ff

Blog do Sarico - (54) 8135 1778 - fabiocrestani11@gmail.com
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
Desativação do Corpo de Bombeiros de Tapera foi discutida pelas lideranças locais

Nesta tarde (20), tendo por local a Câmara de Vereadores de Tapera, algumas das lideranças locais se reuniram para debater a questão da desativação do Corpo de Bombeiros Misto de Tapera, que atende a oito municípios do Alto Jacuí, e que foi fechado pela portaria 475, do Estado Maior da Brigada Militar. A portaria determina que a guarnição de Tapera seja toda ela transferida para Ibirubá, inclusive o caminhão.


Participaram da reunião o vice-prefeito Roberto Luis Visoto, o presidente da Câmara de Vereadores, João Roque Simon; os vereadores Adelar Gatto, Cláudio Schultz, Pipe dos Santos e Rogério Kloeckner; os secretários municipais Délcia Maldaner (Desenvolvimento), Lizete Borgmann (Saúde) e Renato dos Santos (Administração); o presidente do Consepro, José Valmor Dahmer; e a imprensa escrita, falada e eletrônica de Tapera.


Os presentes trataram sobre várias questões e prepararam uma série de documentos para serem levados a Porto Alegre na manhã desta sexta-feira (21), para serem entregues ao prefeito Ireneu Orth, que deverá se encontrar com o secretário da Segurança Pública, Airton Michels, para lhe colocar a situação que causou indignação e revolta na comunidade taperense e regional, afinal tudo teve início com o Governo do Estado. A decisão da reunião foi colocada em ata que acompanhará a documentação à capital.


A questão toda, se não é política ou técnica, é estranha porque trata sobre a legalização do Grupamento de Tapera. Primeiramente a portaria 475 não esclarece o motivo da desativação do CBM taperense. Segundo se sabe a transferência para Ibirubá ocorreu porque os municípios, mais precisamente Tapera, que sediava a guarnição, não teria assinado convênio com o Estado para mantê-la no município, o que é uma inverdade. A Prefeitura de Tapera tem em mãos, e foi apresentado na reunião desta tarde, cópia do convênio assinado com o Governo do Estado, na pessoa do secretário Airton Michels, no dia 03 de fevereiro deste ano, sendo o documento assinado e entregue ao capitão Everton e ao tenente Borella, comandantes dos Bombeiros de Ijuí (regional) e Tapera (municipal), respectivamente, no Gabinete da Prefeitura taperense. A questão agora é saber como é que este documento não foi encaminhado a Porto Alegre ficando parado em Ijuí. Na capital, no próprio comando da Brigada Militar, a parceria com Tapera encontra-se em aberto. Diante disso, pergunta-se: o que se pode deduzir de um caso assim?


ABAIXO ASSINADO – O presidente do Consepro, José Valmor Dahmer, está organizando um abaixo assinado na cidade para ser anexado junto a documentação que será levada amanhã ao prefeito Ireneu, na reunião que deverá ter com o secretário Michels.


EFETIVO – Conversando com o tenente Borella, este me revelou que o efetivo normal de uma guarnição como a de Tapera, seria de 15 pessoas, sendo um comandante (tenente) e 14 soldados. Atualmente, o efetivo taperense é de 3 pessoas, sendo um comandante e dois soldados. A obrigação de manutenção do efetivo cabe ao Estado.


Agora, a questão é torcer para que o prefeito Ireneu Orth consiga fazer o Governo do Estado, na pessoa do secretário Michels, que assinou o convênio, revogar a portaria e fazer com que o Corpo de Bombeiros Misto de Tapera continue seu belo trabalho no município e na região e que possa ter o seu efetivo ampliado. A comunidade taperense, que atendeu ao chamamento do Governo e da região e foi votar do Processo de Participação Popular, em 2005, deseja apenas que o que lhe foi dado seja mantido. Nada mais do que isso, afinal tudo partiu do Palácio Piratini, independente de quem o ocupava na época e ocupa atualmente.

Postado por Sarico as 16:56 e tem 10 comentarios
10 Comments:
Anonymous Anônimo disse...

E cadê os outros vereadores só tinham quatro?
Agora é hora de nos darmos às mãos.

20 de outubro de 2011 18:46  
Anonymous Anônimo disse...

Quanta INCOMPETENCIA.

20 de outubro de 2011 20:21  
Anonymous Anônimo disse...

COMO SE OS VEREADORES RESOLVESSEM O PROBLEMA. QUANTA BURRICE.

20 de outubro de 2011 23:06  
Anonymous Anônimo disse...

20 de outubro de 2011 23:06

Pode não resolver mais cada um tem sua parcela de obrigação perante a sociedade e te pergunto não erra para todos estarem presente já que foram convocados.
Mais e vc resolve algo?
Tenho certeza que não.

20 de outubro de 2011 23:28  
Anonymous Anônimo disse...

Muitas lideranças nsta reunião, cuidaram muito bem quem convidavam para não ter que ouvir umas verdades, e o T Borella, não foi convidado? era um que com certeza deveria estar ali?...

21 de outubro de 2011 07:43  
Anonymous Anônimo disse...

O pt é isso ai uma desorganizacão barbara ...vamos mais tres anos no minimo com este pessoal mandando no estado ...o convenio deve ter se perdido numa destas series de reuniòes que foram feitas ..porque o pessoal que gosta de RUNIÃO...!!!!!!!!!!!!!

21 de outubro de 2011 08:07  
Anonymous Anônimo disse...

O PT de tapera tem que trocar o interlocutor .....sai ADELAR GATTO e deixem o presidente MARCELO BORGES agir com certeza teremos mais respostas e mais resultados..

21 de outubro de 2011 09:05  
Anonymous Anônimo disse...

21 de outubro de 2011 09:05

APOIADO !!!

21 de outubro de 2011 09:27  
Anonymous Anônimo disse...

A mobilização é grande , a movimentação é até admiravel.Mas o que interessa a comunidade são resultados concretos,isto é ,REVOGAÇÃO DESTA PORTARIA,e imediato retorno do caminhao de bombeiros a Tapera.
Lembrem bem desta data população:19 de outubro de 2011
È preciso que a atuação politica de Tapera não seja como a prescrição de uma rémedio:
-Promete milagres
-Os gastos são enormes(diarias)
-Tem carater profilático
E no fim,muitas vezes nao fazem efeitos, e até NAO RESOLVEM NADA!!!

21 de outubro de 2011 10:48  
Anonymous Anônimo disse...

Com mais quantas corporações de bombeiros militares isso poderá acontecer, a defasagem é grande em todo o Estado. Uma sugestão: articulação da comunidade e criação de uma entidade de Bombeiros Voluntários!

21 de outubro de 2011 18:45  

Postar um comentário

Voltar ao blog



Posts mais recentes Posts mais antigos

 
Google
 

?timos Posts

Faleceu Egon Zir
Alto Jacuí vai debater situação de suas rodovias
Expotapera 2011
Falcão eterno
Mais loucura
18 de Outubro – Dia do Médico
Cabeça a prêmio
Homenagem aos corruptos
O que é pior?
Frase do Dia

Arquivos

Agosto 2010 Setembro 2010 Outubro 2010 Novembro 2010 Dezembro 2010 Janeiro 2011 Fevereiro 2011 Março 2011 Abril 2011 Maio 2011 Junho 2011 Julho 2011 Agosto 2011 Setembro 2011 Outubro 2011 Novembro 2011 Dezembro 2011 Janeiro 2012 Fevereiro 2012 Março 2012 Abril 2012

 

 

 

WM INTERNET