ff

Blog do Sarico - (54) 8135 1778 - fabiocrestani11@gmail.com
domingo, 8 de janeiro de 2012
Seca e estiagem

Seca e estiagem sempre existiram no RS. Seguidamente o pessoal fala na imprensa que fazia tantos anos que não acontecia uma seca igual a que estamos vivendo. Mas, então já houveram outras. A questão toda é que a água sempre esteve ai, com seu ciclo natural, porem a população aumentou consideravelmente nestes anos todos. E aumenta a cada ano mais. Um litro de água serve tranqüilo para uma pessoa, mas para duas já começa a dar problema e para três o pro blema será bem maior. O consumo é muito e o circulo não consegue fechar porque são muitas bocas para matar a sede, comer, se lavar, irrigar...


Deveria ser criado um mecanismo efetivo para armazenar a água no período de chuvas, com barragens em rios e cisternas nas casas no caso de chuva. Claro, isso não daria conta das lavouras, mas para o consumo humano seria um alívio e tanto.


A propósito. Seca e estiagem tem diferença. São fenômenos climáticos causados pela insuficiência de precipitação pluviométrica – chuva – em uma determinada região por um período de tempo muito grande. A estiagem não é permanente, já a seca é permanente. Dura mais tempo.


Postado por Sarico as 10:32 e tem 12 comentarios
12 Comments:
Anonymous Anônimo disse...

Alias falando em seca, cabe aqui um comentário, sobre a movimentação do nosso Prefeito Ireneu Orth, que articulou uma reunião na sexta feira pela manha, com a definição as 10,30 horas, com o proposito de reunir lideranças políticas e do setor primário da região, em 23 horas, pois em pleno sabado pela manha, tendo por local a Camara Municipal de Vereadores, conseguiu reunir nada mais nada menos que 76 lideranças, representando 15 municípios da nossa região, mais uma representação dos Sindicatos e Aprosoja da região das missões, que representavam mais 69 municípios, além de dois Deputados Federais de -rs (Luiz Noe e Jeronimo Gorgem) mais o Deputado Federal eleito pelo Mato grosso, mas Natural de Selbach Neri Geller, ainda o Deputado Estadual Pedro Wesfalem, e o João Seibel, representando o Deputado Estadual Ernani Polo, que é Presidente da Comissão de Agricultura da Asembléia, esteve presente ainda o Prefeito de Itaporã, Mato Grosso, e tambem Selbachense Miltom Geller, irmão do Deputado Neri. Uma reunião que pelo curto espaço de tempo para sua organização mostra a grande liderança não só no meio político mas, mas também no meio rural do nosso prefeito. Que irá entregar em mãos ao Sr, Governador do Estado em Exercício Beto Gril, ja amanha segunda feira, quando o mesmo estara, visitando a região, e verificando em loco os problemas da falta de chuvas. O documento elaborado, fruto da reunião é objetivo, e deverá estar sendo divulgado pela imprensa. Parabens Prefeito e a todos aqueles que em pleno final de semana se movimentaram e estão, atuando em defesa de suas comunidades, ou entidades que representam.

8 de janeiro de 2012 12:00  
Anonymous Anônimo disse...

Sarico!
Mudando de assunto, será que vc poderia fazer um comentário sobre o carnaval que se aproxima. Moro em Porto Alegre e gostaria de saber aonde vai ter eventos relacionados, pois assim posso me programar...Abraço!!!!

8 de janeiro de 2012 13:19  
Anonymous Anônimo disse...

Tapera já está reconhecida como situação de emergência desde sexta, as perdas no RS chegam a 1 bilhão de reais, no sul do Brasil os números ultrapassaram os 3 bilhões. Uma safra de milho que ano passado foi de mais de 5 milhões de toneladas no RS não devera chegar a 3 milhões de ton. Na soja a mesma coisa, um safra de mais de 12 milhões de toneladas na safra passada e os numeros de hj não deve passar de 7 milhões de toneladas. Uma situação calamitosa para os agricultores, sem conta com as perdas no leite, e aumento de custo nas produção.

