ff

Blog do Sarico - (54) 8135 1778 - fabiocrestani11@gmail.com
sábado, 31 de dezembro de 2011
O taperense amigo de Dilma

Ontem, dando uma olhada no ClicRBS, para saber as notícias ai do Rio Grande do Sul, uma foto chamou minha atenção. A mesma mostrava a jovem mineira Dilma Rousseff com um grupo de amigos em Porto Alegre, no início dos anos 70. Como tenho paixão por fotos antigas, fui dar uma conferida no “retrato”. E após olhar a presidente fui ver quem eram seus amigos e para minha surpresa encontrei um taperense no grupo. De cara vi que era Atanásio Orth e sua esposa, Rosemarie.


Atanásio Orth, que empresta seu nome à praça que abriga o Museu Municipal, e que fica ao lado da Escola Dionísio Lothário Chassot, era filho de Bruno e Irma Orth e irmão do prefeito Ireneu e da secretária de Saúde de Tapera, Lizete.


Conheci o Atanásio, mas não tive uma ligação com ele porque saiu cedo de Tapera para estudar. Sei da sua inteligência e da sua cultura, que o levaram para longe. Atanásio, que foi um grande professor universitário, foi preso político e lutou contra a ditadura, como a presidente Dilma.


O Atanásio, então secretário de Educação de Passo Fundo, faleceu em um acidente em 1978, juntamente com a esposa e o filho Machel, dois cunhados e a sogra. O Chevette que eles viajavam para a praia bateu de frente em um caminhão, em Viamão. Letícia, a outra filha dos Orth, escapou do acidente porque viajou um dia antes com o avô.


Naquela foto, tirada no casamento no civil do Atanásio e da Rosemarie, será que algum deles imaginou que algum dia um deles pudesse vir a ocupar o cargo mais importante do Brasil? E fico imaginando se o Atanásio estivesse vivo.

Postado por Sarico as 15:11 e tem 56 comentarios
56 Comments:
Anonymous Anônimo disse...

Vendo a foto no blog,belas lembranças,meu PROFESSOR de Filosofia no Imaculada,aprendi com ele a olhar o mundo de forma diferente,de uma forma mais critíca mais aberta,o gosto pela leitura,a ver o outro como igual.E assim como você postou eu também fico imaginando se ele estivesse conosco. . . . foi uma grande perda para . . . . .

31 de dezembro de 2011 15:36  
Anonymous Anônimo disse...

Ele certamente seria Ministro da Educação!
Grande perda para Tapera. Grande perda para o Brasil!

31 de dezembro de 2011 17:42  
Anonymous Anônimo disse...

se estivesse vivo certamente estaria do lado de nossa presidenta Dilma, ajudando a governar o Brasil, juntamente com o PT, pois na época da foto, tinha posição contrária a ditadura, tendo sido inclusive preso por defender posição a favor da democracia.
um grande homen, intelectual, inteligente, gente boa.

31 de dezembro de 2011 19:44  
Anonymous Anônimo disse...

Concordo com tudo o que foi dito acima. Não só porque esteve sempre do lado certo, mas também pelas dificuldades que isso lhe criou.

Conheci-o pessoalmente, mas só muito tempo depois me dei conta de sua importância.

É sempre assim. Só nos resta lembrar e comentar para aprender. Quantos não andam por aí, agora, desacreditados, e que no futuro serão grandes figuras?

1 de janeiro de 2012 03:16  
Anonymous Anônimo disse...

tanta verba federal para tapera ja dava pra desconfiar que o irineu tinha laços politicos com o pt

1 de janeiro de 2012 12:30  
Anonymous Anônimo disse...

Atanásio foi paraninfo da nossa turma no magistério em 1976...E não é por que morreu que vou dizer que foi um professor maravilhoso,muitas vezes pensava nele qdo eu fui profe,lembro muito dele...professor amigo,compreensivo,não demontrava nunca a dor que já havia passado nos tempos de sua prisão,conversava conosco em sala de aula sobre toda a sua passagem pelo presidio sem guardar mágoas...GRANDE ATHANÁSIO!!!!!

1 de janeiro de 2012 17:27  
Anonymous Anônimo disse...

12:30 - GRANDE IRENEU!!!

