ff

Blog do Sarico - (54) 8135 1778 - fabiocrestani11@gmail.com
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
Bombeiros: A verdade sobre o caminhão

Tenho por principio a liberdade de expressão, mesmo que venha na forma de uma completa bobagem, mas bem longe de excessos do tipo ofensa, humilhação ou acusação infundada. A liberdade, pura e simples, sempre é muito bem vinda aqui, porém o que tenho visto nas últimas horas com relação a este fato do caminhão dos bombeiros de Tapera, passou muito além do aceitável, do tolerável. Muita, mas muita besteira foi escrita aqui. Alguns comentários descritos, sem fundamento, vêm de dois grupos distintos. O primeiro é aquele dos que lêem uma coisa e entendem outra ou ainda, que acreditam em uma versão sem saber se existe outra. E o segundo é aquele dos adversários, do outro "lado", de quem procura tirar proveito de uma situação em benefício próprio ou de um determinado grupo.

Mas, voltando ao caminhão. Em 2005, no primeiro ano do governo Nestor Arnemann, o Grupo de Bombeiros Misto de Tapera, com um grupo de homens, militares e civis, e um caminhão de última geração, foi entregue à região, em uma solenidade realizada sobre a carroceria de outro caminhão, no terreno lateral do Clube Aliança. Naquele dia as autoridades regionais se encontraram aqui para comemorar uma conquista a muito pleiteada. O evento contou com a presença do então secretário de Estado da Segurança e Justiça, José Otávio Germano. Eu estava naquele evento e lembro dos discursos inflamados em agradecimento ao governo Germano Rigotto, que enviou os Bombeiros para o Alto Jacuí tendo ele - a região - pedido no Projeto de Participação Popular (PPP), filho do Orçamento Participativo, ferramenta criada pelo partido do governador Tarso Genro.

Depois da entrega dos Bombeiros a vida continuou em Tapera e região. A idéia era de que o Estado colocaria os homens e o caminhão e os municípios entrariam com o prédio e a manutenção do grupamento. Isso eu ouvi de uma autoridade na época. Mas, naquele ano não foi assinado nenhum documento. Os anos foram se passando e o Estado nunca teve um documento firmado entre a Brigada Militar e o municípios que, num primeiro momento deveria ser toda a região, mas que se transformou em oito municípios. O tempo passou até que neste ano uma portaria, assinada pelo comandante-geral da Brigada Militar, determinou que o grupamento de Tapera fosse fechado e transferido para Ibirubá. A alegação era de que não havia nada oficial assinado entre o Estado e os municípios.

Em uma reunião na Câmara de Vereadores, neste ano, verificou-se que o documento que havia sido assinado pelo prefeito de Tapera, Ireneu Orth, não seguiu a Porto Alegre para receber a assinatura do secretário de Estado da Segurança, Airton Michel, e do comande-geral da Brigada Militar. Sem estas assinaturas o acordo não valia e, portanto, o grupamento estava irregular em Tapera. Assim, o Estado não tinha nenhum compromisso com os oito municípios do Alto Jacuí. Esta é a história verdadeira.

Não tenho que defender a atual administração municipal taperense, porque não tenho compromisso com ela, apesar de tê-la ajudado a ser eleita, mas se ela tem uma culpa nesta história é a de demorar para em entrar em "campo" para vencer a partida, tendo entrado na prorrogação, no último minuto. Mas, antes tarde do que nunca...

A decisão de mandar embora o Corpo de Bombeiros Misto de Tapera e o caminhão foi tomada pelo Estado porque não havia nenhum acordo entre Estado e municípios, mas graças a mobilização dos municípios, tendo a frente o prefeito Ireneu Orth, conseguiu-se, em uma reunião no gabinete da prefeitura de Tapera, recentemente, demover o comandante-geral da BM a voltar atrás em sua decisão. Ele determinou - o comandante - que o grupamento fosse mantido em Tapera e que o caminhão retornasse ao município, assim como o efetivo fosse aumentado.

Esta é, pois, a verdade sobre o caminhão dos Bombeiros de Tapera. Tudo que for além disso é excesso, para não dizer outra coisa.

Postado por Sarico as 08:48 e tem 26 comentarios
26 Comments:
Anonymous Anônimo disse...