8 de janeiro de 2012 16:05  
Blogger Sarico disse...

13:19,
Amanhã eu converso com o presidente Banana, do Clube Aliança, e em seguida falo aqui. Mas, pelo que sei, Tapera terá uma noite de Carnaval. Na sexta (18/02).

8 de janeiro de 2012 21:37  
Anonymous Anônimo disse...

o Presidente do Clube Aliança não é o Clóvis Grotto?

9 de janeiro de 2012 09:38  
Anonymous Anônimo disse...

13:19 Sexta a noite abertura do carnaval no Clube Aliança em Tapera. Sábado e segunda a noite no Clube União em Espumoso.

9 de janeiro de 2012 13:27  
Anonymous Anônimo disse...

Obrigado Sarico e o das 13:27 pelas informações!

9 de janeiro de 2012 13:40  
Anonymous Anônimo disse...

Achei que com essa seca e com toda a chuva no centro do Brasil iria ter um ano sem essa porcaria de carnaval!

9 de janeiro de 2012 17:25  
Anonymous Anônimo disse...

ao das 17,25 Talves porcaria seja vc, pois carnaval, dança alemã, dança gaúcha, axé,... tudo é cultura. E sem cultura talves seriamos todos como vc, ingrato com a vida. Para vc ter uma idéia trabalho 12 horas por dia, mas gosto de carnaval, com ou sem seca. Não é uma tradição popular que trouxe ou é culpada pela seca ou pela chuva. ok

10 de janeiro de 2012 15:14  
Anonymous Anônimo disse...

Oh da 9.38. O Presidente ERA o Clóvis. Agora é o Banana.

11 de janeiro de 2012 17:29  
Anonymous Anônimo disse...

SECA ou ESTIAGEM não interessa. Importa é saber que entra e sai GOVERNO (Federal, Estadual ou Municipal) e a coisa continua na mesma M... No inverno ninguém se preocupa em juntar uma gota de agua. No verão gastam água enquanto tem. Seria muito difícil os munícípios se preocuparem em fazer poços artesianos para que o povo tenha pelo menos água para beber? Tudo bem que falte água nas lavouras, não temos o que fazer. Mas faltar água para o povo beber? Aí já é demais. Tapera tem poços artesianos. Temos que economizar água ,mas para o consumo humano nunca faltou. Aos produtores de gado: Por favor providenciem cisternas para o armazenamento de água e não chorem quando a estiagem chega aqui. Mexam-se Prefeitos do RS. Depois ainda tem gente que diz que o RS é um estado diferenciado,mais adiantado que o resto do Brasil? Aí sim. Não conseguimos sequer armazenar água para ocsio~es como essa estiagem.

11 de janeiro de 2012 17:40  
Anonymous Anônimo disse...

Não querendo atrapalhar, mas perguntar não ofende. O prefeito convidou o dep. Otávio Germano para a tal reunião da sêca?

E que tal convidar o governador Tarso Genro, que gosta tanto de viajar (e de ditadores) para vir ao Carnaval em Tapera? Pode ser que chova mais.

13 de janeiro de 2012 16:26  

Postar um comentário

Voltar ao blog



Posts mais recentes Posts mais antigos

 
Google
 

?timos Posts

Justiça e negligência
Mais lombadas em Tapera
Tarso e a seca
Cuba
47,8% das famílias brasileiras não conseguem pagar...
Guga assina com o América
E o Cotê firme e forte
Cidade gaúcha será a primeira com cobertura de ban...
Fernando Bezerra: A bola da hora
Por que os poderosos adoecem?

Arquivos

Agosto 2010 Setembro 2010 Outubro 2010 Novembro 2010 Dezembro 2010 Janeiro 2011 Fevereiro 2011 Março 2011 Abril 2011 Maio 2011 Junho 2011 Julho 2011 Agosto 2011 Setembro 2011 Outubro 2011 Novembro 2011 Dezembro 2011 Janeiro 2012 Fevereiro 2012 Março 2012 Abril 2012

 

 

 

WM INTERNET