1 de janeiro de 2012 18:02  
Anonymous Anônimo disse...

na época era do PDT, assim como a presidenta. Tenho impressão que ele trilharia alguns caminhos políticos menos com o PT, simbolo de mensalão, corrupção, etc.

Claro, escrevo isso porque o conheci.

Poderia até ajudar o Governo Federal, menos neste partido pevertido.

1 de janeiro de 2012 19:12  
Anonymous Anônimo disse...

Essa discussão que sem fim acaba com comentários de antipetistas nos leva a duas conclusões claras. Em primeiro lugar de que hoje no Brasil é natural à formação de correntes antipetistas que por falta completa de argumentos citam mensalão, perversão etc.. , para combater o partido que mudou para sempre a História deste país. A segunda é que não existe hoje no Brasil nem um movimento ou partido capaz de contrapor ao que o PT fez por este país, que assumiu após um governo que vendeu até os móveis da casa, não construiu nada, não pagou nada e em poucos anos levou o Brasil ao primeiro mundo, hoje 6ª economia do mundo no final do Governo Dilma será a 4ª erradicando a pobreza, investindo na agricultura como nunca e nos fazendo sentir orgulho de ser brasileiros. Hoje no Brasil seria impossível democraticamente tirar o PT do poder mesmo se quem recebesse bolsa família fosse impedido de votar.
Não sei se o Atanásio seria ou não do PT, só sei que foi um grande homem e marcou sua época e tenho certeza que hoje teria orgulho tanto da Dilma sua madrinha de casamento como de seu irmão Irineu que está fazendo uma grande administração por Tapera. A grandiosidade na política está em aceitar as diferenças e trata-las com respeito. É claro que houve corrupção no Governo petista, mas sempre houve corrupção na política só que não aparecia. Se o Governo anterior vendendo praticamente todo o que o Brasil tinha não pagou quase nada fica a pergunta onde foi parar o dinheiro? já que o PT ”corrupto” pagou o FMI, esta transformando o Brasil num canteiro de obras , está emprestando dinheiro aos outros países.
Para finalizar acho que nos Blogs deveria ter uma espécie de controle sobre os assuntos tratados, no caso estamos falando de Atanásio Orth, e acredito que deveríamos no deter a isso, poderíamos discutir assuntos relacionados ao Governo Federal, Estadual ou Municipal em espaços específicos para tal.

1 de janeiro de 2012 21:04  
Anonymous Anônimo disse...

Seja como for, estava infinitivamente mais pertodo PT do que das tranqueiras que tu defende (PSDB, DEM e PP).

Vai te tratar, guaipeca sarnento, escondido no vão das portas para morder o garrão de quem passa.

Está sempre de campana, querendo se mostrar valente, mas só tem os dentes de trás: morde à traição e anonimamente.

Já tomou tanta porrada que teus assuntos favoritos (corrupção, perversão, mensalão,...) já vem com o fedor do ovo podre.

Por que tu não vai pescar, ou ler o livro do Amaury, que agora tu já aprendeu o que é, e deixa as pessoas comentarem os assuntos com sensibilidade e inteligência sem o teu bafo encardido?

1 de janeiro de 2012 22:13  
Anonymous Anônimo disse...

Esses petralhas não tem jeito mesmo.
Vão buscar "heróis" em quem já morreu, pois os vivos deveriam estar todos presos pelas falcatruas!!!

2 de janeiro de 2012 09:18  
Anonymous Anônimo disse...

"acho que nos Blogs deveria ter uma espécie de controle sobre os assuntos tratados"

saudades da censura, ne?

2 de janeiro de 2012 11:33  
Anonymous Anônimo disse...

22:13
Este seu linguajar mostra sensibilidade e inteligência?

Como o PT mudou os parâmetros para pior, coitado do Brasil se isso é o nosso futuro.

Quanto ao livro, você ainda não respondeu por que o Lula nada fez com relação as privatizações.

Qual opção abaixo você prefere?

a) Lula não encontrou nada ilegal.

b) Lula faz parte do suposto "esquema" denunciado no livro.

c) Você está só repetindo o que o partido lhe manda repetir e não pensou a respeito.

2 de janeiro de 2012 12:25  
Anonymous Anônimo disse...

Respondendo ao comentário das 11:33. Não sou a favor da censura, acho que comentário desrespeitoso e que foge ao tema proposto deveria ser postado em local específico. No caso estamos falando de aguem que já morreu, acredito que em respeito não podemos acentuar certo tipo de discussão com palavrões etc ... Quando falo em comentário desrespeitoso de forma alguma quis me referir ao teu.

