anônimo disse...

DK, que deve ser a Dona Dalva Kroth, de fato já foi homenageada pelo município. Agora é a vez da Gremilde Kern, que já partiu. Eu citaria mais um nome, que vive e que não recebeu nenhuma homenagem: a Dona Glória Giotto. Ela também trabalhou anos da assistência social taperense.

5 de junho de 2011 14:19  
Anonymous Anônimo disse...

A éu quando for vereador vou homenagera Marli Siqueira, está muito boa.

5 de junho de 2011 20:31  
Anonymous Anônimo disse...

Sarico, até que enfim o Roge faz jus aos 36 mil reais que enbolsou nesses 30 meses de mandato, por que até agora, era apenas uma figurinha no legislativo.

Ass: Marcos

5 de junho de 2011 20:51  
Anonymous Anônimo disse...

Marli Siqueira? Amigo ou amiga, estás bem longe da realidade. Tu não fazes idéia do que é assistência social de verdade. Hoje, o trabalho desses profissionais saídos das faculdades está longe do trabalho humanitário de outrora.

5 de junho de 2011 21:02  
Anonymous Anônimo disse...

Essa matéria da Gremilda foi seguramente uma das mais importantes desta legislatura. E essa Câmara está uma coisa. Vamos mudar!!!

5 de junho de 2011 21:12  
Anonymous Anônimo disse...

Valeu Marli bem lembrado o trabalho feito por estas pessoas no passado deve ser lembrado e muito bem lembrado pois muitas e muitas vezes este tabalho era realizado as custas do próprio bolso, e ra realmente em prol dos necessitados sem esperar reconpensa, sem ter dia e hora. Hoje que me desculpemos que trabalham na area assistencias, não tenho m,uito conhecimento mas assistencia social de gabinete é um pouco dificil pois os problemas não estaõ ai e sil por ai.

9 de junho de 2011 13:25  
Anonymous Anônimo disse...

Realmente,Assistência Social não pode ser confundida com caridade...existe uma grande diferença entre favor, caridade e direito social... seria importante as pessoas começarem a entender que "pé de pobre tem número ,sim"...

11 de junho de 2011 22:39  

Postar um comentário

Voltar ao blog



Posts mais recentes Posts mais antigos

 
Google
 

?timos Posts

Palocci
Ford x Hyundai
FRASE DO DIA
Falcão
Poda
Excessos e conseqüências
O caseiro piauiense e a camareira guineense
Palocci, um peso a ser carregado
Articulador político
Evolução

Arquivos

Agosto 2010 Setembro 2010 Outubro 2010 Novembro 2010 Dezembro 2010 Janeiro 2011 Fevereiro 2011 Março 2011 Abril 2011 Maio 2011 Junho 2011 Julho 2011 Agosto 2011 Setembro 2011 Outubro 2011 Novembro 2011 Dezembro 2011 Janeiro 2012 Fevereiro 2012 Março 2012 Abril 2012

 

 

 

WM INTERNET