Sarico, o que foi explicado ontem sobre a carta de serviços do cidadão do TRE???

30 de novembro de 2011 09:19  
Anonymous Anônimo disse...

Não quero ofender ninguém, mas a pessoa que deveria ter encaminhado o documento está desempenhando, se é que se pode dizer isso, suas funções?
Se eu der uma cagada muito menor que essa aqui no trabalho vou pra rua por justa causa. Eu também acho que pediria demissão de vergonha.

30 de novembro de 2011 10:19  
Anonymous Anônimo disse...

e a incompetência dos funcionários da RGE como fica??? ou é só falta de vontade mesmo...
acho q a empresa deveria tomar alguma providência, colocá-los na rua e contratar gente mais disposta a trabalhar!!!

30 de novembro de 2011 10:48  
Anonymous Anônimo disse...

Muito esclarecedora a explicação que deste, mas pra ficar melhor ainda sugiro que de o nome do funcionário seja ele da prefeitura ou da brigada que não encaminhou o documento para as instânsias competentes, é importante para deixar tudo as claras.

30 de novembro de 2011 11:26  
Anonymous Anônimo disse...

Inauguração do Postão da Vila Brasília. Vila Brasília? Ele foi construido na Cohab.Da Vila Brasília ele n os foi tirado.

30 de novembro de 2011 11:37  
Anonymous Anônimo disse...

Nao foi tirado nada de ninguem e de vila nenhuma, pelo menos nesse posto vamos ser atendidos descentemente, porque aquele posto velho, era uma vergonha, onde um doente cheio de bacteria era atendido uma mae ou mulher era atendida tambem, parabens, agora so por que tem de caminhar um pouco mais ta achando ruim, e nos que tinha de subir, e daí?

30 de novembro de 2011 12:55  
Anonymous Anônimo disse...

Inauguração do Postão da Vila Brasília. Vila Brasília? Ele foi construido na Cohab.Da Vila Brasília ele n os foi tirado.

30 de novembro de 2011 11:37

Ta bom, vamo construir um so pra ti,vai te informar onde começa o limite da vila brasilia.

30 de novembro de 2011 13:32  
Anonymous Anônimo disse...

Sarico, sobre a "verdade" do Corpo de BOMBEIROS, voce acredita mesmo que o Sr.Nestor, Prefeito na época, pagou aluguel no Prédio do Sr.Bortolan para os bombeiros sem convenio assinado? e mais ainda, acredita mesmo que o Nestor como Prefeito mandou CONSTRUIR (e Pagou)
uma SEDE PRÓPRIA para o Corpo de Bombeiros sem Convênio?
então tá, Papai Noel, Saci, Branca de Neve também voce acredita que existe. olha que a Cuca vem pegar.

30 de novembro de 2011 15:31  
Anonymous Anônimo disse...

Eis o dono da verdade! Como se só ele fosse o conhecedor da verdade, e todos os demais fossem ignorantes ou mentirosos...

30 de novembro de 2011 18:02  
Anonymous Anônimo disse...

sarico parabens pela materia é assim que um jornalista tem que ser mostrar a população os fatos e naum esconde como no outro blog do leonardo ele faz que naum publica nada a respeito da administração atual que protege seu ireneu orth seja sempre assim 100% sarico

30 de novembro de 2011 18:55  
Anonymous Anônimo disse...

PSSSSS! Mais um estressado (o 18:02). Que que houve, ficou fora da foto? Te deixaram de fora é? HUAHUAHUAHUHUA

30 de novembro de 2011 20:01  
Anonymous Anônimo disse...

Inauguração do Postão da Vila Brasília. Vila Brasília? Ele foi construido na Cohab.Da Vila Brasília ele n os foi tirado.

30 de novembro de 2011 11:37

Não ficou tão longe assim.
Se o doente não pode se deslocar, tem a ambulância. Eu sempre estive e estarei mais longe que todos, da vila Brasília, de um posto e não estou reclamando, o pior é que preciso. Espero que tenha alguém que saiba reconhecer esse investimento.

30 de novembro de 2011 22:12  
Anonymous Anônimo disse...