2 de janeiro de 2012 13:09  
Anonymous Anônimo disse...

1 de janeiro de 2012 22:13 quem lutou contra a ditadura certamente lutaria contra o PT pois o PT está tentando impor uma ditadura até mesmo dentro do partido, quanto mais para os outros. Comprar TV e jornais com nosso dinheiro para que só digam o que o governo quer é muito parecido com censurar. Comprar deputados com o mensalão é quase como fechar o congresso se ele não aprovar o que o governo quer. A diferença é que antes o povo elegia pessoas melhores e os meios de comunicação tinham mais dignidade. Mas isso não perdoa quem corrompe, mesmo que esteja disfarçado de boas ações. A longo prazo sempre o povo sai perdendo mesmo que pareça bom hoje. Todos os corruptos deveriam ser presos, seja qual for o partido. Não se pode usar a corrupção de um para tentar explicar a corrupção do outro. Todos estão errados e devem ser punidos caso existam provas.

2 de janeiro de 2012 13:16  
Anonymous Anônimo disse...

Usar o dinheiro público pra comprar o congresso e a imprensa é um desrespeito a todos brasileiros e a soberania nacional.

Isto é uma ditadura (sustentada não na base da força como a militar), mas na base do dinheiro.

Assistimos estupefatos os mesquinhos comandando uma nação.

2 de janeiro de 2012 13:39  
Anonymous Anônimo disse...

Ninguém fala, escreve ou lembra que, na época da tal fotografia, a hj presidente Dilma era, na verdade, uma moça especializada em assesorar assaltantes de bancos. Confiram a história...

2 de janeiro de 2012 19:11  
Anonymous Anônimo disse...

Ninguém fala, escreve ou lembra que, na época da tal fotografia, a hj presidente Dilma era, na verdade, uma moça especializada em assesorar assaltantes de bancos. Confiram a história...

2 de janeiro de 2012 19:11  
Anonymous Anônimo disse...

Falando em livros, olhem o que Políbio Braga aconselha:

O que eu sei de Lula

"O que eu Sei de Lula
- O livro que ainda não saiu da cabeceira da cama do editor (Políbio Braga) é "O que eu sei de Lula", de José Nêumane Pinto, articulista do jornal O Estado de S. Paulo, que conta as experiências que ele mesmo viveu desde que conheceu Lula no Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano, quando era um mero diretor e se preparava para a jornada que o levaria à presidência da república.

O que surge no livro é um Lula oportunista, descompromissado politicamente, amoral e aético, mas também um político astuto e maleável, capaz de se compor com os militares e cavalgar por cima de todos para conseguir o que sempre quis: vida mansa, dinheiro e poder. Foi o que o levou a imaginar e liderar o Mensalão. Vale a pena ler."

2 de janeiro de 2012 21:40  
Anonymous Anônimo disse...

Sim.
São 9 % de estupefatos santinhos assistindo 72 % de bandidos mesquinhos comandando a nação.

2 de janeiro de 2012 22:31  
Anonymous Anônimo disse...

Ao 21:04
Obrigado pelas observações pertinentes. Melhor que eu, cuja paciência está no último furo, você conseguiu reunir fatos e dados e matou definitivamente esta argumentação vazia de quem fica só repetindo ofensas.

Quem sabe agora passamos a um novo patamar, onde cultura, boa educação e respeito para com outras correntes políticas possam comandar o debate, muito mais que uma censura?

2 de janeiro de 2012 22:44  
Anonymous Anônimo disse...

Esse O QUE EU SEI DE LULA eu vou ler, sim. Aliás, nada nele me surpreenderá, pois quem tem um pouco de noção de política sabe quais eram as especialidades do ex-presidente. Só os cegos do castelo não sabiam.

3 de janeiro de 2012 08:30  
Anonymous Anônimo disse...

22:31
Para com essa sandice.

A verdadeira pesquisa é a eleição. Na última o resultado foi Dilma 56% x 44% Serra.

O resto é manipulação estatística, não vale nada. Eu posso usar outras pesquisa para provar que você está errado mas também não valeriam. A eleição é a única verdadeira, com pessoas reais, com documentos.

