ff

Blog do Sarico - (54) 8135 1778 - fabiocrestani11@gmail.com
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
E os Bombeiros vão embora de Tapera

O que vinha sendo anunciando há algum tempo aconteceu: a guarnição do Corpo de Bombeiros Misto Regional, sediada em Tapera, foi transferida para Ibirubá. Inclusive o caminhão. O comando local já vinha dando mostras de quer o grupamento, aos poucos, seria transferido para o município distante 25 quilômetros de Tapera.


A decisão foi tomada através de portaria do Estado Maior da Brigada Militar, sem que a Prefeitura de Tapera fosse comunicada, em um ato visto com arbitrário pelos taperenses. O fato revoltou e indignou a comunidade local e regional.


O Alto Comando da Brigada Militar alegou que Tapera não teria cumprido sua parte no acordo com o Estado o que não é verdade. Ontem, na reunião das lideranças taperenses, realizada na Câmara de Vereadores, para ver o que se fará para manter o CB em Tapera, foi mostrado o convênio que foi assinado no dia 03 de fevereiro deste ano, onde aparece a assinatura do prefeito Ireneu Orth, do comandante geral da BM e do secretário de Estado de Segurança Pública, Airton Michels. A questão é saber por que este documento não foi enviado à Brigada Militar em Porto Alegre para quem Tapera está falhando na parceria montada ainda em 2005. Onde está a falha? Isso a própria Brigada Militar deve investigar porque a questão é grave e põe em dúvida seu nome.


Na portaria que desativa o CB de Tapera não aparece o motivo, mas a boca pequena diz-se que além do convênio em aberto, existe a falta de efetivo, sendo que este cabe ao Estado providenciar e manter.


O prefeito Ireneu Orth está em Porto Alegre para se reunir com o secretário Airton Michels e colocar-lhe a par do que acontece em Tapera e que não é do conhecimento do Governo.


Para Tapera e os demais sete municípios que fazem parte do grupo beneficiado pelo Corpo de Bombeiros Misto, a notícia da desativação não poderia ser pior. Os Bombeiros, apesar de não ter uma atividade tão intensa no dia a dia, como as policiais, seu trabalho é muito importante para manter a segurança nos municípios. Eles não trabalham apenas no combate a incêndios, mas também na remoção de feridos em acidentes, na procura de desaparecidos e em situações de calamidade pública como enchentes, deslizamentos, secas e outros. Os Bombeiros do Alto Jacui precisam ficar no Alto Jacuí. Em Tapera.


Em 2005 estive no comício realizado ao lado do Clube Aliança, quando aqui esteve o então secretário de Justiça e da Segurança, José Otávio Germano, trazendo o caminhão dos Bombeiros e a noticia da criação do Grupamento de Tapera, fruto de solicitação da região no Processo de Participação Popular (PPP) do Governo do Estado (Germano Rigotto). Muitas autoridades regionais estiveram aqui para prestigiar o evento há muito aguardado.


Dos municípios que rodeiam Tapera, apenas oito estavam ajudando na manutenção da guarnição: Alto Alegre, Campos Borges, Colorado, Espumoso, Lagoa dos Três Cantos, Selbach, Tapera e Victor Graeff. Ibirubá, que recebe a guarnição e o caminhão, não integrava o grupo, e agora conta com três caminhões de Bombeiros enquanto os oito municípios que mantinham a corporação em Tapera ficaram sem nenhum.


Outra coisa que indignou a população taperense e regional foi a forma como tudo foi feito, pois foi alegado que por falta de pessoal a guarnição foi desativada. Então, daqui a pouco as policiais civil, militar e rodoviária, que também tem problema de efetivo, serão fechadas aqui em Tapera. Parece que ao resolver um problema – do comando geral da Brigada Militar – foi criado um bem maior – de oito municípios e de uma população em torno de 60 mil pessoas que tem medo e quer contar com os soldados do fogo perto de si. A decisão da BM foi lamentável.


Ouvindo as autoridades no rádio, ontem, percebi que a preocupação maior delas é com a parte política, quando na verdade deveria ser, sempre, a segurança da comunidade. Os Bombeiros precisam continuar em Tapera, com uma sede melhor, o caminhão nas ruas, as viaturas em condições de rodar e homens suficientes para realizar seu maravilhoso serviço.


Para concluir. Espero que a decisão seja revogada o mais rápido possível quando chegar ao Piratini, hoje. E será revogada. Mas, por outro lado, se a notícia da desativação estava sendo pintada porque se esperou até o último minuto para agir?


Vamos fazer força para manter os Bombeiros em Tapera. E muita força para que não se perca uma conquista. Outra coisa. Independente de quem esteja hoje no governo, o que não pode acontecer é o povo perder a confiança nos seus governantes. É a palavra do Governo que está em jogo, nunca esquecendo que o Processo de Participação Popular (PPP) é filho do Orçamento Participativo, uma das grandes idéias do PT.

Postado por Sarico as 08:16 e tem 4 comentarios
4 Comments:
Anonymous Anônimo disse...

Isso é uma vergonha!!!!!! A população de 8 municípios serem prejudicadas por questões políticas e interesses políticos. A administração atual do município de Tapera, RS, é a melhor já vista pela população e tem pessoas que adoram fazer com que isso acabe, por simples desafetos. Só quero avisar que o PODER EMANA DO POVO e vocês caros políticos com más intenções, saibam que o POVO não ficará calado perante tamanha vergonha e nós, juntamente com o Prefeito de Tapera, o qual é de muito boa índole, sempre querendo ajudar o povo e o município taperense, faremos de tudo para que o corpo de bombeiros de tapera não feche as portas.

21 de outubro de 2011 12:34  
Anonymous Anônimo disse...

Vergonha!

21 de outubro de 2011 12:36  
Anonymous Anônimo disse...

FORA PT.... FORA PT

21 de outubro de 2011 14:24  
Anonymous Anônimo disse...

seria importante agora a comunidade se reunir e ver realmente quais as necessitades dos bombeiros para um bom funcionamento no municipio.

24 de outubro de 2011 16:41  

Postar um comentário

Voltar ao blog



Posts mais recentes Posts mais antigos

 
Google
 

?timos Posts

Bombeiros: Tapera na RBSTV
América x ACAF: Faça sua aposta
Na rua
A FIFA e o Brasil
Copa das Confederações
Desativação do Corpo de Bombeiros de Tapera foi di...
Faleceu Egon Zir
Alto Jacuí vai debater situação de suas rodovias
Expotapera 2011
Falcão eterno

Arquivos

Agosto 2010 Setembro 2010 Outubro 2010 Novembro 2010 Dezembro 2010 Janeiro 2011 Fevereiro 2011 Março 2011 Abril 2011 Maio 2011 Junho 2011 Julho 2011 Agosto 2011 Setembro 2011 Outubro 2011 Novembro 2011 Dezembro 2011 Janeiro 2012 Fevereiro 2012 Março 2012 Abril 2012

 

 

 

WM INTERNET