ff

Blog do Sarico - (54) 8135 1778 - fabiocrestani11@gmail.com
terça-feira, 6 de dezembro de 2011
Alto Jacuí realizou sua Conferência Regional de Transparência e Controle Social em Tapera

Tapera foi sede da Conferência Regional de Transparência e Controle Social (CONSOCIAL). O evento aconteceu na última segunda-feira (05), na Prefeitura e na Câmara de Vereadores de Tapera, das 14h às 18h. A mesma teve a participação de prefeitos, vice-prefeitos, secretários e diretores municipais, membros da sociedade civil e organizada e dos conselhos municipais. Entre as autoridades presentes destaque para o vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Nardes; o presidente da AMAJA e prefeito de Lagoa dos Três Cantos, Ernor Weber; presidente do COREDE Alto Jacuí e vice-prefeito de Tapera, Roberto Luis Visoto; Roger Lorenozni, da Casa Civil do Governo do Estado; prefeito de Tapera, Ireneu Orth; presidente da Câmara de Vereadores de Tapera, João Roque Simon; vice-presidente da FAMURS e prefeito de Quinze de Novembro, Clair Tomé Kuhn; reitora da Unicruz, professora Elisabete Fontoura Dornelles; e presidente da ASCAMAJA, Jérico Woitrich.

A Conferência Regional de Tapera, promovida pela AMAJA (Associação dos Municípios do Alto Jacuí) e pelo Conselho Regional de Desenvolvimento (COREDE) do Alto Jacuí, contou com a presença de mais de 150 pessoas de 17 municípios.


Após a abertura dos trabalhos, aconteceu o painel com a reitora da Unicruz, Elisabete Dorneles. Depois os presentes foram divididos em quatro grupos para debater sobre assuntos variados relativos à transparência pública, controle social, acesso à informação, capacitação, controle da gestão pública, combate à corrupção, entre outros.


A reunião serviu para, além de debater sobre estes assuntos, eleger 24 delegados que representarão a região nas conferências estadual e nacional que acontecerão em março e maio do próximo ano, respectivamente. Além disso, a região levará para estes as 20 propostas elencadas no encontro do dia 05.


Por fim, aconteceu painel com o ministro João Augusto Nardes, vice-presidente do TCU. Nardes, que veio de Porto Alegre onde estava vendo os trabalhos com vista à Copa do Mundo de 2014, falou sobre os trabalhos no Tribunal no painel Transparência, Controle e Fiscalização. Deu bons números e contou boas histórias sobre o que acontece nas administrações federal, estaduais e municipais no tocante a gastos públicos e gestão.



OBJETIVO – O objetivo da CONSOCIAL é promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para uma fiscalização social mais efetiva e democrática.


Postado por Sarico as 14:54 e tem 21 comentarios
21 Comments:
Anonymous Anônimo disse...

Sarico, e o lixo de novo a mil por aqui. Tá em toda cidade. No centro e nos bairros.

6 de dezembro de 2011 17:53  
Anonymous Anônimo disse...

lixo na frente da prefeitura, pagamos nossos impostos kd a administração, ta uma vergonha com todo esse lixo e mau cheiro, ainda dizem que a cidade esta bonita e limpa, sem fala na praça akela obra que vergonha akelas tabos, só acontece isso em tapera mesmo, faz um favor de publicar isso sarico, e vou enviar minha reivindicação a RBS e a tv RECORD ta demias o lixo na nossa cidade,

6 de dezembro de 2011 18:28  
Anonymous Anônimo disse...

O que será de todos nós se não resolverem esse impasse?É uma questão de saúde pública...qta doença vai aparecer por aí com a proliferação de moscas varejeiras???E não é só lixo,é entulho,sujeira,jardins inteiros na frente das casas...que pena nesta época do ano e a cidade assim...Prefeito!!!!!!!!não deixe nossa Tapera´jogada às moscas!!!!!

6 de dezembro de 2011 19:59  
Anonymous Anônimo disse...

fiquei sabendo que vai haver sexta feira um protesto em frente a prefeitura estão querendo despejar parte do lixo em frente a prefeitura

6 de dezembro de 2011 20:46  
Anonymous Anônimo disse...

eu apoio, kd nosso prefeito e vereadores que façam alguma coisa que coram atraz dos responsãveis, é presizo algo imediato não da pra suportar mais, alo prefeito tome alguma atitude ou seu reeleicão ja era,

6 de dezembro de 2011 20:47  
Anonymous Anônimo disse...

kd nossas autoridades,isso ja é questão de saude publica, alguem faça a denúncia ao ministério publico,ja está no limite alguém presiza tomar uma providencia,

6 de dezembro de 2011 20:49  
Anonymous Anônimo disse...

a coleta do lixo está um lixoooo, nunca se sabe qd o caminhão vai passar, coloco o lixo na rua os gatos rasgam os sacos, recolhemos rua afora, novamente e trazemos de volta para dentro do pátio, aí vem moscas, insetos, providencias sr prefeito, busque uma solução criativa, quem sabe uma usina de reciclagem aqui

6 de dezembro de 2011 21:33  
Anonymous Anônimo disse...

parabéns pela decoraçao natalina todas as casas centro e bairros todas unidas.casas enfeitadas de sacolinhas de lixo...ta na hora de ministério público agir como passo fundo.

6 de dezembro de 2011 21:46  
Anonymous Anônimo disse...