Se você usar outros números só vai mostrar sua falta de honestidade. Nenhuma surpresa nisso, claro.

Por enquanto, e até prova em contrário, o correto é Dilma 56% x 44% Serra.

3 de janeiro de 2012 10:16  
Anonymous Anônimo disse...

21:04 quer dizer que o PT é o novo "rouba mas faz" que tanto os petistas repetiam para se referir ao político aquele paulista?

A corrupção seria uma coisa aceitável ser aceita só porque tem algumas estatísticas que estão boas?

NUNCA, nem antes nem agora.

Lutamos muito para sair de uma ditadura para cair em outra. A corrupção é o maior mal de uma nação, não interessa quem esteja no poder.

3 de janeiro de 2012 10:32  
Anonymous Anônimo disse...

Dilma 56% x 44% Serra

É onde os 6% mais ignorantes (mamadores do dinheiro público OU recebedores do bolsa família) fazem a DIFERENÇA !

E nós, os 44%, somos tratados como se não existíssimos!

ATENÇÃO POLÍTICOS
44% disse não ao PT!

3 de janeiro de 2012 11:32  
Anonymous Anônimo disse...

Muito bem lembrado:
44% disse não ao PT!

Eles ficam repetindo uma mentira (72% x 9%) até que as pessoas achem que é verdade.

Mas a verdade é que

44% disse não ao PT!

3 de janeiro de 2012 13:23  
Anonymous Anônimo disse...

Fico até sem palavras para classificar o comportamento de alguns cidadãos,o assunto era o professor Atánasio,pessoa fantática,culta,educada,lá pelas tantas alguém fala que a Dilma assesorava ladrões de bancos,a quem se referem? Ele esta morto e não pode se defender daí é fácil falar,e aqueles colarinhos brancos de N partidos que fazem parte da corrupção? Se vocês acham que isso é coisa de agora então nunca ESTUDARAM HISTÓRIA, sempre houve só que não vinha à tona, a sujeira era varrida p/ debaixo do tapete.Sempre o admirei como professor e como ser humano, independente de seus atos pois foi uma escolha dele e assim assumiu e "pagou" por isso, só pode que quem esta falando essas abóbrinhas não teve o privilégio de te-lo conhecido,é uma pena. . . . poderias ter aprendido política e não politicagem. . . .

3 de janeiro de 2012 15:19  
Anonymous Anônimo disse...

E O PT VEM AI, MAIS FORTE DO QUE NUNCA. MUDA TAPERA, MUDA JÁ.

3 de janeiro de 2012 16:31  
Anonymous Anônimo disse...

O PT em Tapera é como aquele cavalo paraguaio. Parte bem e chega em último.

3 de janeiro de 2012 17:32  
Anonymous Anônimo disse...

Respondendo ao comentário de 3 de janeiro de 2012 10:32d.
Como já escrevi no meu comentário do dia 1º de janeiro de 2012 21:04 não gostaria de polemizar neste tópico onde estamos falando de Atanásio Orth e não o farei, só quero concordando contigo dizer que sou contra corrupção dentro e fora do PT, não defendi a corrupção no meu comentário, só não posso admitir a ideia de que a corrupção surgiu com o PT como alguns tentam passar.

3 de janeiro de 2012 20:30  
Anonymous Anônimo disse...

15:19 e 20:30

Que diferença faz quando e com quem começou?

Se não é corrupto, não é.
Se é corrupto, é.

Só porque teve quem desviava antes temos que deixar de lutar pelo que hoje desvia nosso dinheiro para o bloso próprio ou partido (não vejo nenhuma diferença nisso tambem).

Temos que lutar sempre para impedir mais desvios e punir quem desviou, seja hoje ou ontem.

Se fizermos como alguns petistas querem e deixar quem está lá continuar desviando e se concentrar em punir quem desviou antes é mais do que absurdo, é achar que o povo é burro e enrriquecer com isso.

Nada impede de fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Ninguem aguenta mais pagar tanto impostos que não vão para onde deveria. É por isso que esta quantidade enorme de dinheiro arrecadado nunca chega. Sempre querem mais.

Agora inventaram o tal do livro que supostamente mostraria os desvios do governo passado. Como se 8 anos de Lula não bastasse para encontrar alguma coisa ilegal e processar os ex-presidentes. Com todo o aparata e dados eles não acharam nada. E o jornalista que responde processos acusado de fraude em dossiês diz que achou inúmeros documentos. Ou o governo Lula foi muito pouco competente ou é mentira do jornalista.