Sarico, o Irineu nos tirou a Creche Nova, que aliás está linda. e agora nos tirou o posto de saúde. As nossas casas aqui na Brasa serão desvalorizadas pela retirada destes serviços públicos básicos. só espero que ele diminua o nosso IPTU pois alguns idosos moradores da Promorar e Loteamento seibel terão de buscar, medicamentos, medir pressão etc... de táxi.

Por estas e outras, as urnas do Bairro darão a resposta.
Acho que não magoei, né Sarico, então publica.

30 de novembro de 2011 23:15  
Anonymous Anônimo disse...

ACORDO??? NÃO HAVIA DOCUMENTO ASSINADO ENTRE O ESTADO E OS MUNICÍPIOS QUE JUSTIFICASSE A PERMANENCIA DA GUARNIÇÃO DO CORPO DE BOMBEIROS EM TAPERA? EPA!!! MAS PÉRA AÍ??? VOU LEMBRA-LOS DOS PRINCIPIOS CONSTITUCIONAIS QUE PAUTAM A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: LEGALIDADE, IMPESSOALIDADE, MORALIDADE,PUBLICIDADE, EFICIÊNCIA, APENAS POR UMA RAZÃO MNEMÔNICA CHAMAREMOS DAQUI PRA FRENTE DE “L I M P E”, TAMBÉM LEMBREMOS DOS PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS QUE ESTRUTUTAM TODOS OS ATOS ADMISITRATIVOS: COMPETENCIA, OBJETO, MOTIVO, FINALIDADE, FORMA. TUDO ISSO É PARA DIZER QUE TODOS OS ATOS ADMINISTRATIVOS PARA SEREM VALIDOS E PRODUZIREM EFEITOS DEVEM SEGUIR OS PRINCIPIOS CONSTITUCIONAIS. AO QUE PARECE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E CORPORAÇÃO MILITAR ESTAVAM MAIS OCUPADAS EM FAZER JOGO DE PODER, O PREFEITO TENDO QUE IMPLORAR PARA QUE O CAMINHÃO FICASSE, JÁ QUE ELE FOI ENTREGUE AOS MUNICIPIOS, O COMANDANTE NÃO SE IMPORTOU E LEVOU O CAMINHÃO EMBORA, ELE É MAIS FORTE, AFINAL NÃO TINHA O PAPEL ASSINADO, E QUEM FICOU NO FOGO? A POPULAÇÃO. ELES ESQUECERAM DE CONJUGAR TODOS OS PRINCIPIOS DA ADMINISTRAÇAO PUBLICA COM OS PRINCIPIOS DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DE TODOS OS CIDADÃOS, SENÃO O MAIS IMPORTANTE DE TODOS O PRINCIPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA ASSIM SENDO O QUE FICA CLARO É QUE HOUVE UM DESRESPEITO, POR PARTE DA BRIGADA MILITAR NA PESSOA DE SEU COMANDANTE, COM A POPULAÇÃO DE TAPERA E QUE JAMAIS SERÁ ESQUECIDO. A JUSTIFICATIVA É UM PAPEL NÃO ASSINADO PARA A RETIRADA DO CAMINHÃO? QUE POR SINAL FOI ENTREGUE PARA OS MUNICÍPIOS EM PRAÇA PÚBLICA, COM DIREITO A FESTA E AGRADECIMENTOS AO GOVERNO...NÃO ISSO NÃO É JUSTIFICATIVA, ISSO É IMORAL, PORQUE COMO DITO ACIMA EXISTEM OS TAIS PRINCIPIOS QUE COM A DEVIDA RAZAOBILIDADE A CADA UM DELES DEVEM SER SEGUIDOS, NÃO PODE UMA DECISÃO DE UMA CORPORAÇÃO DEIXAR UMA POPULAÇÃO DESPROTEGIDA, ISSO É DESUMANO E CRUEL...SEM MUITAS DELONGAS ESSE INCÊNCIO, QUE PARECE PODERIA TER SIDO EVITADO, PODE ATÉ TER EXPLICAÇÃO, MAS NÃO TEM PERDÃO, TEM RESPONSÁVEIS QUE AO QUE TUDO INDICA PARTIU EXATAMENTE DE QUEM TEM A FUNÇÃO DE PROTEGER...E AÍ QUEM VAI PAGAR ESSA TRAGÉDIA?...”L I M P E” A CIDADE DESSA CRUEL CORPORAÇÃO RESPONSÁVEL PELO “FURTO” DO CAMINHÃO DE BOMBEIROS QUE NUNCA DEVERIA TER SAIDO DA CIDADE DE TAPERA...