Se vcs nao sabem o problema do lixo esta em todo o nosso estado, acho que temos que começar a nos preocupar em separar o lixo dentro de nossas casas, pagamos impostos, pagamos sim e nao são poucos, mas quando se trata de lixo não compete somente ao prefeito querer que recolham e pronto, tem de haver local que receba o nosso lixo!

6 de dezembro de 2011 23:09  
Anonymous Anônimo disse...

as sacolinhas com o lixo servem de enfeite de natal.heheheh, ta loooooco.

7 de dezembro de 2011 00:57  
Anonymous Anônimo disse...

quem ganhou a licitaçao??uma empresa capacitada para tal certo??então que se cobre desta empresa simplesmente que ela cumpra o seu papela e recolha lixo sim outra coisa coleta seletiva sou a favor mas tem que ser feito um trabalho deeducaçao da populaçao no primeiro momento pra que ela separe esse lixo..só que teria que ser lixo seco um dia,lixo organico em outro dia e assimpor diante...mas naõ dá pra aguentar essa coleta de lixo amor que se faça um aterro entre tapera e espumoso pra as duas cidades seria uma alternativa.

7 de dezembro de 2011 08:15  
Anonymous Anônimo disse...

com alguns erros de português,mas falou tudo comentário das 08,15 to contigo

7 de dezembro de 2011 08:35  
Anonymous Anônimo disse...

Já fiz a experi~encia de separar o lixo,orgânico na lixeira e seco em caixas de papelão,mas aí...os carroceiros fazem uma seleção e tiram tudo das caixas,levam só o que querem, com a caixa junto e deixam o resto esparramado,lá voou eu com outra caixa e logo ,logo,tudo de novo...desisti!

7 de dezembro de 2011 08:59  
Anonymous Anônimo disse...

axo que é competencia sim de nosso prefeito tomar uma atitude, ele deve cobrar da empressa que faz a coleta pois deve haver um contrato de prestação serviço e este não esta sendo feito, o prefeito que tome atitude e entre em comtato com algum órgão responsavel sei la o ministério público, para q se tome uma solução imediata, alo prefeito faça algo pode não ser culpa sua o lixo mas vc foi eleito pelo povo taperense lute pela comunidade entre com um prosesso contra a empressa nem que seja multada, se não fazer algo logo até vc prefeito vai sofrer as consequencias, ,,,,,,,

7 de dezembro de 2011 09:33  
Anonymous Anônimo disse...

Hoje o lixo é levado para Marau.
Fiquem tranquilos que a situação só vai melhorar.
Pro lixo
que limpeza e higienes
já foi...
fui..

7 de dezembro de 2011 15:05  
Anonymous Anônimo disse...

Algum comentarista vai falar desse evento da Câmara de Vereadores??? !!!

Será que Tapera está isenta ?

Veremos...

7 de dezembro de 2011 15:08  
Anonymous Anônimo disse...

Sarico!
Vamos fazer uma campanha para toda a cidade cada terreno com sua lixeira cada morador que cuide de seu lixo.
Quem começa secretaria de saúde ou de educação,ou secretaria de obras ?
Ou seria uma boa proposta de algum vereador?
Obrigar o contribuiente adquirir talves dando um desconto no imposto.
Não seria uma boa idéia?
Não adianta enfeitar a cidade com motivos de natal deixando feia a rua com tanto lixo!

8 de dezembro de 2011 00:16  
Anonymous Anônimo disse...

CONCORDO COM O COMENTÁRIO DAS 00:16.

8 de dezembro de 2011 08:11  
Anonymous Anônimo disse...

Nem sempre as decisões devem ser tomadas de "cima" sem antes consultar ou avaliar pelo menos a população e, ter respaldos melhores na consecussão de "planos" que, se forem somente de "gabinete", tendem ao fracasso.
A questã do lixo é um exemplo, se vier "goela abaixo" tende não dar certo.
Devemos olhar o curto, médio e longo prazo mas "saber ouvir" pessoas, populares, especialistas...
-não é quem acerta mais mas quem erra menos...
...pelo jeito...

8 de dezembro de 2011 10:41  
Anonymous Anônimo disse...

Bravo !!!

Ações dolosa à lei é que devem serem "observadas" no setor público, ainda mais quando a iniciativa privada participa.
O PT que diga.
Não é só "eles", tem mais...

8 de dezembro de 2011 17:31  
Anonymous Anônimo disse...

Esse negocio de conferência e transparencia é um lixo.

9 de dezembro de 2011 10:29  

Postar um comentário

Voltar ao blog



Posts mais recentes Posts mais antigos

 
Google
 

?timos Posts

O América na Ouro em 2012
E a fila não pára em Brasília
O Cpers não é mais aquele
Para Pensar
Mais um que não sabia
O quê?
Cai o sétimo ministro de Dilma
O Inter e 2012
América começa a planejar sua participação na Séri...
Má educação no trânsito

Arquivos

Agosto 2010 Setembro 2010 Outubro 2010 Novembro 2010 Dezembro 2010 Janeiro 2011 Fevereiro 2011 Março 2011 Abril 2011 Maio 2011 Junho 2011 Julho 2011 Agosto 2011 Setembro 2011 Outubro 2011 Novembro 2011 Dezembro 2011 Janeiro 2012 Fevereiro 2012 Março 2012 Abril 2012

 

 

 

WM INTERNET