Será que isso tudo é só para ninguem ver o que estão fazendo com o nosso dinheiro em nome da Copa do Mundo 2012?

3 de janeiro de 2012 21:43  
Anonymous Anônimo disse...

Na minha opinião houveram duas ditaduras e portanto houveram , de um lado, os aproveitadores, que estavam do lado direito, que usufruiram e ganharam dinheiro com ela, e do outro lado, os que pagavam a conta, do lado esquerdo, perdendo empregos, sendo presos e torturados simplesmente por terem idéias diferentes, num clima de terror, às vezes denunciados falsamente pelos próprios vizinhos (isso aconteceu em toda nossa região). Nem pensar alguém da esquerda, dono de rádio ou jornal, ou trabalhando para o governo, num emprego público. Isso criou uma falsa idéia de que, ao longo desse enorme tempo perdido, todas as oportunidades e vagas de emprêgo eram primeiramente preenchidas por quem apoiava a ditadura e o que sobrasse, repartido pelos "subversivos" bem comportados.

Quando essa cultura preconceituosa começou a ser contestada, os "donos" do poder entraram em desespero, mais ainda quando os resultados eleitorais confirmavam a nova situação de direito, e vem de lá todo esse ódio rançoso contra o PT, que teve a ousadia de assumir o poder democraticamente, e ainda por cima, ter a competência de cumprir uma agenda executiva de fazer inveja a todos os figurões que mantinham o poder durante todo aquele tempo.

O Atanásio estava do lado esquerdo, e portanto sofreu as consequências por todos aqueles que se omitiram na mesma ocasião, mas que nunca deixaram de aproveitar a liberdade conseguida por ele e seus amigos.

Assim também, enquanto alguns comentaristas desse blog voltavam para sua casa e sua família depois do trabalho, à noite, Lula cumpria mandato na cadeia, não podendo sair de lá nem para o velório de sua mãe. O que de tão perigoso tinha esse homem, para ser preso dessa forma? E o que tem a Dilma tem de tão ruim, para ser torturada daquela forma? Se são tão perigosos assim, como podem estar agora como mandatários máximos dessa nação? Ficamos todos loucos?

E o que dizer do Atanásio, que todos nós conhecemos, havia alguma razão para ser preso e torturado? Perguntem ao irmão dele, perguntem ao seu pai, se era um elemento perigoso para ser tratado como tal?

Espero que o livro do Nêumane Pinto trate desse período da era Lula também, e que nos conte o que andava fazendo durante esta época, e de que lado estava na luta pela democracia do nosso país.
Depois vou ler o livro.

4 de janeiro de 2012 00:03  
Anonymous Anônimo disse...

00:03 Você sabe que está tudo igual apenas os lados (esq e dir) foram invertidos, né?

Leia como era antes:
" ...de um lado, os aproveitadores, que estavam do lado direito, que usufruiram e ganharam dinheiro com ela, e do outro lado, os que pagavam a conta ..."

Leia como é agora:
" ...de um lado, os aproveitadores, que estão do lado esquerdo, que usufruem e ganham dinheiro com ela, e do outro lado, os que pagam a conta ..."

Lutamos, lutamos para cair na mesma armadilha. Na realidade para nós do povo nada mudou. Continuamos pagando a conta...

4 de janeiro de 2012 01:59  
Anonymous Anônimo disse...

01:59, foste na jugular do cara. Parabéns!

4 de janeiro de 2012 07:40  
Anonymous Anônimo disse...

01:59 nada mais precisa ser dito.

4 de janeiro de 2012 13:22  
Anonymous Anônimo disse...

Concordo com o das 15:19 do dia 3, era para rememorar um fato histórico importante para a nossa cidade, o cidadão foi personagem dessa história, não coadjuvante, e o que vemos: um bando - friso, bando - de anônimos se atacando gratuitamente. Vão se enxergar.

É bem isso, fazem politicagem, não política.

Isso sem falar na dificuldade em aceitar opiniões diferentes, comportamento provinciano típico das sociedades mais atrasadas.

4 de janeiro de 2012 13:42  
Anonymous Anônimo disse...