30 de novembro de 2011 23:19  
Anonymous Anônimo disse...

Sarico, sobre a "verdade" do Corpo de BOMBEIROS, voce acredita mesmo que o Sr.Nestor, Prefeito na época, pagou aluguel no Prédio do Sr.Bortolan para os bombeiros sem convenio assinado? e mais ainda, acredita mesmo que o Nestor como Prefeito mandou CONSTRUIR (e Pagou)
uma SEDE PRÓPRIA para o Corpo de Bombeiros sem Convênio?
então tá, Papai Noel, Saci, Branca de Neve também voce acredita que existe. olha que a Cuca vem pegar.

30 de novembro de 2011 15:31

Se voçe acha quem não, prove então ? Mostre as suas provas contrarias as informaçoes dadas nesta materia então. Cuidado, não coloque a mão no fogo , voçe vai se queimar.

1 de dezembro de 2011 06:32  
Anonymous Anônimo disse...

Eu, sinceramente, fico chocada ao ler alguns comentários.
O Município ganha um Posto de Saúde modelo: lindo, novinho, completinho...
Ganha uma creche de dar inveja a qualquer um...
E o indivíduo vem reclamar que não é na Vila Brasília e sim ma Cohab... que fica mais longe da sua casa que o antigo posto...
Tenha dó, né cidadão!!! Não tem nem o que comentar. Algum dia alguma coisa vai te satisfazer?

É por essas e outras que não peço ao Irineu para ficar, pois este povo não ele.
Desiste, Irineu! O Senhor é muito competente, tem muita força de vontade e e dinamismo. Este povo ingrato não te merece. Vai cuidar da tua vida que se incomodará menos e viverá mais feliz e tranquilo. Eu sei que quem perde com isso somos nós, mas o Senhor é muito para isso.

1 de dezembro de 2011 07:04  
Anonymous Anônimo disse...

MUITO CRUEL O QUE O PT ESTA FAZENDO COM TAPERA, PAROU A ESTRADA, RETITOU O CAMINHÃO, OS BURACOS NAS ESTRADAS ESTÃO VOLTANDO, PT É INCOMPETENCIA

1 de dezembro de 2011 07:57  
Anonymous Anônimo disse...

Caro amigo Sarico. Fico triste lendo alguns comentários postados. Esse então reclamando da localização da creche e do posto de saúde é de revoltar. Será que é a localização dos mesmos que importa? Não é importante termos a creche e o posto para o atendimento a quem precisa? Acho que precisamos parar um pouco e pensar no que realmente importa e deixar de lado as paixões partidárias. Pensar só em si deixam as pessoas pequenas. Vamos pensar na coletividade. Tapera merece mais do que esse tipo de pensamento medíocre e pequeno.

1 de dezembro de 2011 08:31  
Anonymous Anônimo disse...

Permita discordar, ó 8:31. Não é mediocridade e pequenez, é má fé mesmo. O pessoal aqui posa de interlocutor, porta voz do povo, mas na verdade está mesmo é de olho numa coisa só: o voto de 2012.

Alguns querem esculhambar a cara da administração, que tem seus problemas sim e seus radicais de plantão injetando aqui e ali o seu veneno, não duvido.

Enfim, briguinhas de covardes anônimos que só vem a prejudicar Tapera. E o que é pior: os da administração estão aí dando a cara à tapa, mas esses (ou esse) que escrevem por aí aposto que se mixam na hora de aparecer e assumir posição. Interésses, já dizia o Briza.

1 de dezembro de 2011 09:36  
Anonymous Anônimo disse...

Tu não esquece o teu grupo, não é? Isso que ficaste pelo caminho... Mas, te respeito muito, Sarico, e até gosto de você. Abraço.

1 de dezembro de 2011 10:13  
Anonymous Anônimo disse...

Não foi a administração taperense quem errou neste caso. Quem errou foi o Estado. Só um analfabeto funcional ou um mal intencionado não sabem disso.