1. Lutou coisa nenhuma. Só se foi no sofá, em frente a TV, assistindo a Globo e torcendo para os milicos.

2. Igual, coisa nenhuma. O PT assumiu o poder na classe, democraticamente, contra tudo e contra todos, imbecis aguais a ti.

É necessário ter competência até para discutir. Ou para ti não faz diferença assumir o poder no voto ou na força?

4 de janeiro de 2012 15:33  
Anonymous Anônimo disse...

15:33 claro que faz diferença, ninguem aqui é criança.

Mas essa não é a parte importante para quem paga a conta, o povo.

O que realmente importa é se quem está no governo valoriza o dinheiro do povo pois no final da conta quem realmente paga os impostos é o cidadão consumidor.

Quando desviam dinheiro público estão roubando as horas que o trabalhador teve que entregar para outros em troca de um salário nem sempre compensador.

Este trabalhador vai ao mercado e paga por um produto um preço onde estão embutidos todos os custos do mercado, do transportador, do fabricante e do produtos. Alem destes custos esse preço tambem carrega os impostos "pagos" por todos estes citados anteriormente.

Claro, não há nada de errado nisso, apenas é prova de que é correto dizer que é o consumidor final que paga TODOS os impostos. E portanto que é dele que são roubados todas as verbas desviadas.

Criaram impostos por um motivo justo e correto. Não há como governar sem impostos. O problema não é o imposto. É o desvio.

Portanto, mesmo tendo uma enorme diferença em termos de legalidade a tomada do poder pela força ou pelo voto, o que realmente torna um governo representante verdadeiro do desejo de um povo é não permitir o desvio de verbas, não permitir a corrupção.

Não é o que temos visto.

4 de janeiro de 2012 17:48  
Anonymous Anônimo disse...

13:42
Você também parece ter dificuldade em aceitar opiniões diferentes.

4 de janeiro de 2012 18:31  
Anonymous Anônimo disse...

O Atanasio é o único Comunista que foi homenageado em Tapera com uma praca e uma bibliotéca, porque teve um irmão da direita prefeito municipal.
Agora temos que achar uma alternativa para homenagear outro comunista que muito fez por Tapera: Leonel de Moura Brizola (pode ser trocar a Avenda xv de novembro, por Av. Governador Leonel de Moura Brizola).

4 de janeiro de 2012 23:14  
Anonymous Anônimo disse...

23:14 por que você tu troca o teu nome para Leonel de Moura Brizola?
Não quero nome de político algum na nossa avenida. Por que um político?
Temos pessoas que muito fizeram por Tapera e merecem muito mais. Até acho que não devia ser nome de pessoa e sim como está pois quase todos lembram com carinho da Av Quinze de Novembro. Para com essa coisa de querer homenagear com o que é de todos alguem que te agrada. Esta cidade é de todos e não de alguns.

5 de janeiro de 2012 00:06  
Anonymous Anônimo disse...

23;14
Cai fora baixo astral!

O Atanasio já foi duplamente homenageado (praca e biblioteca) e o Dr. Brizola, quando será homenageado? Ou são comunistas diferentes? Vamos fazer justica.
Av. Governador Leonel de Moura Brizola.(chega de xv de novembro).

5 de janeiro de 2012 23:40  
Anonymous Anônimo disse...

23:40 e quem disse que temos que homenagear comunistas ou socialistas?
Prefiro fazer os jovens se lembrarem de taperenses que viveram aqui e fizeram algo importante por Tapera mesmo sem serem políticos. Não pode ser transmitida a idéia de que só se for político é que vai ser lembrado. Como são os políticos que votam esta mudança de nome fica como uma auto homenagem pois transparece a intenção de quem votou de virar nome de rua no futuro. Chega de nomes d epolíticos em ruas, principalmente de fora, já tem demais. Queremos homenagear as outras profissões.

6 de janeiro de 2012 10:41  
Anonymous Anônimo disse...

Vereadores do PDT. Facam já esse projéto de lei para mudar o nome da Av. xv de novebro, para Avenida Governador Leonel de Moura Brizola.
Caso contrario digam porque não apresentam tal projéto.

6 de janeiro de 2012 19:41  
Anonymous Anônimo disse...

É um bom nome.
Além disso, o Brizola merece. Poucos têm o perfil do ex-governador, por isso é importante valorizá-lo.
E valorizar os outros daqui também. Nada impede as duas coisas.

6 de janeiro de 2012 23:44  
Anonymous Anônimo disse...

e porque não começar homenageando a D. Neida Pezzini? uma grande mulher, qgrande perda para o município, caridosa como ela só, uma grande prefeita teria sido com certeza, mulher firme, determinada, carinhosa, um ser humano sem igual

7 de janeiro de 2012 13:27  
Anonymous Anônimo disse...

13:27
Temos que homenagear Tapera que resiste ao egocentrismo dos políticos e mantém sua principal rua livre da onipresença dos que usam sua prerrogativa de legislar para homenagear políticos antigos na esperança de no futuro serem homenageados.

Eles são eleitos representantes do povo e não os únicos integrantes do povo que são importantes. Dêem um exemplo de humildade e deixem nossa avenida com o nome pela qual é conhecida a anos por nossas crianças. A idéia é de que ela é de todose e não de um partido que tenha algum poder passageiro. Procurem outras formas de exaltar os seus partidos sem tirar o pouco que ainda nos sobra de liberdade e independência.

Quinze de novembro marca o fim da monarquia, fim do governo eterno de uma só família e também o começo da república que é um governo de união dos estados.

Pois esse é um ótimo nome para a principal via de um município que preza a democracia, a união dos cidadãos e a alternância dos representantes destes.

7 de janeiro de 2012 18:49  
Anonymous Anônimo disse...

Também é um bom ponto de vista, mas não o único.

Lembro que por pior que nossos políticos sejam, infelizmente pior seria sem eles, porque não fosse assim, o capitalismo corrupto não faria tanta força para desprestigiá-los.

Nada é melhor para quem não gosta do Brasil do que políticos fracos, desvalorizados e desmotivados. É a cultura preferida para quem não quer democracia e gosta de tomar conta do pedaço sem ter a procuração popular.

Portanto, há que se engoli-los também.

7 de janeiro de 2012 21:39  
Anonymous Anônimo disse...

p/ 18;49
Ninguem quer homenagear partido político. Queremos homenagear o homem,o ser humano, a pessoa de Leonel Brizola.
Parece que vc conhece um pouco de história. Então gostaria de lembrar que Tapera antes da emancipacao política, pertencia ao municípiuo de Carazinho/RS, cidade natal de Leonel Brizola, como todos nós Taperenses.
Ele, Leonel de Moura Brizola, é reconhecido no mundo inteiro,pela sua luta desde muito jovem, ainda na Escola agrícola de Viamão, na Faculdade de Engenharia Civil da URGRS. Vereador, prefeito de Palegre , Dep Estadual, Federal, Governador do RS, Governador do Rio de Janeiro por 2 vezes, Lider mundial, centenas de realizacões em todas as área, com milhares de escolas construidas em todo o Brasil, pois a bandeira pricipal era EDUCACÃO.
Assim se apresenta, para uma verdadeira homenagem em sua terra natal - Tapera/RS.
Av. Governador Leonel de Moura Brizola

7 de janeiro de 2012 23:06  
Anonymous Anônimo disse...

21:39 ninguem disse que os políticos não são importantes. Foi dito que não são os únicos a terem importância. Temos trabalhadores rurais, professores, empresários e muitas outras pessoas de muitas outras profissões que tambem fizeram por Tapera e penso que mudar o nome da rua principal para o de uma pessoa só por que sendo político teve uma notoriedade maior, própria da atividade, não seria nada justo com todos os outros que tanto fizeram por Tapera.

Será que os políticos se sentiriam fracos, desvalorizados e desmotivados só porque não ganharam rua com o nome deles?

E se pensarmos que isso é normal então por que as pessoas de outras profissões não poderiam então se sentir igualmente fracas, desvalorizadas e desmotivadas?

É tradicional homenagear pessoas com nomes de ruas e praças. Nada contra. Mas trocar o nome de uma que já está consagrada ultrapassa a homenagem.

Lembrem-se de que nossos antepassados decidiram nomear a avenida pricipal como Avenida Quinze de Novembro por algum motivo e devemos respeitar a intenção que tiveram. Ou abrimos caminho para que nossas decisões não sejam respeitadas no futuro.