1 de dezembro de 2011 10:23  
Anonymous Anônimo disse...

Sarico, o Irineu nos tirou a Creche Nova, que aliás está linda. e agora nos tirou o posto de saúde. As nossas casas aqui na Brasa serão desvalorizadas pela retirada destes serviços públicos básicos. só espero que ele diminua o nosso IPTU pois alguns idosos moradores da Promorar e Loteamento seibel terão de buscar, medicamentos, medir pressão etc... de táxi.

Por estas e outras, as urnas do Bairro darão a resposta.
Acho que não magoei, né Sarico, então publica.

30 de novembro de 2011 23:15

Sai da pt,vai procurar a tua turma, o prefeito não pode trabalha so para a brasa,tem que fazer pra todos, e antes quando era la no fim da brasa, como era para os moradores da são judas ? Voçe escutava alguem reclamar ? A sua localização ficou muito boa para todos.Ou vamos fazer um posto de saude so para os PTs ? Voçe não pode falar em nome de toda a comunidade da vila brasilia,a grande maioria não aprova opt de tapera,ainda mais com as novas filiaçoes .

1 de dezembro de 2011 13:18  
Anonymous Anônimo disse...

Quanta ignorânciao da 13:18 quem disse que o pessoal da v ila brasilia é só pt? pobre não pode reclamar? Vai dormir meu amigo.

1 de dezembro de 2011 22:20  
Anonymous Anônimo disse...

Achei muito interessante um comentario a respeito do posto de saude um cidadão reclamando que agora com a retirada do posto da Vl. Brasilia iria desvalorizar os imóveeis ali existentes. Que coisa incrivel prefere ter uma atendimento de saude em condições precarias ao invés de ficar feliz por hoje ter um local maravilhoso limpo bonito e reclamar só porque ficou longe.Então as pessoal da Vila Elisa tambem poerias reclamar porque para eles também o CAIS não é tão perto. Ou talvez se sugira para as autoridades competemtes que se construa um posto de saude para cada morador da Vl. Brasilia.
Sei que não são todos que reclaman pois conheço muita gente da vila e que são gente humilde e comprenciva e de bom coração. E os que reclamam são sempre os mesmos acho que nasceram emblemados para reclamar.

1 de dezembro de 2011 23:49  
Anonymous Anônimo disse...

Que medo!
Um terror de perder a eleição.
Logo depois do incêndio, os defensores do prefeito silenciaram, para ver o rumo que as coisas iriam tomar. Quando a poeira baixou, ficaram valentes de novo e estão aí vociferando alto.
Calma.
A campanha nem começou ainda.
Talvez o prefeito tenha chance ainda. Se não der outra mancada.

2 de dezembro de 2011 20:13  
Anonymous Anônimo disse...

O Prefeito deve sim dar outras mancadas, ou seja, mais obras, novas empresas e até indústrias para o município, empregos, entre outras mancadas para a comunidade Taperense. Continue prefeito Ireneu dando estas mancadas... nós cidadãos taperenses agradecemos e apoiamos as suas mancadas... TEM GENTE QUE NÃO TEM DO QUE RECLAMAR MESMO...

3 de dezembro de 2011 18:01  

Postar um comentário

Voltar ao blog



Posts mais recentes Posts mais antigos

 
Google
 

?timos Posts

Caminhão dos Bombeiros está em Tapera
Incêndio e protesto
Vem polêmica ai
A corrupção e o sistema de governo
Corrupção
Que explicação dará?
Dilma e a Copa do Mundo
Sem controle, custo de obras da Copa já subiu R$ 2...
O futuro da Câmara de Vereadores
TRE lançará Carta de Serviços Cidadãos em Tapera

Arquivos

Agosto 2010 Setembro 2010 Outubro 2010 Novembro 2010 Dezembro 2010 Janeiro 2011 Fevereiro 2011 Março 2011 Abril 2011 Maio 2011 Junho 2011 Julho 2011 Agosto 2011 Setembro 2011 Outubro 2011 Novembro 2011 Dezembro 2011 Janeiro 2012 Fevereiro 2012 Março 2012 Abril 2012

 

 

 

WM INTERNET