Em diversas cidades tem se mostrado muito difícil a população aceitar a troca de nomes de ruas por diversos motivos. O caso mais recente que alcançou repercussão é da troca do nome da Av. Avenida Castelo Branco por Avenida da Legalidade, em Porto Alegre. O resultado de pesquisa mostrou que 79% da população era contra. Os vereadores rejeitaram a mudança por 16 votos a 12.

Nome de rua também faz parte da cultura dos cidadãos taperenses. Fotos onde no verso consta o nome da rua, cartas antigas, memórias de quem hoje vive longe e referências para os mais velhos.

Eu daria ao afoito comentarista que insiste nessa sandice o conselho de que faça um esforço extra e procure outras formas de homenagear seu ídolo. Sem nenhum desrespeito a qualquer pessoa escolhida para ser homenageada, peço que desista de nos tirar parte do que temos de mais precioso: nossa identidade cultural.

8 de janeiro de 2012 01:43  
Anonymous Anônimo disse...

Os vereadores do PDT tem que pedirem primeiro pro prefeito, pra ver se ele autoriza fazer o pedido.

8 de janeiro de 2012 08:40  
Anonymous Anônimo disse...

HOMENAGEAR O BRIZOLA EM TAPERA, MIL VEZES ENTÃO O JUCA MANETA.
BRIZOLA, BASTA VER O QUE FEZ NA LEGALIDADE, ENQUANTO UM GRUPO ORGANIZOU O BONITO METEU UMA METRALHADORA NA CINTA E FOI PRA FOTO.

8 de janeiro de 2012 08:42  
Anonymous Anônimo disse...

Se só os vereadores do PDT querem esta homenagem fica provado que é coisa de partido. Pode encerrar a discussão.

8 de janeiro de 2012 11:26  
Anonymous Anônimo disse...

não tem como mudar nomes de ruas da muita despesas.

SOU DO pdt MAS NÃO DÁ

9 de janeiro de 2012 16:00  
Anonymous Anônimo disse...

Anônimo disse...
na época era do PDT, assim como a presidenta. Tenho impressão que ele trilharia alguns caminhos políticos menos com o PT, simbolo de mensalão, corrupção, etc.

Claro, escrevo isso porque o conheci.

Poderia até ajudar o Governo Federal, menos neste partido pevertido.

1 de janeiro de 2012 19:12



UMA RESSALVA. COM TODO RESPEITO O SENHOR ATANÁSIO ORTH NUNCA PERTENCEU AO PDT. PELO SIMPLES FATO QUE ELE FALECEU EM 1977 e o PDT FOI CRIADO COM A VOLTA DO BRIZOLA EM 1981. ACHO QUE ELE ERA DO ANTIGO MDB do PDT NUNCA FOI ............IMPOSSÍVEL

9 de janeiro de 2012 16:03  
Anonymous Anônimo disse...

SE FOSSE TÃO FÁCIL TROCAR NOM3ES DE RUAS. TODO DIA ESTARIAM TROCANDO. MAS AS DESPESAS SÃO ENORMES. NÃO TEM COMO. AS PESSOAS DESTE BLOG QUE SEGUIDAMENTE QUEREM TROCAR NOMES DE RUAS OU SÃO MAL INFORMADAS OU MAL INTECIONADAS. SE FOSSE TÃO FÁCIL COM CERTEZA MUITAS RUAS JÁ TINHAM SEUS NOMES TROCADOS.

9 de janeiro de 2012 16:07  

Postar um comentário

Voltar ao blog



Posts mais recentes Posts mais antigos

 
Google
 

?timos Posts

2012 está vindo ai...
Ainda o Papai Noel
Previsões para o ano que chega
Para Pensar
O destaque do ano
TEVE fechada
América começa a formatar seu time para 2012
Tapera quer o cancelamento do contrato com a Nova ...
Brasil ultrapassa Reino Unido e se torna 6ª econom...
Cai exigência de placa de aviso sobre radares

Arquivos

Agosto 2010 Setembro 2010 Outubro 2010 Novembro 2010 Dezembro 2010 Janeiro 2011 Fevereiro 2011 Março 2011 Abril 2011 Maio 2011 Junho 2011 Julho 2011 Agosto 2011 Setembro 2011 Outubro 2011 Novembro 2011 Dezembro 2011 Janeiro 2012 Fevereiro 2012 Março 2012 Abril 2012

 

 

 

WM INTERNET